Total de visualizações de página

quinta-feira, abril 28, 2011

Seel lança GP de Atletismo nesta quinta-feira

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), fará o lançamento oficial do Meeting Internacional de Atletismo nesta quinta-feira, 28, durante um almoço no hotel Crowne Plaza, em Belém. Dezenas de jornalistas e autoridades foram convidadas para o evento. O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), Roberto Gesta; o secretário de Esporte e Lazer, Marcos Eiró, além dos atletas Claudinei Quirino da Silva e Kléberson Davide vão compor a mesa de autoridades.
Este ano, Belém comemora uma década de realização do Grande Prêmio “Caixa Governo do Pará” de Atletismo. O evento esportivo faz parte do circuito brasileiro de “Meetings Internacionais”, promovidos no Brasil pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), que em 2005 criou um calendário especial denominado de World Athletic Tour com o objetivo de prestigiar várias cidades nos quatro continentes.
Depois de Belém, o circuito do World Athletic Tour segue para as cidades do Rio de Janeiro, Uberlândia (MG) e São Paulo. A competição de Belém acontece no próximo dia 15 de maio, no Estádio Olímpico do Pará, a partir das 8h, com provas de velocidade e resistência. A programação também deverá incluir provas para atletas portadores de necessidades especiais paraenses. Segundo a professora Sandra Malcher, vice-presidente da Federação Paraense de Atletismo, a ideia é realizar a prova de cem metros rasos para os portadores de deficiência visual classes T-11; T-12 e T-13; de deficiência mental classe T-20 e de paralisia cerebral classes T-36 e T-37.
Sobre as demais provas, a participação de atletas paraenses ainda está sendo estudada. “Existe a possibilidade, mas nós estamos avaliando com muito cuidado”, disse a professora. A Seel deverá aproveitar o GP Governo do Pará de Atletismo também para assinar o convênio com a CBAT e a Federação Paraense de Atletismo, visando implantar no Estado o projeto Mini-atletismo de valorização e disseminação da cultura da modalidade no País. O projeto inicial é da Associação Internacional de Atletismo (IAAF) e se dispõe a oferecer suporte técnico para professores e treinar crianças e jovens, objetivando a descoberta de novos talentos esportivos.
Milha – Esta semana, a Federação Paraense de Atletismo deverá definir o percurso da Milha Sul-Americana de Rua. O evento, agendado para o dia 13 de maio, abre oficialmente as competições do “Meeting” Internacional em Belém, além de servir para os moradores da capital paraense saudarem os atletas visitantes. A Milha Sul-Americana tem percurso de apenas 1.609 metros, sendo uma das provas mais rápidas da competição.
O circuito da Milha deverá contemplar os pontos turísticos de Belém, com largada em frente à Casa das Onze Janelas, no Complexo Feliz Lusitânia, e chegada na Estação das Docas. “Vale dizer que ainda não temos nada definido. Nós vamos oficializar através da Seel a liberação deste percurso junto à Companhia de Trânsito de Belém (CTBel) para liberação do tráfego”, disse o presidente da Federação, Ronaldo Estevam Lobato.
A Secretaria de Esporte e Lazer também vai compor uma comissão de trabalho liderada pelo secretário Marcos Eiró para dar seguimento aos preparativos do GP de Atletismo. Milhares de cartazes e ingressos serão disponibilizados ao público a partir da próxima semana. O GP terá a participação de dezenas de estrelas do atletismo brasileiro, que vêm a Belém em busca do índice para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, e o Campeonato Mundial de Atletismo, agendado para a Koréia do Sul. A expectativa da Seel é que 40 mil torcedores acompanhem as provas do GP em Belém.
Um carro zero quilômetro será sorteado entre o público. Os ingressos serão distribuídos nas principais agências da Caixa Econômica Federal e portões do Mangueirão. No domingo, os portões do Estádio Olímpico estarão abertos a partir das 8h. Os principais momentos do evento serão transmitidos ao vivo pela Rede Globo de Televisão e TV Cultura, canal 2.
Ascom/Seel 

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...