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sábado, março 26, 2011

Souza Franco promove jornada pedagógica para professores e técnicos

Um ano letivo diferente, estimulante e de muito êxito para toda a comunidade escolar, a partir do dia 4 de abril. É o que esperam para 2011 os professores, técnicos e da direção da Escola Estadual de Ensino Médio Souza Franco, localizada no bairro do Marco, em Belém. E para garantir que essas metas se transformem em ações, quase 120 funcionários da unidade de ensino estão reunidos na "Jornada Pedagógica Soufran 2011", aberta na manhã desta sexta-feira, 25, e cuja programação seguirá até a próxima sexta-feira, dia 1º de abril, no auditório da escola.
As jornadas pedagógicas são promovidas antes da abertura de cada ano letivo. Trata-se de uma forma de organização e planejamento da escolas para o início do calendário de aulas. A reunião dos profissionais é uma formação continuada que possibilita momentos de reflexões e discussão de temáticas relacionadas ao contexto escolar, cujo objetivo é desenvolver uma prática pedagógica que atenda as reais necessidades e anseios da comunidade.
Nos próximos dias, será discutida a proposta do programa Ensino Médio Inovador, a partir dos temas ciência, cultura, tecnologia e trabalho, além da interdisciplinaridade, contextualização e letramento. O trabalho também será concentrado nas concepções, formas, critérios e instrumentos de avaliação, visando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, além de sensibilizar os profissionais da educação da importância do respeito a diversidade presente no contexto escolar.
A diretora da escola, professora Marilena Tavares, destacou a importância da mobilização de todos profissionais para manter escola organizada e o estímulo dos cerca de 2500 estudantes matriculados para que se integrem às atividades. Ela apontou a necessidade de "fazer funcionar" os laboratórios da escola. "Muitas escolas gostariam de ter pelo menos um laboratório. Nós temos todos esses (Informática, Química, Física, Biologia). Nós, professores e corpo técnico, temos o dever de fazer com que os alunos usem esses espaços", afirmou a diretora acrescentando que "teoria, sem prática, não tem sentido".
Estímulo - "O planejamento é uma ferramenta crucial. Quando a gente começa a perceber a realidade da escola em que a gente trabalha, passa a desenvolver as nossas práticas de maneira mais consistente", disse o professor de geografia, Antônio Sérgio Saraiva ao destacar a importância da jornada pedagógica para os professores. "Neste momento, podemos ver as dificuldades de cada professor, de cada técnico, em buscar uma aproximação junto aos alunos. Aqui, podemos trocar experiências e pensar em ações multidisciplinares", acrescentou.
Para o professor de Física, João Augusto da Silva, a aula se torna mais agradável e atraente quando o professor consegue estabelecer uma relação mais próxima com os estudantes. Em suas aulas, as explicações são sempre contextualizadas com referências em situações do cotidiano. Além disso, destacou o professor, a ideia é mobilizar os alunos para que pensem em projetos para adequação do laboratório de Física da escola. "O laboratório está se reestruturando, mas vamos fazer isso de acordo com a necessidade do ambiente escolar e o interesse dos estudantes. É um processo longo, mas os estimula porque a curiosidade é a base desse incentivo", completou.

Mari Chiba - Ascom/Seduc
Souza Franco promove jornada pedagógica para professores e técnicos

Um ano letivo diferente, estimulante e de muito êxito para toda a comunidade escolar, a partir do dia 4 de abril. É o que esperam para 2011 os professores, técnicos e da direção da Escola Estadual de Ensino Médio Souza Franco, localizada no bairro do Marco, em Belém. E para garantir que essas metas se transformem em ações, quase 120 funcionários da unidade de ensino estão reunidos na "Jornada Pedagógica Soufran 2011", aberta na manhã desta sexta-feira, 25, e cuja programação seguirá até a próxima sexta-feira, dia 1º de abril, no auditório da escola.
As jornadas pedagógicas são promovidas antes da abertura de cada ano letivo. Trata-se de uma forma de organização e planejamento da escolas para o início do calendário de aulas. A reunião dos profissionais é uma formação continuada que possibilita momentos de reflexões e discussão de temáticas relacionadas ao contexto escolar, cujo objetivo é desenvolver uma prática pedagógica que atenda as reais necessidades e anseios da comunidade.
Nos próximos dias, será discutida a proposta do programa Ensino Médio Inovador, a partir dos temas ciência, cultura, tecnologia e trabalho, além da interdisciplinaridade, contextualização e letramento. O trabalho também será concentrado nas concepções, formas, critérios e instrumentos de avaliação, visando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, além de sensibilizar os profissionais da educação da importância do respeito a diversidade presente no contexto escolar.
A diretora da escola, professora Marilena Tavares, destacou a importância da mobilização de todos profissionais para manter escola organizada e o estímulo dos cerca de 2500 estudantes matriculados para que se integrem às atividades. Ela apontou a necessidade de "fazer funcionar" os laboratórios da escola. "Muitas escolas gostariam de ter pelo menos um laboratório. Nós temos todos esses (Informática, Química, Física, Biologia). Nós, professores e corpo técnico, temos o dever de fazer com que os alunos usem esses espaços", afirmou a diretora acrescentando que "teoria, sem prática, não tem sentido".
Estímulo - "O planejamento é uma ferramenta crucial. Quando a gente começa a perceber a realidade da escola em que a gente trabalha, passa a desenvolver as nossas práticas de maneira mais consistente", disse o professor de geografia, Antônio Sérgio Saraiva ao destacar a importância da jornada pedagógica para os professores. "Neste momento, podemos ver as dificuldades de cada professor, de cada técnico, em buscar uma aproximação junto aos alunos. Aqui, podemos trocar experiências e pensar em ações multidisciplinares", acrescentou.
Para o professor de Física, João Augusto da Silva, a aula se torna mais agradável e atraente quando o professor consegue estabelecer uma relação mais próxima com os estudantes. Em suas aulas, as explicações são sempre contextualizadas com referências em situações do cotidiano. Além disso, destacou o professor, a ideia é mobilizar os alunos para que pensem em projetos para adequação do laboratório de Física da escola. "O laboratório está se reestruturando, mas vamos fazer isso de acordo com a necessidade do ambiente escolar e o interesse dos estudantes. É um processo longo, mas os estimula porque a curiosidade é a base desse incentivo", completou.

Mari Chiba - Ascom/Seduc

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