Total de visualizações de página

sexta-feira, abril 22, 2011

Interior participa da Rede Cultura de Rádio

Integrar o Pará através da notícia. Esse é o principal objetivo da Rede Cultura de Comunicação, que volta a ser articulada pela Funtelpa em parceria com a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) e emissoras de rádio do interior do Pará. Na manhã desta quinta-feira, 21, representantes de 22 rádios estiveram em Belém, para participar de uma reunião com o secretário de Estado de Comunicação, Ney Messias, e a presidente da Funtelpa, Adelaide Oliveira.
Pelo convênio, as emissoras parceiras poderão produzir conteúdo para o Jornal da Manhã, principal programa jornalístico da Cultura FM, e também retransmitir o programa. O restante da programação da rádio também estará disponível para as emissoras. "O Pará possui uma vocação radiofônica, pelas suas próprias características geográficas. Não utilizar o rádio para fazer circular a informação dentro do Estado é excluir uma grande parte da população", disse Ney Messias, para quem é preciso abrir um canal de comunicação onde o interior possa produzir e transmitir conteúdo para todo o Estado. "Nosso sonho é que 80% do Jornal da Manhã seja feito com material do interior", completou.
A Rede Cultura de Rádio foi criada em 2003, na gestão de Ney Messias à frente da Funtelpa, mas foi desarticulada pela administração seguinte. "Nossa proposta é trazer as emissoras de volta, para que possamos repassar a informação dos municípios para todo o Estado. Sabemos o quanto isso é importante e queremos dizer que as portas estão abertas novamente".
Na próxima semana, mais oito emissoras devem comparecer à Funtelpa para tratar do convênio, e a meta é que até o final do ano 50 rádios do interior estejam conectadas à Rede Cultura de Comunicação. Além da produção e transmissão de conteúdo, o convênio pode gerar outras ações, como a realização de oficinas de mídia voltadas ao interior.
"Não queremos ser uma emissora que fala apenas dos problemas de Belém", reafirmou Adelaide Oliveira, acrescentando que a participação das rádios do interior é fundamental para essa pluralidade.
Ainda segundo a presidente da Funtelpa, quando a Rede Cultura de Comunicação foi criada, a participação do interior era enorme, e muitas vezes o material era utilizado não somente no Jornal da Manhã, mas também em boletins durante toda a programação. "A Rede Cultura de Comunicação integra a proposta de Pacto pelo Pará defendida pelo governador Simão Jatene", observou Edson Matoso, diretor da Rádio Cultura. "Sabemos da importância da TV e da internet, mas o rádio continua sendo o principal meio de comunicação para quem vive no interior do Estado. Com a Rede Cultura de Rádio vamos aproximar as pessoas com qualidade de som e de informação".
Parcerias: A Secom trabalha ainda para firmar novas parcerias com as emissoras do interior. Em breve, todo o conteúdo da Agência Pará será disponibilizado em formato de áudio para que possa ser utilizado pelos municípios. "Será um material jornalístico, de interesse da população, e caberá a cada emissora decidir pela sua utilização", explicou Ney Messias.

Márcia Carvalho - Ascom Funtelpa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...