Total de visualizações de página

domingo, abril 03, 2011

Tracuateua está em clima de eleição


 (Foto: Adauto Rodrigues)

A população de Tracuateua escolhe hoje o novo prefeito, que vai administrar o município até o final de 2012. A votação começará às 8h, com previsão de encerramento às 17h. A apuração começará logo após a votação. A previsão é que se encerre ainda hoje, divulgando logo o vencedor. A eleição suplementar de Tracuateua tem quatro candidatos que disputam a preferência dos 19.561 eleitores. O atual presidente da Câmara de Vereadores, Nelson Pinheiro (PTdoB), que também exerce há um ano e três meses a função de prefeito interino, Aloísio de Souza Barros (coligação PDT/PR), Hugo Armando Lisboa Moura (coligação PSDB/PPS/DEM) e Tamariz Cavalcante Filho (PMDB).
O juiz da 13ª Zona Eleitoral da comarca de Bragança, José Roberto Valois, preside o pleito eleitoral, já que Tracuateua não possui comarca própria. Aliás, toda a estrutura judiciária e policial local é vinculada a Bragança, município vizinho.
CORRIDA: Tracuateua é um município localizado no nordeste paraense, com uma pequena população de 30 mil habitantes e com apenas 17 anos de emancipação política. Serão utilizadas 100 urnas eletrônicas na eleição suplementar, que custou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) R$ 69,7 mil. Um forte esquema policial foi montado para assegurar a tranquilidade da eleição. A segurança está sob a responsabilidade do capitão David Lima, da Polícia Militar.
O prefeito eleito, Jonas Barros (PMDB), obteve mais de 50% dos votos válidos na eleição de 2008, mas concorreu com registro de candidatura indeferido pela justiça eleitoral e, mesmo com a maioria dos votos, não pôde assumir a função. Por isso, desde 1º de janeiro de 2009, o município convive com instabilidade política.
A eleição suplementar é realizada em localidades onde um candidato obteve mais de 50% dos votos, mas não pode assumir por problemas com a Justiça Eleitoral. No caso de Jonas Barros, ele teve as contas de sua administração anterior (2001 e 2003) rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA). Por isso, teve o registro de candidatura negado.
Fonte: (Diário do Pará) / Visite: e www.diáriodopara.com.br

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...