O Hospital Ophir Loyola aproveita a passagem do Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, ocorrido no último dia 8, para chamar a atenção para a importância da prevenção. O Câncer ou neoplasia é o nome de um conjunto de mais de 100 doenças caracterizadas pelo crescimento descontrolado de células anormais que invadem tecidos e órgãos. Estas mutações genéticas das células podem ser muito agressivas, formando os tumores (acúmulo de células cancerosas) benignos ou malignos, podendo ainda espalhar-se para outras partes do corpo (metástases).
Dados nacionais do Instituto Nacional do Câncer (Inca), apontam o câncer de próstata como o tipo de câncer mais comum entre os homens, e o de mama, o principal entre as mulheres. Os tipos de câncer mais tratados no HOL são colo do útero, mama, próstata, gástrico, leucemia e câncer de pele. Em média, 178 pacientes oncológicos são atendidos diariamente no ambulatório e 233 pacientes oncológicos passam por internações a cada mês.
Ainda de acordo com o Inca, desde 2003, as neoplasias malignas constituem-se na segunda causa de morte na população brasileira e, representam quase 17% dos óbitos de causa conhecida, notificados em 2007. O Brasil deve registrar este ano quase 500 mil novos casos de câncer, segundo estimativa do Inca. A alta incidência é preocupante, e entre as causas estão o envelhecimento da população e também os maus hábitos, como alimentação inadequada, o sedentarismo, uso de tabaco e abuso no consumo de álcool. Além desses fatores, infecções crônicas por vírus, como a hepatite B e o HPV, sobrepeso e obesidade, radiação e exposição a substâncias químicas são outras causas do aumento da doença.
Apesar de temido entre a população, a maioria dos casos de câncer é curável. Para isto, é fundamental a realização de exames regulares que possam identificar e tratar a doença o mais cedo possível. E comprovadamente que, adquirir hábitos saudáveis é a melhor forma de celebrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Para o oncologista do HOL, Antenor Madeira, a qualidade de vida de uma pessoa está diretamente relacionada a seus hábitos diários.
Como resgate do Governo do Estado, no último mês de março, o Hospital Ophir Loyola reativou a Rede Paraense de Controle ao Câncer (RPCC), que tem como objetivo diminuir a taxa de mortalidade pela doença no Pará. Coordenada tecnicamente pelo Ophir Loyola, a rede conta com parceiros de diversos setores da sociedade, incluindo órgãos públicos e entidades do Terceiro Setor (ONGs), para implantar ações educativas que ajudem a transformar os hábitos da população paraense, em busca de uma melhor qualidade de vida.
"O método mais eficaz de controle do câncer é a prevenção e o enfrentamento dos fatores de risco, assim manter bons hábitos é a melhor maneira de evitar o aparecimento de doenças, inclusive o câncer", garante o médico oncologista Antenor Madeira, da Coordenação da Rede. Desta forma, mudanças de atitudes e disciplina no dia a dia significam muitos anos de vida saudável. Com a RPCC, o HOL desenvolverá também programas de prevenção do câncer, com ênfase nos funcionários, familiares e acompanhantes de pacientes.
Na luta contra o câncer, é importante conhecer as causas e as formas de prevenção, como a adoção de um estilo de vida mais saudável, de forma a minimizar os riscos de adquirir a doença e, com cuidados simples, aumentar a expectativa de vida.
Diane Maués - Ascom HOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário