"Um Canto da Escola pelo Brasil", apresentado por jovens músicos que integram o projeto "Em Tempo Ampliado", desenvolvido pela Escola Municipal Laércio Wilson Barbalho, é a atração deste domingo (10), a partir das 17h30, no projeto Por do Sol, na Estação das Docas. No anfiteatro São Pedro Nolasco, o público verá o coral de 30 alunos, acompanhado por 20 percussionistas e instrumentistas de sopro.
Do repertório constam versões para clássicos da Música Popular Brasileira, com arranjos inspirados em ritmos paraenses, como "A Paz" (de Gilberto Gil, com ritmo lundu) e "Aquarela" (de Toquinho, no ritmo do carimbó), entre outra versões para músicas de compositores locais, como Almirzinho Gabriel, Pedrinho Cavallero e Ronaldo Silva. Na regência, os professores Mário Mousinho e Daniel Fabiano.
Integral - O show "Um Canto da Escola pelo Brasil" tem o objetivo de fazer da música uma ferramenta de educação, para ocupar integralmente os alunos, como forma de conter a violência nas escolas (principalmente a prática do bullying) e a falta de oportunidades. "Desenvolvemos um projeto em tempo ampliado nas escolas, com aulas de judô, bandas de fanfarra, técnicas agrícolas e reforços em Matemática, Português e Inglês, entre outras áreas do conhecimento", explica Mário Mousinho.
Há quatro anos se apresentando em escolas públicas, Feira Pan-amazônica do Livro e teatros de Belém, o projeto "Em Tempo Ampliado" também trabalha com a reciclagem, transformando material plástico em instrumentos de percussão.
O projeto incentiva a participação dos alunos da rede pública de ensino, contribuindo para o reconhecimento das tradições populares e difundindo o trabalho de compositores brasileiros.
Serviço: Projeto Por do Sol, com o show "Um Canto da Escola pelo Brasil". Domingo (10), às 17h30, no anfiteatro São Pedro Nolasco, na Estação das Docas. Entrada franca.
Augusto Pacheco - Secult

Nenhum comentário:
Postar um comentário