Total de visualizações de página

quarta-feira, abril 20, 2011

População atende ao chamado do Hemopa e doa sangue

O primeiro dia da campanha de doação de sangue da Páscoa promovida pelo Fundação Hemopa, no dia 19, resultou em 266 comparecimentos. A ação se estenderá até às 18h desta quarta-feira, 20, e já teve a adesão de 130 voluntários. No entanto, a mobilização ainda não atingiu a meta de 300 coletas diárias. Os candidatos à doação tem até este sábado, 23, de 7h30 às 12h30, para salvar vidas com esse gesto solidário que vai garantir atendimento de milhares de pacientes que aguardam por transfusões nos leitos hospitalares do Estado.
"Renove a esperança de vida nesta Páscoa, doe sangue" é o tema campanha que nesta quarta-feira, às 10h, recebeu a última coleta da doadora Waldeci Melo da Silva, que em junho deste ano completará 65 anos, idade limite para doação no Brasil. Com tipo de sangue A Negativo, ela exercita esse gesto humano desde 1998, e ao longo dos anos já somou 25 doações que salvaram cerca de 100 pacientes. "É um prazer ajudar outras pessoas. Aconselho a todos que possam, fazer o mesmo", recomendou, informando que seu filho de 43 anos também é um voluntário. "Ele é minha herança de vida. Muitas pessoas continuarão sendo salvas por ele", disse orgulhosa.
Para a diretora técnica do hemocentro, a médica Socorro Ferreira, são pessoas como Waldeci Melo que renovam a vida a asseguram o atendimento das necessidades hospitalares, especialmente de pacientes nas unidades de urgência, emergência e UTI's de hospitais conveniados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Apostamos na natureza solidária de nossa população para atingir a meta da campanha".
Atualmente o hemocentro enfrenta dificuldades com a redução drástica do volume de doadores voluntários de sangue, interferindo no atendimento das solicitações transfusionais.
Quem pode doar sangue: qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou mulher saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos.
Serviço: o Hemopa funciona na travessa Pe. Eutíquio, 2109. Maiores informações pelo fone: 08002808118 ou 32429100.www.hemopa.pa.gov.br.

Vera Rojas - Ascom Hemopa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...