O ano letivo já começou para cerca de 800 mil estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino. Em Belém, cerca de 300 pais e responsáveis acompanharam, na manhã desta segunda-feira, 4, o início das aulas para os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Souza Franco. A aula magna, realizada no auditório da escola, contou com a participação do secretário de estado de Educação, professor Nilson Pinto.
A aula inaugural possibilitou à diretora do Souza Franco, professora Marilena Tavares, a apresentação do quadro funcional e das propostas pedagógicas da unidade de ensino para este ano. Os pais e responsáveis puderam conhecer a estrutura administrativa, os horários de aula, o controle de entrada e saída de estudantes, uniformes, direitos e deveres dos alunos e o sistema de avaliação.
Para o estudante do 1º ano do Ensino Médio, Alex Lobo, 17 anos, a expectativa é de um ano letivo melhor. Ele acredita que as melhorias feitas na escola para o início das aulas beneficiarão o aprendizado durante um ano decisivo, que será concluído com o vestibular. "Sei que esse ano vou ter que me empenhar mais, hoje é apenas o primeiro dia, mas já percebemos que a escola está melhor", disse.
Já a dona de casa Diolanda de Alencar, mãe do estudante Lucas Garcia, disse que pretende acompanhar o desempenho do filho bem de perto. "Vou tentar acompanhar o dia-a-dia dele, verificar os horários e as notas. Eu sei que é muito importante que os pais estejam presentes não só na vida escolar dos filhos, mas na rotina da escola", disse a dona de casa.
A importância de estreitar as relações da escola com os pais dos alunos foi a mensagem principal deixada pela diretora do Souza Franco. "A nossa missão é fazer o resgate da escola Souza Franco. Mas, para isso precisamos da parceria de todos vocês. Reitero aqui o convite aos pais para que façam um acompanhamento mais próximo do desempenho de seus filhos na escola. Só assim vamos melhorar a qualidade e desenvolver um ensino cada vez melhor", acrescentou ela.
A parceria escola-comunidade foi destacada pelo secretário de estado de Educação, Nilson Pinto, que abriu oficialmente o ano letivo na instituição. "Esse é um trabalho coletivo, que reúne USE's, URE's, diretores, professores e técnicos, na tentativa de soerguer a educação pública do Estado do Pará. E para alcançarmos essa meta é preciso promover ações que envolvam toda a comunidade, porque o que está em jogo é o futuro da nossa juventude", observou o secretário.
Mari Chiba - Ascom/Seduc
Nenhum comentário:
Postar um comentário