Total de visualizações de página

terça-feira, julho 05, 2011

Mosqueiro ganha novos pontos de iluminação pública

Desde a segunda quinzena de junho obras de troca de padrão das luminárias existentes e a implantação de novos pontos em diversos bairros de Mosqueiro estão sendo executadas pela Operação Verão da prefeitura de Belém. Com a aprovação de novos projetos pela prefeitura, a  Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), promove a revitalização da iluminação pública para mais 49 vias da ilha.
Com os novos projetos a Seurb totaliza obras em 100 vias; chegando a 1500 pontos de iluminação que serão substituídos e 354 novos pontos a serem instalados até a primeira quinzena de agosto. Um investimento nunca feito antes na ilha.
Segundo o diretor da Divisão de Iluminação Pública (DIP) da Seurb, Guilherme Sanches, desde 2005 a prefeitura de Belém vem realizando a troca das luminárias antigas pelo novo padrão adotado pela PMB, que são luminárias fechadas, com coeficiente de vedação contra a entrada de detritos nos equipamentos superior ao que é estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, compostas por lâmpadas em vapor de sódio (que atendem a determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel).
Esse novo padrão garante a durabilidade e eficiência da iluminação, além de prover economia no consumo de energia.
Os bairros da Praia Grande, Baía do Sol e Farol, entre outras localidades, serão contemplados com as obras. Na praia Grande as vias beneficiadas serão as passagens Dalila, Leila, Asclepiades, Santa Terezinha, São Paulo, Anastácia, Luzilino Brasil, do Carmo e São Sebastião, totalizando a substituição de 61 equipamentos fechados e lâmpadas em vapor de sódio de 100 ou 150 watts, dependendo da dimensão da via. As passagens também vão receber a implantação de mais 11 novos pontos de iluminação, com equipamentos e lâmpadas no mesmo padrão dos anteriores.
Na Baía do Sol as ruas A, B, São Sebastião, Park Severino, Genésio e Fé em Deus; as travessas Ribeiro, Rui Barbosa e São Sebastião; as Passagens das Foles, São Pedro, Dias Rosado, Vila Nova, Cariazal, Bontaki, Eremita, Marituba e Iarapará; as alamedas Santos, Fausto, Santa Rita e parte da Beira Mar e Rodovia BL-13 receberão ao todo 183 luminárias substituídas e mais a implantação de 80 novos pontos.
Já na praia do Farol e Rodovia PA, até a Rua José Mariano, serão 122 equipamentos substituídos por novos e mais 14 novas instalações de equipamentos com as mesmas características.
Enquanto isso 91 luminárias antigas serão substituídas por novas fechadas com lâmpadas em vapor de sódio com voltagem de 100, 150 e 250 watts, além de receber a implantação de 68 novos pontos no conjunto Jardim Rosário e as ruas Lira, Rodrigo Apinagés, Brasileirinho, De Ramos, Hamilton Trindade, Almeirinho Trindade, Elna Trindade, Senador Milton Trindade, Frederico Trindade e Remiro Trindade.
A Rua Abelardo Condurú, no Farol e a avenida Júlio César, entre Travessa Coronel Mota e Getúlio Vargas vão receber, juntas, 25 luminárias novas e a implantação de três novos pontos. E para trazer conforto e segurança para o passeio noturno dos veranistas, a praça da Matriz, as ruas ao redor da praça e o Trapiche ganharão os serviços de substituição de 140 luminárias.
Além das revitalizações, a Seurb realiza também os serviços de manutenção de forma intensiva durante todo mês de julho, por conta das férias escolares. Quem quiser solicitar os serviços deve ligar para o 0800-726-10-37, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 00h.

Texto: Emily Becman -Ascom Seurb
Edição:Comus

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...