Total de visualizações de página

sexta-feira, abril 08, 2011

Nova Marquês muda a rotina dos moradores da Pedreira e de outros bairros

Por Gilson Faria / Fotos: Oswaldo Forte
Uma semana após a inauguração da nova Marquês de Herval, os moradores do bairro da Pedreira confirmam a utilidade do novo espaço multiuso de Belém. O lazer e a tranquilidade contemplam a avenida, classificada pela população como uma via diferenciada. Na manhã desta terça-feira(6), todos os espaços da avenida estavam ocupados. Do parque infantil à área de idosos, seguindo pela academia ao ar livre, os moradores eram unânimes na afirmação da importância da obra.
A jovem Kênia Meira, mãe de Kaléo Nícolas, de apenas dois meses, visita a avenida duas vezes ao dia com o bebê no colo. Um banho de sol pela manhã no parque infantil e uma caminhada  no final da tarde são programas certos há uma semana. %u201CTá tudo diferente aqui e meu filho adora o ambiente colorido. A gente se sente bem%u201D, diz Kênia. Essa é a mesma opinião de dona Elídia, de 80 anos, que prefere uma caminhada logo cedo nas áreas verdes, por causa da sombra. Ela tem a companhia da filha Suelena, que volta à tarde sozinha para o cooper. Dona Elídia diz sentir prazer em estar na nova Marquês. %u201CAqui que ficou muito bom, tranquilo e chic%u201D, explica.
 Transformada em via multiuso, predominando o conceito ecológico, a nova Marquês tem uma extensão de 2.900 m, composta de canteiro central e duas pistas de rolamento com sete metros de largura. O espaço oferece equipamentos de lazer para todas as faixas etárias e com foco também para a questão da mobilidade urbana nos aspectos da acessibilidade, drenagem, pavimentação, iluminação, sinalização de trânsito, abrigos de ônibus, pontos de táxi, bancos e lixeiras. A  via passou a ser o local preferido do aposentado Pedro Paulo, que todas as manhãs leva o neto Eduardo, de quatro anos,ao parque. Os dois moram na travessa Timbó. %u201CO meu neto não quer mais sair daqui. Ele se diverte muito nos brinquedos. Como aqui está tranqüilo, tem polícia perto da gente, trago meu neto pela manhã e à tarde%u201D, diz Pedro Paulo.
 A nova Marquês também tem a academia ao ar livre, a quarta instalada em Belém. São 23 aparelhos de musculação.Outra novidade é o primeiro equipamento para deficientes físicos (cadeirantes). Na academia encontramos Renato Fonseca, que mora no bairro vizinho da Sacramenta. %u201COnde eu moro ainda não tem essa academia. Agora eu venho aqui três vezes por semana%u201D. Já o estudante Camilo Henrique, que mora na Mariz e Barros,  na Pedreira, vem todos os dias se exercitar. %u201CÉ mais uma opção no meu bairro%u201D, explicou.
Outro morador do bairro, o administrador aposentado Adejaro Neto, acorda cedo para o cooper diário,  mas é obrigado a voltar no final da manhã, quando o filho Danilo, de cinco anos, sai da escola.Na volta para casa, o menino exige uma parada na avenida. Os dois aproveitam os momentos jogando damas. Adejaro diz que a nova Marquês atendeu aos anseios dos moradores. Apesar da demora em sua conclusão, diz ele, a obra é especial e  pode ser visitada por todos de Belém. Mas ele faz um alerta: %u201CA prefeitura fez a parte dela e agora é a nossa vez de cuidar e preservar o espaço, que é muito agradável. A população é responsável direta agora. Jogar lixo, entulho, pichar e destruir os equipamentos não vai dar para aceitar%u201D, explicou.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...