A saída temporária de detentos para o feriado da Páscoa terminou nesta quarta-feira (27), quando a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) divulgou que dos 666 que saíram das unidades prisionais da Região Metropolitana de Belém (RMB) e do interior, apenas 107 não voltaram até a data limite. A saída comprovou a eficácia do monitoramento eletrônico. Dos 29 internos que saíram com a tornozeleira, todos já retornaram, sendo 19 da RMB, cinco do município de Marabá e cinco de Santarém.
Para o titular da Susipe, major Francisco Bernardes, o resultado da saída foi positivo, pois “a média de retorno foi mais alta do que ano passado. Numericamente, foi um sucesso”. A respeito do monitoramento eletrônico, major Bernardes informou que serão feitos estudos. "Um relatório vai mostrar o resultado deste primeiro teste. O monitoramento eletrônico é a alternativa do futuro”, afirmou.
Segundo a Assessoria de Segurança Institucional, revistas nas casas penais foram intensificadas nos meses de março e abril, resultando na apreensão de 357 aparelhos celulares, 189 chips e 179 carregadores. No feriado da Páscoa houve revista preventiva nas unidades prisionais e nenhum material proibido (celulares e carregadores, por exemplo) foi encontrado. Um efeito positivo avaliou a equipe da Assessoria Institucional.
Ascom/Susipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário