Total de visualizações de página

sexta-feira, abril 08, 2011

Sespa e Funtelpa lançam programa Rede Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) realizaram, na tarde desta quinta-feira, 7, o primeiro teste do Programa Rede Saúde, que será veiculado em definitivo no início de maio. Apresentado pela jornalista Ana Paula Bezerra, o programa é transmitido via satélite de um estúdio na TV Cultura, em Belém, para escolas de 119 municípios paraenses.
A finalidade é divulgar informações sobre saúde aos alunos, professores, pais de alunos, profissionais de saúde e representantes de movimentos sociais. O público-alvo terá também a missão de interagir com o programa, já que destinatários previamente definidos serão convidados a participar da transmissão. Cada escola dispõe de um equipamento de recepção instalado em uma sala, podendo abrigar até 40 pessoas. Além de assistir aos programas, os telespectadores podem fazer perguntas e tirar suas dúvidas por telefone ou e-mail.
O programa inaugural teve como tema o Dia Mundial de Saúde e contou a participação do secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, e da coordenadora estadual de Nutrição, Rahilda Tuma, que também representou o Programa Saúde na Escola. Franco abriu sua exposição falando sobre o conceito de Saúde hoje, que segundo ele não se caracteriza apenas pela ausência de saúde, mas de um conjunto de fatores que proporcionam uma vida saudável, como emprego, água tratada, moradia, segurança, educação, etc.
"A vida e a saúde são os maiores bens da humanidade, mas não adianta ter vida com saúde debilitada", disse o secretário, questionando o que preconiza a Constituição, segundo a qual a saúde é responsabilidade do Estado. "Não é apenas do Estado, é um dever de todos, porque ninguém é saudável ou doente sozinho. "Quando alguém adoece, a família toda também fica doente", observou. Helio Franco e Rahilda Tuma abordaram ainda outros temas, como alimentação saudável, gravidez na adolescência, prevenção da dengue e aleitamento materno.
Coordenado pela Sespa, o Rede Saúde será desenvolvido com apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Regionais de Saúde, Prefeituras Municipais, Conselhos de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, entre outras entidades.
A partir de uma linguagem dinâmica e acessível, serão produzidos 48 programas anuais, um por semana, com duração de uma hora, abordando os mais diversos assuntos no âmbito da saúde.
Para a realização do Rede Saúde, será firmado um convênio entre a Sespa e a Funtelpa no valor aproximado de R$ 106.000,00, com recursos financeiros do Programa de Educação Permanente.
O piloto do programa foi acompanhado de perto pela presidente da Funtelpa, Adelaide Oliveira, autora da iniciativa e propositora da parceria à Sespa, na primeira vez que o secretário de Saúde, Helio Franco, esteve na TV Cultura para participar do programa Sem Censura Pará. Para ela, "é uma parceria importante porque leva informação diretamente ao público, permitindo a qualificação de profissionais sem a necessidade do ministrante se deslocar até o município. "A primeira experiência foi ótima, até me surpreendeu e as pessoas já foram estimuladas a fazer perguntas".
Helio Franco também fez um balanço positivo do Rede Saúde e se mostrou feliz ao perceber que uma das primeiras perguntas havia partido do município de Terra Santa, um dos mais distantes da capital.
O Rede Saúde também foi assistido de perto pela representante do Conselho Estadual de Saúde, Silvina Macedo, que aprovou a iniciativa por oportunizar a disseminação de informações sobre saúde a públicos variados e oferecer meios para esclarecer dúvidas dos telespectadores.
A coordenadora de Nutrição, Rahilda Tuma também gostou da experiência, destacando que "a saúde é um assunto palpitante que desperta interesse na população". E já propõe a ampliação do projeto para todos os municípios paraenses.
Serviço: os telespectadores do Rede Saúde podem entrar em contato pelo telefone (91) 3236-2969 e e-mail redesaudepara@gmail.com
Roberta Vilanova - Ascom/Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...