Total de visualizações de página

quinta-feira, outubro 27, 2011

EDUCAÇÃO: Seduc começa a receber lanchas que farão transporte de alunos das ilhas

A rede pública estadual de ensino vem recebendo desde o último dia 20 parte das 21 lanchas destinadas ao transporte escolar fluvial que, frota que até o final deste mês será composta de 44 embarcações. A responsabilidade pela entrega das lanchas é do estaleiro da Base Naval de Val-de-Cães, que as transportará até a sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Um processo licitatório para a contratação da marina que servirá de base operacional para o transporte fluvial já foi aberto pela Seduc. O trâmite de contratação das tripulações que atuarão nas lachas também já foi iniciado. Esses profissionais ainda passarão por uma capacitação oferecida pela Marinha do Brasil. A expectativa é que todas as embarcações estejam em operação até a primeira quinzena de dezembro.
Os alunos serão conduzidos das ilhas próximas a Belém para 20 escolas localizadas em seis bairros: Cidade Velha, Jurunas, Cremação, Condor, Terra Firme e Guamá. “A incorporação dessas embarcações no transporte de nossos alunos ribeirinhos significará um ganho espetacular em termos de agilidade, conforto e, principalmente, de segurança”, afirmou o secretário adjunto de Logística Escolar, José Croelhas.
Os veículos foram doados por meio de um termo assinado no dia 31 de agosto, pelo secretário de Estado de Educação, Cláudio Ribeiro; José Maria Rodrigues de Souza, coordenador do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e Ricardo Barbosa de Barros, comandante da Base Naval de Val-de-Cães. As lanchas foram fabricadas pela Marinha do Brasil, com um investimento do Ministério da Educação de aproximadamente R$ 4,2 milhões - recursos do FNDE.
As embarcações são fabricadas em alumínio naval e têm comprimento total de 7,3 metros, capacidade para aproximadamente 20 alunos, motor de popa de 90 HP 4t, rádio, motor reserva e equipamentos de segurança. As primeiras lanchas entregues serão movidas à gasolina; as demais, à diesel.
Mari Chiba - Ascom/Seduc
Pro Paz nas Escolas é lançado
oficialmente em Belém
 Foi lançado oficialmente na manhã desta quarta-feira (26) o projeto Pro Paz nas Escolas, do governo do Estado. O objetivo é levar para dentro do ambiente escolar a cultura de paz. O lançamento aconteceu no bairro da Terra Firme, em Belém, no auditório da Escola Estadual Brigadeiro Fontenele, com a participação de estudantes, professores e representantes de órgãos parceiros, como a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e as polícia Civil e Militar.
A coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene, disse que é preciso mudar a realidade vivida hoje dentro da unidade escolar, fortalecer o trabalho já existente e disseminar a cultura de paz. “A gente não consegue trabalhar sozinho, é preciso ter parceria do corpo escolar e vamos começar juntos o trabalho para reforçar a rede de ensino, através de uma lógica de não violência”, enfatizou.
A comunidade escolar também recebeu positivamente a iniciativa. “Fiquei muito feliz quando participei do primeiro encontro do projeto e conheci o que é o Pro Paz nas Escolas”, disse a diretora da escola, Odilene Santos. Os alunos também falaram da expectativa para a implantação do projeto. James Campos, que estuda na escola e atua como ator no bairro, falou da necessidade desse apoio.
“Precisamos desse projeto, que vai trazer muitas oportunidades para as crianças que moram aqui na Terra Firme e para os jovens também. Assim teremos um futuro muito melhor, porque aqui não tem só ladrão, tem muita gente do bem, que só precisa de oportunidade’, reforçou.
O Pro Paz nas Escolas é um projeto que vai fomentar a difusão da cultura de paz no universo escolar, a partir das iniciativas construídas conjuntamente com as escolas. Em parceria com a Seduc, o programa Pro Paz desenvolve um processo de formação de disseminadores dessa cultura. Os próprios alunos tornam-se agentes na construção de um novo tempo, proporcionando o protagonismo infanto-juvenil na comunidade escolar.
O objetivo é que as escolas públicas do Estado se transformem em espaços de construção da cultura de paz, alterando o cenário de violência que afasta a comunidade e as famílias do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. O desenvolvimento dessas atividades extra-curriculares serão com palestras e dinâmicas interativas e preventivas.
O projeto, que vem sendo colocado em prática desde o início do ano, já passou em cerca de 80 escolas do Estado, com a participação de mais de três mil alunos. As próximas escolas a recebê-lo ficam em Belém, nos bairros da Terra Firme e Guamá. São elas: Brigadeiro Fontenelle, Frei Daniel, Amália Pongard, Rosa Gatorno e Paulo Maranhão.
Brena Moreira – Pro Paz

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...