O Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, José Acreano Brasil Júnior, participa na tarde desta terça-feira, 26, às 15h, do "Interagir Advocacy". O encontro, no Hotel Zoghbi, localizado na Rua Ferreira Cantão, é norteado por debates relacionados aos direitos humanos do grupo LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais, do Estado.
Com início no último sábado (23), e término nesta quarta-feira (27), o evento conta com o apoio da Coordenadoria de Proteção a Livre Orientação Sexual (Clos), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). A programação realiza, neste período, o "Curso Presencial de Advocacy e Prevenção às DSTs/HIV/Aids", do Projeto InteraGir.
O workshop de Advocacy - busca de apoio para direitos de uma pessoa ou de uma causa - tem duração de 40h, e conta com a participação de diversas lideranças políticas de todos os estados da região Norte. Com apoio da Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, a programação objetiva, ainda, contribuir para o enfrentamento e a redução da incidência de doenças sexualmente transmissíveis (DST) entre gays e Homens que Fazem Sexo com Homens (HSH), por meio do fortalecimento das organizações da sociedade civil.
Por meio do curso, o segmento LGBT, visa repensar e mudar políticas públicas, para que estas atendam essa parcela da população. A implantação efetiva do Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de Aids e das DST entre Gays, HSH e Travestis no Estado, também é instigada durante o debate.
Segundo o coordenador da Clos, Samuel Sardinha, "a Sejudh tem feito história da luta contra a homofobia no Pará". Quanto ao comprometimento do Estado com o segmento LGBT, Sardinha afirma que a "Clos é o braço direito do movimento, pois, desenvolve políticas públicas para esse segmento", conclui.
Financiado pelo Ministério da Saúde e executado pela Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD), o projeto conta com o apoio de mais sete organizações LGBT do país, dentre elas, o Grupo Homossexual do Pará (GHP). O projeto é voltado para o fortalecimento de diversas ações preventivas às DST e AIDS, e ações de advocacy junto aos poderes executivo e legislativo.
Como produtos do workshop, dois planos serão elaborados. O primeiro trata de Advocacy e será aplicado junto aos poderes Executivo e Legislativo dos municípios. Já o segundo, diz respeito a um Plano de Prevenção às DST/HIV/Aids. Além do Secretário Brasil Jr., e do deputado federal André Dias, compõem a mesa de debate, os deputados estaduais da Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT, Ana Cunha, Cássio Andrade, Edmilson Rodrigues, Alexandre Von, Bernadete Ten Caten, e Edílson Moura.
Ellyson Ramos - Ascom Sejudh
Nenhum comentário:
Postar um comentário