Total de visualizações de página

quarta-feira, abril 20, 2011

Cidade limpa é qualidade de vida para a população

Por Dilson Pimentel / Fotos: João Gomes
No encerramento da “III Semana de Saúde da Sesan”, a secretária municipal de Saneamento, Pilar Nogueira, pediu a colaboração dos moradores para que, em parceria com o poder público municipal, ajudem a manter a cidade limpa. “Uma cidade limpa significa saúde e qualidade de vida”, afirmou. O apelo da secretária aconteceu na manhã desta quarta-feira (20).
Pilar Nogueira afirmou que a Prefeitura de Belém, por meio da Sesan, está fazendo a sua parte, coletando diariamente o lixo domiciliar produzido na cidade. Também há roteiros diários e noturnos de recolhimento de entulho.
Atualmente, a descarga clandestina de entulho é um dos principais problemas enfrentados pela Sesan para manter a cidade limpa. É que muitos moradores jogam o entulho (móveis velhos, restos de construção, pedaços de paus, entre outros materiais) nas ruas e às margens e dentro dos canais. Uma vez lançado dentro dos canais, esses materiais impedem o fluxo normal das águas, o que contribui para a ocorrência de alagamentos.
Pilar Nogueira pediu às pessoas que respeitem os horários de coleta de lixo domiciliar. Quanto ao entulho, os moradores podem ligar para o 0800 da Sesan (0800-095-3560), para programar a retirada desses resíduos, mas no limite que cabe à secretaria coletar. Ou seja, meio metro cúbico, o equivalente mais ou menos ao tamanho de um fogão quatro bocas. Acima desse limite, cabe ao próprio gerador do entulho contratar uma empresa para coletar esse material. “Vamos ter amor e carinho por nossa cidade. Vamos cuidar de Belém, para que se ela se torne uma cidade cada vez mais bela”, conclamou Pilar Nogueira.
Pela manhã, houve palestras sobre as regras para as aposentadorias dos servidores, proferida pela advogada Maria de Fátima Américo, da procuradoria jurídica do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb), e sobre saúde mental, ministrada pela assistente social Ruthe Nicodemos e pela psicóloga Tatiana Vera Pinheiro Reis, ambas do Hospital de Clínicas. Em seguida, a assistente social Elvira Pinheiro, do Departamento de Resíduos Sólidos, da Sesan, falou sobre “Coleta seletiva como meio de sustentabilidade do Meio Ambiente”. A Sesan já implantou coleta seletiva nos bairros do Umarizal e Nazaré e, agora, na Via Parque Marquês de Herval.
Os servidores participaram, ainda, de uma oficina de reciclagem. A funcionária Michele Patrícia falou sobre a importância da aprendizagem de aproveitamento de materiais recicláveis. “É importante, principalmente para nós que trabalhamos aqui na Sesan, aprendermos a reutilizar esses materiais que antes iam parar no lixo”, disse.
Uma das coordenadoras da semana de saúde, Cristina Barreto falou sobre a programação.  “Como a Sesan está completando dez anos, nós queríamos fazer com que nossos funcionários tivessem um maior conhecimento sobre a saúde no último estágio de nossas vidas, que é o envelhecimento”, explicou. Também houve a exposição dos trabalhos de reciclagem feitos pelos funcionários da Sesan.
Além de palestras, durante os três dias da programação também foram montados standes do Hemopa (com informações sobre doação de sangue e medula) e Sesma (aferição de pressão arterial, avaliação-orientação nutricional, vacinação, para as pessoas acima de 60 anos, e escovódromo). Houve, ainda, a realização de exames oftalmológicos.
Com o tema "Promoção da saúde para o envelhecimento saudável: uma (re) descoberta da qualidade de vida", o objetivo da programação, que terminou hoje, foi promover o bem-estar e a qualidade de vida dos servidores da Secretaria Municipal de Saneamento. A semana de saúde começou na segunda-feira (18).

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...