Total de visualizações de página

quinta-feira, julho 07, 2011

PMB anuncia programação: Balneários já estão prontos para o verão - “Diversão em toda parte, alegria pra toda gente”


“Neste verão a Prefeitura de Belém irá realizar mais uma ação integrada entre todas as secretarias municipais e Agências Distritais de Belém para garantir que os veranistas se divirtam com segurança, tranquilidade e lazer”, foi o que garantiu o Coordenador do Verão 2011 da PMB, Carlos Amílicar, em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (06).                      
A programação de verão da Prefeitura de Belém inicia oficialmente, nesta sexta-feira (08), com o aniversário de 116 anos da Ilha de Mosqueiro, um dos balneários mais procurados pelos veranistas da Região Metropolitana de Belém. Shows e competições esportivas prometem muita diversão e alegria nas praças e praias da bucólica.
“Preparamos uma programação especial para ilha, já que neste mês está aniversariando. Á Bucólica já recebeu, desde o início de junho, serviços como poda de árvores, roçagem, paisagismo, revitalização de iluminação, revitalização de asfalto, dentre outros”, afirma Amílcar.
As comemorações de aniversário acontecerão durante toda a sexta-feira (08), com show da Banda de Choro e atividades recreativas para os pequenos do projeto Brinca Belém, da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Às 09h será o tradicional parabéns na Tapiocaria na Praça Matriz. O bolo será oferecido pelos panificadores da ilha e distribuído para a população. À noite, um grande show com artistas da bucólica marcará a data. Às 21h haverá uma queima de fogos anunciando o Verão de Mosqueiro.
No mês de julho, uma série de shows animará os moradores e veranistas. Palcos fixos estão sendo montados nas praias do Farol, Carananduba e Baía do Sol. A cada final de semana das férias escolares, esses palcos apresentarão diversos estilos musicais, para atender a todos os gostos. A programação iniciará sempre às 21h.
Também haverá competições esportivas. Pela manhã, aos sábados e domingos, o público das praias poderá se exercitar durante aulões de aeróbica. Torneios de futebol de areia, corrida, e a tradicional travessia a nado da praia do Murubira até o Farol são as principais atrações para julho. No penúltimo dia das férias (30), para descontrair ainda mais, acontece a famosa Gaymada, no Carananduba.
Icoaraci
A programação de verão 2011 da Agência Distrital de Icoaraci (Adic) contará com mostra de cinema, shows musicais, torneios esportivos, oficinas de artes manuais, além das atividades do programa Brinca Belém.
Sempre às quintas-feiras acontecerá a Mostra de Cinema, no espaço Cultura Coisa de Negro, que vai mesclar curtas paraenses com longas nacionais. Os shows musicais acontecerão as sextas e sábados, no Anfiteatro da Orla, com cantores da terra. Encerrando a programação cultural, no dia 30, acontecerá o show Gospel de Verão, com artistas das principais correntes evangélicas do Distrito.
Programação esportiva - A partir do dia 11, o esporte vai agitar a praia do Cruzeiro, onde será disputado o Torneio Masculino de Futebol de Areia, reunindo atletas amadores dos diversos bairros de Icoaraci. Já no dia 16 está programada a realização do Campeonato de Canoagem, com saída do Trapiche da Rua da Brasília, em Outeiro, e chegada na praia do Cruzeiro, em Icoaraci. A saída está marcada para às 08h. Vão participar da disputa os ribeirinhos em suas embarcações usadas nas atividades cotidianas.
Já no dia 20, o Torneio de Futebol de Areia será disputado pelas mulheres. O dia 25 está reservado para o Torneio Gospel de Futebol de Areia, que vai reunir atletas das diversas igrejas evangélicas de Icoaraci. Encerrando a programação esportiva, no dia 30, na Praça da Matriz, será realizado o Torneio Masculino de Voleibol de Areia. A partir do dia 12, de segunda a sexta, serão oferecidas oficinas de artes manuais, que têm o caráter de geração de renda. No dia 17, o projeto Brinca Belém levará suas atividades lúdicas para a comunidade Central Park.
Verão 2011 nas praias do Outeiro
O Verão 2011 de Outeiro começa no próximo sábado, 9, com a seletiva da Garota Verão, a partir das 17h, na Praia do Amor. Domingo, dia 10, a programação é extensa a partir das 10h, no estacionamento da Praia Grande, com aulas de aeróbica ao meio dia, com apresentação de DJ’s e bandas locais; às 15h show musical com banda de Pagode; às 17h com banda de Melody e às 19h Festival de Culturas Urbanas.
No dia 16, sábado, o estacionamento da Praia Grande se transforma numa grande academia com aulas aeróbica, a partir das 16h; às 19h acontece show com bandas gospel de igrejas evangélicas e católicas. No dia 17 de julho, domingo, as aulas físicas continuam a partir das 10h. Ao meio dia apresentação de DJ, às 15h show com bandas de pagode, às 16h concurso do Garoto e Garota Verão das Ilhas e às 17h banda de Melody.
No dia 23, sábado, aulas de aeróbica às 16h e às 19h show com bandas gospel. No domingo, dia 24 de julho as aulas continuam a partir das 10h, além dos DJs ao meio dia, final do concurso Garoto e Garota Verão as 16h e as 19h Projeto Carna Ilha.Nos dias 16, 23 e 30 de julho a partir das 17h na Praia do Amor, acontece o projeto Por do Sol, com shows de voz e violão.
No esporte, a programação de Outeiro também está completa. No dia 16 e 23 de julho, sábado, acontece o Torneio de Futebol de Areia, a partir das 10h na Praia Grande. No dia 30 de julho, sábado, acontece a grande final do torneio.
Ações garantem segurança e
bem-estar da população nos balneários
Vários órgãos da Prefeitura Municipal de Belém redobram os serviços durante o veraneio para garantir a segurança e bem-estar da população que se desloca para os balneários. A Defesa Civil de Belém fará prevenção e primeiros socorros nas praias de Outeiro e Mosqueiro contando com 30 pessoas para cada distrito, dentre funcionários e voluntários, sendo técnicos de enfermagem, socorristas e apoio. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) reforça os plantões médicos, vigilância sanitária e vigilância à saúde, além de ações de prevenção a DST/AIDS e outras doenças em todas as ilhas e distritos de Belém.
A secretaria montou uma estratégia para garantir o atendimento contínuo nas Unidades de Urgência e Emergência hospitalares e não hospitalares, que funcionam em regime de plantão 24 horas, com reforço de 210 profissionais, tanto em Belém quanto em Outeiro, Mosqueiro, Icoaraci e Cotijuba.
O reforço também será garantido no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), sendo disponibilizada uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que funciona como UTI móvel, na praia do Chapéu Virado, em Mosqueiro. Também será realizado um reforço técnico da equipe nos Hospitais Municipais durante os finais de semana (sextas, sábados e domingos), com pagamento de plantões extras aos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.
Para garantir a segurança, pelo menos 350 homens do efetivo da Guarda Municipal de Belém já estão nas praias de Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro e Cotijuba neste. O efetivo será formado por servidores do serviço operacional, manutenção, administrativo, trânsito e tático, que serão distribuídos proporcionalmente nos balneários. Mosqueiro reúne a maior oferta porque tem a maior demanda: 250 homens. O restante será dividido entre Outeiro, Icoaraci e Cotijuba.
Outra operação para garantir a segurança de pedestres, motoristas e ciclistas começa a partir do dia 1º de julho e vai até 1º de agosto. A Operação Verão 2011 da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), acontece nos quatro principais balneários da capital paraense: Mosqueiro Outeiro, Icoaraci e Cotijuba. No total, serão 120 agentes de trânsito, três inspetores e 56 fiscais de transporte do órgão, que vão trabalhar para garantir um verão seguro no trânsito e no transporte regulamentado à população que se desloca às praias de Belém.
Preparativos
Desde o início de junho os balneários de Belém receberam atenção especial por conta do número de visitantes que recebem durante o veraneio. Confira o que foi feito pela Prefeitura.
Iluminação nos distritos - Em Mosqueiro a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) realiza diversas obras de revitalização da iluminação pública, que consiste na troca de padrão dos equipamentos que compõem os pontos de iluminação da ilha. Serão substituídos 2.055 pontos de iluminação e implantados 388 novos pontos. Mais de 100 vias devem receber obras. Bairros: Farol, Chapéu Virado, Murubira, Ariramba, Vila, Praia Grande, Baía do Sol, Carananduba, entre outros. A Seurb realiza também a manutenção nos pontos de iluminação. Outeiro, Icoaraci e Cotijuba estão recebendo serviços de manutenção nos pontos de iluminação apagados, como a troca de lâmpadas e relés queimados. Com os novos projetos a Seurb totaliza obras em 100 vias; chegando a 1.500 pontos de iluminação que serão substituídos e 354 novos pontos a serem instalados até a primeira quinzena de agosto. Um investimento nunca feito antes na ilha.
Asfaltamento – A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) começou no dia 06 de junho a “Operação  Verão 2011” em Mosqueiro e Icoaraci. Executado por seu Departamento de Obras Viárias (Deov), esse trabalho consiste na manutenção da malha viária, com a operação tapa-buraco. Esse serviço é sempre realizado nas 44 vias de Mosqueiro, nas 38 de Icoaraci e nas 15 de Outeiro. Ainda durante a atual gestão municipal, a Sesan pavimentou 14 ruas em Mosqueiro, 8 em Icoaraci e uma em Outeiro.
Poluição Sonora será fiscalizada pela Semma
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio do Departamento de Controle Ambiental – DCA, está intensificando as fiscalizações para coibir a prática de poluição sonora em estabelecimentos da capital e dos balneários.
A operação, que iniciou sexta-feira (01), na Ilha de Outeiro, segue até o dia 31 de julho em Belém, Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, fiscalizando estabelecimentos que já foram ou não denunciados na secretaria por excesso do volume de som, assim como verifica se os mesmos têm o licenciamento dessas atividades junto a Semma O volume permitido é de 70 decibéis durante o dia e 60 decibéis durante a noite, de acordo com a lei municipal nº 7.990 de 2000.
Testes de balneabilidade em praias dos distritos
Já foram realizados quatro testes, sendo que nos três primeiros todas as praias analisadas foram aprovadas para banho. Já no último teste realizado nos dias 27 e 28 de junho, a praia do Cruzeiro, em Icoaraci, foi atestada como imprópria para banho. Até sexta-feira (08) a placa com esse aviso será colocada no local. A reprovação da Praia do Cruzeiro nesse último teste se deu devido o aumento de freqüentadores no local. De acordo com a Resolução Conama Nº 274/2000, o valor máximo permitido é de 2000Coli/100ml e, a Praia do Cruzeiro acusou 3078Coli/100ml.
As praias analisadas foram: Baia do Sol, Carananduba, Marahú, São Francisco, Ariramba, Murubira, Chapéu Virado, Farol, Praia Grande e Areião, em Mosqueiro; Praias do Amor, Grande e Brasília, em Outeiro, e Praia do Cruzeiro, em Icoaraci.
A Semma vai continuar monitorando a qualidade das águas dessas praias, para que  a população esteja sempre informada da real situação de cada uma, podendo assim aproveitar o verão com segurança.
Vale lembrar que a população pode ajudar a evitar a contaminação das praias não jogando lixo no chão, não levando animais ou fazendo necessidades fisiológicas nas praias. O teste de balneabilidade das praias é feito a partir da coleta de água a um metro de profundidade, onde normalmente fica a maior concentração de banhistas.
As análises feitas pela Semma para definir a balneabilidade das águas, destinadas à recreação humana são: a microbiológica (coliformes fecais e coliformes totais) e físico-qúimica (acidez da água, através do PH).

Texto: Comus
 

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...