Total de visualizações de página

domingo, abril 10, 2011

Planetário apresenta o sistema solar a estudantes e idosos

A simulação do sistema solar foi apresentada a 39 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mario Cândido Saraiva, do município de Augusto Corrêa, no nordeste do Estado, na cúpula do Planetário do Pará "Sebastião Sodré da Gama", vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa). Na primeira visita ao Planetário, os estudantes ficaram impressionados com a apresentação. As sessões acontecem às terças e sextas-feiras, pela manhã e à tarde, com capacidade para atender cerca de 300 pessoas.
Rita de Cássia Brito da Fonseca, 11 anos, lembrou os estudos sobre o sistema solar. "Já estudei sobre isso. Mas ver tudo de perto fez com que eu entendesse melhor o que acontece no céu. Achei tudo lindo", afirmou a aluna.
A apresentação dura cerca de 40 minutos e prende a atenção do público com a história da criação do universo, o surgimento das estrelas e a chegada do homem à lua.
O diretor do Planetário, Manoel Reinaldo Elias Filho, informou que além das visitações a instituição mantém diversos programas destinados a alunos das redes de ensino público e privado, como o Programa de Iniciação Científica Junior, que atende 38 alunos por ano. "Eles desenvolvem pesquisa através da experimentação, para entendimento do conceito de física sem a preocupação do rigor matemático. Tem ainda o aprendizado em Biologia, que trata do entendimento do ecossitema", ressaltou, acrescentando que os alunos recebem da Fundação de Amparo à Pesquisa no Pará (Fapespa) uma bolsa mensal, no valor de R$ 100,00.
Melhor Idade - O Planetário também desenvolve, há um ano, o projeto "A melhor idade para ver as estrelas", beneficiando 60 idosos. O projeto é uma proposta de terapia ocupacional com uma visão preventiva da saúde.
Segundo a bolsista do projeto, Ana Paula Bichara, são trabalhados com os idosos a estimulação cognitiva e o condicionamento físico, e realizadas oficinas de geração de renda e atividades auto-expressivas. "As atividades são voltadas à melhoria da saúde dos idosos. Ao trabalhar o cognitivo evita-se que eles sejam vítimas de doenças degenerativas, pois estimulamos a memória e a atenção", explicou.
Os idosos também visitam a cúpula do Planetário, uma das atividades preferidas por eles. Rose Duarte, 66 anos, disse que participar do programa fez com melhorasse em vários aspectos. "Até mesmo o relacionamento com a minha família melhorou. As atividades estimulam a gente e ajudam a nossa saúde. Além disso, adorei conhecer a cúpula. Nunca tinha visto algo tão bonito e fascinante", afirmou.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...