O trabalho de reinserção de detentos e egressos do sistema penal do estado, promovido pela Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), beneficia não apenas esse público como também os familiares dos presos. As atividades destinadas à capacitação profissional são organizadas por intermédio do Núcleo de Reinserção Social e da Divisão de Assistência Integrada. O mais recente curso ofertado pela Susipe foi o de Decoração de Festas Infantis, do qual participaram 20 familiares de internos. As aulas, com duração de dez dias, terminaram nesta semana.
O encerramento da atividade aconteceu no auditório da Arquidiocese de Belém, que foi todo enfeitado com o material produzido pelos alunos. A instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Marinete Castro, explicou que os participantes aprenderam a esculpir e pintar isopor para produzir decorações com diversos temas.
O diácono Ademir Silva destacou a importância dessa capacitação e incentivou os alunos a investir no aprendizado que receberam para garantir novas oportunidades de renda e trabalho. A gerente da DAI, Silvina Cunha, parabenizou os participantes e também reforçou a questão do aperfeiçoamento das habilidades para que os objetivos do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Reinserção Social da Susipe sejam efetivamente alcançados.
Durante a oração de agradecimento, os alunos falaram de sua participação no curso. Rosaura Duarte, que é mãe de um interno da Susipe, declarou que foi como uma verdadeira terapia. "Enquanto eu participava das aulas, esquecia um pouco a situação do meu filho". Dagoberto Medeiros, que tem um familiar detento, contou que já conseguiu uma entrevista de emprego por meio de um contato que ele adquiriu durante os cursos ofertados pela Susipe.
A psicóloga do DAI Mônica Abreu acompanhou todo o curso e contou que foi interessante observar a evolução e desenvolvimento dos alunos. "Era realmente uma terapia. Eles puderam mostrar integração e bastante solidariedade". Os arranjos decorativos produzidos durante as aulas foram sorteados entre os alunos. Dois painéis decorativos serão doados para casas penais que possuem brinquedoteca. Esta semana, a Susipe deu início a mais um curso de decoração, desta vez utilizando balões.
Ascom Susipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário