Total de visualizações de página

segunda-feira, outubro 31, 2011

Gincana marca homenagem da Funpapa ao Dia Mundial da Juventude

Em comemoração ao “Dia Mundial da Juventude”, a Fundação Papa João Paulo II, promoveu na manhã do último sábado (29), a 3ª Gincana da Juventude. Com o tema, “Por Uma Cultura de Paz”, a fundação reuniu no Ginásio de Esportes da Universidade Federal Rural do Pará (Ufra), os 12 Centros de Referência (Cras) que, em média, atendem 5.900 adolescentes.
 Com o objetivo de reintegrar o jovem à sociedade, o evento contou com a participação de aproximadamente 820 jovens de ambos os sexos, na faixa etária de 13 a 17 anos,que são integrantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
 Segundo a presidente da Funpapa, Maria Costa, a Gincana da Juventude consegue reintegrar o jovem na sociedade. “Tudo isso que está acontecendo aqui é integração de todos os jovens.É motivo de muita festa. Porque jovem é isso.É alegria, é lazer, é brincadeira, é curtição. Sem contar o entusiasmo de todos eles”, disse.
 Dentre as provas do dia, houve apresentações artísticas, competição do melhor “Grito de Paz”, jogo de perguntas e respostas, reorganização do Hino Nacional, talento da comunidade e a escolha da melhor torcida organizada.
 Para a adolescente Tainá Malcher, 16 anos, segurar o estandarte do Cras Icoaraci é uma honra. “Há dois anos eu faço parte do Cras. Hoje tive a oportunidade de segurar o estandarte. Me sinto muito grata e orgulhosa por ter sido escolhida para isso. É muita emoção e palavras me faltam para dizer o que estou sentindo”, afirmou.
 Quem compartilha da mesma opinião é a assistente social do Cras Tapanã, Nilza Kitute. “Esse Cras é o mais caçula. É a nossa primeira vez aqui. Portanto, os jovens estão encarando esse evento com muito entusiasmo, com muita alegria. Estamos apresentando o teatro de fantoches que os próprios adolescentes criaram”, declarou.
 As atividades foram avaliadas por cinco jurados, que escolheram os melhores grupos que foram premiados com medalhas e troféus. No final, também foram indicados os Delegados e Suplentes para a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que ocorrerá nos dias 10 e 11 de Novembro.

Texto: Edson Oliveira-Estagiário NID
Edição: Comus

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...