A Secretaria de Segurança Pública do Estado (Segup) divulgou, nesta quarta-feira, 26, o balanço da Operação Semana Santa, executada pelo Sistema de Segurança Pública do Pará na Região Metropolitana de Belém e municípios do interior, entre os dias 21 e 25 deste mês, período do feriado prolongado da Semana Santa
De acordo com os números dos órgãos do Sistema de Segurança, houve uma redução significativa dos índices de homicídios na capital paraense. Em 2010, no mesmo período, aconteceram 11 mortes em Belém. Este ano, foram registrados dois casos na cidade nos quatro dias de feriado. Estes números representam uma redução de 10% neste tipo de crime. Os dados são um reflexo das ações operacionais integradas da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Superintendência do Sistema Penitenciário, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Em Belém estão dois dos balneários mais procurados do Estado durante os feriados prolongados: a ilha de Mosqueiro e o distrito de Outeiro. As ocorrências de crimes contra o patrimônio (roubos e furtos) também tiveram queda durante o feriado prolongado na capital. Foram 370 roubos registrados em 2010, contra 261 neste ano.
Já os furtos contabilizaram, no ano passado, 221 ocorrências contra 181 em 2011, nos quatro dias. As estatísticas mostram, ainda, que na Região Metropolitana de Belém a repressão ao tráfico de drogas aumentou consideravelmente no mesmo período. Em 2010, a Polícia Civil efetuou sete procedimentos contra acusados por tráfico de drogas, entre inquéritos e prisões em flagrante. Este ano, os números aumentaram para 13. Só na capital, foram 3 prisões durante o feriado no ano passado, contra 9 em 2011.
Os roubos se mantiveram inalterados no interior do Estado, somando 141 ocorrências em 2010 e 142 este ano. No interior também a repressão ao tráfico de drogas saltou de 18 procedimentos, no ano passado, para 28 este ano, nos quatro dias do feriado.
As Polícias Civil e Militar registraram um queda no número de homicídios entre os dias 21 e 25 de abril em todo o Pará. Foram 38 casos em 2010, contra 34 este ano. Os crimes contra o patrimônio também apresentaram queda nesse período. Os furtos, que somaram 496 ocorrências em 2010, este ano já chegaram a 481. O total de registros de roubo caiu de 651 ocorrências no ano passado para 494 em 2011. Ao todo, no Pará, a repressão ao tráfico de drogas somou 25 procedimentos registrados em 2010 para 41, no mesmo período deste ano.
Corpo de Bombeiros registra mais de 200 atendimentos
Durante a operação, o Corpo de Bombeiros atuou em 31 balneários paraenses com serviços de guarda-vidas, além de prestar atendimentos a acidentes automobilísticos nas bases estratégicas localizadas nas rodovias estaduais e federais e atendimentos por meio de transporte aéreo com o helicóptero "Resgate 1".
Nenhum comentário:
Postar um comentário