Total de visualizações de página

segunda-feira, abril 18, 2011

JOGOS INDIGENAS (3): ìndio Bocaíra



Mutirão de cidadania invade São Felix do Xingu

Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) promoveu, no último domingo (17), um mutirão de cidadania no município de São Félix do Xingu. Com a emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certidões de Nascimento e Carteiras de Identidade, o projeto "Pará Cidadão", atendeu comunidades indígenas que participam da Semana dos Povos Indígenas.
O Governador do Estado em exercício, Helenilson Pontes, assim como o Secretario de Estado de Justiça e Direitos Humanos, José Acreano Brasil Jr., estiveram presentes e entregaram documentos aos populares que participavam da programação.
O projeto "Pará Cidadão" é gerido pela diretoria da Sejudh e articulado pela Coordenadoria de Promoção da Cidadania da secretaria, e tem como objetivo erradicar o sub-registro civil de nascimento e ampliar o acesso à documentação civil básica. Por meio de mutirões de cidadania como este, realizado no sul do Pará, o governo do Estado busca garantir o documento de acesso à vida cidadã.
Além de atuar como agente fomentador do registro civil de nascimento em todos os municípios do Estado, o "Pará Cidadão" desenvolve ações preventivas e de sensibilização social para o fortalecimento de uma cultura de inclusão social. Durante a ação em São Félix do Xingu, a Sejudh emitiu identidades, carteiras de trabalho e ainda viabilizou certidões de nascimento. Com o projeto, o governo do Estado visa também dar oportunidade de inserção dos indígenas na rede de inclusão e proteção social, ampliando o acesso a bens e serviços públicos e contribuindo para garantir os direitos e o exercício da cidadania dessa comunidade.

Leba Peixoto - Ascom Sejudh
Ssssssssssssssssssssssssssssssssssss
Etnia Kaiapó é recebida com
música e dança em São Félix do Xingu
Apresentações de músicas e danças marcaram a chegada de cerca de 5 mil indígenas da etnia Kaiapó ao município de São Félix do Xingu (sul do Pará), na tarde de sábado (16), para as comemorações alusivas ao Dia do Índio, celebrado no próximo dia 19. Para marcar a data, o governo do Estado e a Prefeitura de São Félix do Xingu organizaram a Semana dos Povos Indígenas, que acontece de 17 a 19 (domingo até terça-feira). Mais de 300 profissionais foram mobilizados diretamente em todos os eventos da programação, que este ano acontece a mais de 1 mil km de Belém.
As tribos foram recepcionadas por autoridades e a população local em frente à Câmara Municipal. Os índios chegaram em 20 barcos, oito voadeiras, dois ônibus e dois aviões. Após a chegada, os caciques das 13 tribos que participarão da programação se reuniram com organizadores do evento para acertar os últimos detalhes. "Foram quase 10 horas de viagem para chegarmos aqui, mas estamos muito felizes de participar dessa grande festa", disse o cacique Piudô, da tribo Krikratum.
Neste domingo (17), as atividades esportivas começaram às 8h, e para as 19h está marcada a abertura oficial da Semana, que contará com a presença do governador do Estado em exercício, Helenison Pontes. O chefe da Casa Civil, Zenaldo Coutinho, o secretário de Estado de Comunicação, Ney Messias Jr., e o secretário de Justiça e Direitos Humanos, José Acreano Brasil Jr., também devem participar do evento.
Programação - Durante a Semana dos Povos Indígenas haverá jogos esportivos, apresentações culturais, danças indígenas, atividades lúdicas, concurso de miss, lançamento de um CD de músicas indígenas, entre outras atrações.
Uma grande ação de cidadania também será promovida pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Coordenadoria de Proteção dos Indígenas e Populações Tradicionais, em parceria com a Secretaria Executiva Municipal de Educação e Cultura de São Félix do Xingu, Polícia Civil e Delegacia Regional do Trabalho. A ação oferecerá aos indígenas o acesso
a documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho e certidão de nascimento.
A Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária, vinculada à Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), realizará oficinas de web, audiovisual, rádio, desenho e fotografia. As oficinas oferecem capacitação e qualificação para o acesso a ferramentas que facilitam a transmissão de conteúdo por meios de comunicação alternativos.


Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...