Total de visualizações de página

quarta-feira, abril 20, 2011

Dia do índio reuniu mais de 20 tribos em grande celebração

O Dia do Índio foi comemorado com uma grande e bela festa no município de São Felix do Xingu. As tribos Pynhêre, Yrenhô, Ireôti, Bethânia, Xixipá, Xada, Narenhnoka, Pody, Em Kaiapó, Aukre, Apexti, Kakroimorô, Kreampare, Krikretum, Kriny, Gorotire, Moxkarakó, Pykarãrãnki, Kendân, Kawatire e Xicrim reuniram-se para um ritual de danças e músicas, na quadra Triangulo, um dos palcos da "Semana dos Povos Indígenas", em São Félix do Xingu.
A noite desta terça-feira (19) foi o momento alto de uma extensa programação alusiva ao Dia do Índio, que iniciou no último sábado (16) com a chegada de diversas tribos ao município. "Estamos muito felizes de termos reencontrado nossos irmãos de outras aldeias e estarmos comemorando juntos essa data que é muito importante para nós", sintetizou o cacique Matire Kaiapó, da tribo Gorotire.
Durante os dias 17, 18 e 19 a "Semana dos Povos Indígenas" foi composta por uma extensa programação que incluiu diversas atividades esportivas, artísticas e lúdicas entre as tribos. Um posto para emissão de documentos e oficinas sócio-educativas também fez parte da programação. "Estamos extremamente satisfeitos com o resultado final do evento. Nossos principais objetivos que eram a confraternização entre as tribos, já que elas são muito afastadas umas das outras e o contato entre eles não é possível foi alcançado. Outro objetivo era a confraternização entre os índios e brancos que também foi realizada", resumiu secretária executiva municipal de Educação e Cultura e coordenadora do evento, Viviane Martins.
A coordenadora explica que estavam confirmadas a participação de 13 tribos indígenas, mas ao final do evento compareceram mais de 20 aldeias. No total, estima-se que mais de cinco mil indígenas participaram da programação.
Tradição: Esta, foi a terceira edição do evento. A cada ano que passa a "Semana dos Povos Indígenas" cresce em número de participantes e em sua estrutura. A primeira edição contou com a participação de 1.200 indígenas, a segunda edição com 2.500. Este ano, foram mais cinco mil indígenas.
Como compareceram mais tribos do que a coordenação esperava, outros abrigos tiveram que ser providenciados de última hora, mas todos foram alojados com segurança. "Ficamos muito felizes com a chegada de outras tribos, pois para nós isso significa que eles estão satisfeitos com a realização do evento e isso nos deixa com a sensação de que o nosso objetivo foi alcançado", conclui a coordenadora.
O número de pessoas vindas de outros municípios e estados também aumenta a cada edição. "Não temos dados concretos de quantas pessoas de outras localidades estiveram em São Félix do Xingu prestigiando o evento, mas é visível que muitas pessoas de fora estão aqui", explicou Viviane. Segundo Viviane, a expectativa para 2012 é que a próxima "Semana dos Povos Indígenas" receba ainda mais tribos e brancos para participar da programação e celebrar juntos o "Dia do Índio".

Manuela Viana – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...