Total de visualizações de página

domingo, junho 26, 2011

Site da Prefeitura de Belém é invadido por hackers


Após hackers atacarem vários sites do Governo Brasileiro na última quarta-feira (22),  o portal da Prefeitura Municipal de Belém também virou alvo dos 'piratas da internet'. O Portal ORM detalha o fato e mostra imagens de como ficou o site após a ação.
Na noite de sábado (25) os anúncios com as principais notícias do site deram lugar a outros que deixaram mensagens à Prefeitura e aos desenvolvedores do site. Quem entrou no endereço www.belem.pa.gov.br na noite de ontem e por parte da manhã deste domingo (26), viu a seguinte mensagem deixada pelos 'invasores'. 'Nós somos anônimos, nós somos uma legião, nós nunca perdoamos, nunca esqueçam o que esperam de nós'.
Os hackers aproveitam para 'alertar' os desenvolvedores do site da Prefeitura 'Parabéns, seu site foi invadido. Sugerimos a troca do desenvolvedor do site para uma melhor segurança' e avisam: 'A onda de ataques vai continuar. Todo o banco de dados do site foi copiado. Desculpem o transtorno'. Além de dizer que esse foi mais um sistema testado pela @lulzsecbr, aparentemente, o mesmo grupo que invadiu outros sites do governo como o da Presidência da República e Receita Federal.
Outra área utilizada pelos 'piratas' foi a página de notícias do site. Eles aproveitam o espaço para deixar novos 'recados' a Prefeitura.
 Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil, a Prefeitura de Belém ainda não registrou ocorrência. A delegada Beatriz Machado, da Delegacia de repressão a Crimes Tecnológicos, explicou que só é considerado crime tecnológicos quando a invasão rouba dados de um site ou faz ofensas e xingamentos. 'Quando eles não ofendem ou xingam alguém, nesse caso o prefeito, é considerado pichação de site e não crime. Vamos aguardar para saber mais detalhes', explica.
Outro caso - A delegada lembra que essa é a segunda vez que hackers invadem um site em Belém. 'Há uns dois anos o site de uma faculdade em foi invadido e, nessa ocasião, o reitor da instituição foi alvo de vários xingamentos.
Outro lado - Segundo Joana D'arc Sousa, diretora de tecnologia da Companhia de Informática de Belém (Cinbesa), o setor vinha acompanhando as notícias sobre a invasão dos sites do governo, mas mesmo assim se tornou vítima da ação dos hackers.
Ela explica que o servidor invadido pelos 'piratas', foi apenas o que permite a publicação de notícias. 'Mês passado houve uma invasão, eles publicaram uma única notícia falando que o site tinha sido hackeado, mas logo conseguimos estabilizá-lo. Dessa vez foi um pouco pior, eles invadiram o banco de notícias, o que permitiu a publicação de várias mensagens e a mudança da home do site da Prefeitura'.
Ainda de acordo com Joana Sousa, os técnicos da Companhia farão uma 'varredura' no servidor do site para descobrir o que foi alterado, como e quando foi alterado para que esses pontos fracos possam ser ajustados. O site deve voltar ao ar no prazo de 24 horas.




Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...