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quarta-feira, outubro 26, 2011

ACIDENTE DE CARRO: Cai para 45 minutos espera para perícia de acidentes de carro




 O tempo de espera para ser atendido pelo Serviço de Levantamento de Acidentes de Trânsito (Selatran) caiu de uma média de 4 horas para 45 minutos. A novidade é resultado do incremento de duas novas viaturas, recebidas nesta terça-feira (25) pelo Centro Integrado de Operações (Ciop). A partir de agora, a área da Grande Belém passa a ser atendida por três veículos e doze agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), garantindo, assim, o funcionamento do serviço por 24 horas e com maior qualidade de atendimento.
“A nova estrutura revoluciona o serviço de Levantamento de Acidentes de Trânsito, pois o cidadão passa a contar com um serviço muito mais ágil. Antes o atendimento era feito de acordo com a necessidade apresentada, agora das pessoas passam a ter qualidade no serviço. A partir de hoje (25), os usuários vão esperar apenas pelo tempo de deslocamento da viatura até o local onde houve o sinistro para serem atendidas”, diz o diretor do Ciop, coronel Evandro Cunha.
Até segunda-feira (24), o serviço em toda a cidade vinha sendo feito realizado por apenas uma viatura e quatro agentes de trânsito, o que acabava geravando um elevado tempo de espera para os usuários e inúmeras reclamações. Já no primeiro dia de atendimento com a nova estrutura, no período de 8 às 16 horas, foram registradas 19 ocorrências, que tiveram o atendimento prestado no período de meia hora a 45 minutos.
Qualidade – Em setembro, o Levantamento de Acidentes de Trânsito registrou 1.606 chamadas, das quais o Ciop atendeu 1.190, ou 74%. Evandro Cunha explica que a expectativa é que, com o aumento no número de viaturas e com a nova estratégia de atendimento, aconteça um aumento da demanda baseado na volta da credibilidade do serviço pelos usuários.
“Como já era do conhecimento de todos a grande demora para o atendimento, muitas pessoas desistiam de esperar pela chegada dos agentes e outras até evitavam chamar o serviço. Agora, com a certificação de um atendimento de qualidade, acreditamos que haverá um aumento dessa demanda”, considera.
Com a nova estrutura, as viaturas ficam posicionadas em pontos estratégicos da cidade, a fim de que haja o deslocamento para as ocorrências com mais agilidade. Uma viatura está no próprio Ciop, atendendo a área da Cidade Velha e proximidades, outra fica no bairro de São Brás, no Comando de Policiamento da Capital – para atender áreas próximas às avenidas Almirante Barroso e João Paulo II e mediações –, e a terceira está localizada em frente ao Detran, para atender a rodovia Augusto Montenegro e áreas próximas. O coronel explica que as áreas foram selecionadas com base em um relatório de acidentes de trânsito.
Tecnologia – As novas viaturas são equipadas com rádios transmissores, rastreadores, trena e câmera digitais e cones sinalizadores, além de material de proteção individual para os agentes de trânsito, como capa de chuva, coletes e guarda chuva. A nova equipe de composta por doze agentes de trânsito do Detran é capacitada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para atender as mais diversas demandas, de colisões a acidentes. Dependendo da necessidade do acidente também são acionados homens do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar e médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O diretor do Ciop informa ainda, que nos próximos 30 dias, será feita uma pesquisa para certificar se a nova estrutura e estratégia suprem a demanda. “Nesse período estudaremos se permanecerá esse planejamento ou se haverá alguma alteração. O nosso objetivo é prestar um serviço de qualidade para a população”, sintetiza.
Para solicitar o Serviço de Levantamento de Acidentes de Trânsito, basta ligar para o número 190. Para o atendimento, é necessário ter em mãos as placas dos veículos envolvidos, o horário da colisão entre eles, o endereço do local e os nomes dos envolvidos. A ligação é gratuita.
Manuela Vianna – Secom

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