Total de visualizações de página

segunda-feira, outubro 24, 2011

REPÓRTER JURUNENSE: Apesar do feriado do Recírio, registramos muitos trabalhos em prol do povo paraense pelo Governo do Estado

Frutal e Flor Pará rendem
mais de 20 milhões de reais
O volume de negócios de 22 milhões de reais e um público de 37 mil visitantes, nos quatro dias, fizeram da Frutal Amazônia e Flor Pará 2011, as mais visitadas dos seis anos de realização conjunta dos eventos. As feiras encerraram neste domingo (23), superando as expectativas dos organizadores e expositores. O encerramento teve a presença do Secretário Especial de Produção, Sidney Rosa, e da diretora adjunta da Secretaria Estadual de Agricultura, que representou o secretário Hildegardo Nunes.
As dificuldades de início do governo adiaram a realização de junho para outubro, mas não diminuiu o êxito das mais importantes feiras de flores e frutas da região Norte do país. A inovação foi a marca da Frutal e Flor Pará deste ano, que trouxeram para a capital mais de mil agricultores do interior do Estado, que passaram por mais uma etapa de capacitação tecnológica, com base numa agricultura sustentável.    
A agricultora Julia Serrim, trouxe de Portel a tradicional farinha de mandioca e também de macaxeira com sabor de queijo ou de castanha do Pará. A novidade fez a ela voltar mais cedo para casa. Vendeu, em três dias, o estoque de 300 quilos. “É preciso fazer diferente para vencer a concorrência”, ensina a produtora.
O produtor Nelson Costa também não ficou até o fim da feira, porque vendeu rápido os 150 quilos de queijo coalho que trouxe de Altamira. O produto, feito com o leite das vacas que ele mesmo cria, tem um segredo que ele não conta prá ninguém. “É prá não abrir os olhos dos outros produtores”, diz ele.
Os 34 expositores da agricultura familiar vieram de 22 municípios. Eles  venderam 180 mil reais em laticínios, doces, geléias e biscoitos de frutas, artesanato de cerâmica e miriti. Os cosméticos naturais e biojoias tiveram grande procura na feira. Mas, foram os produtores de flores e plantas artesanais que mais venderam. Em dois dias os estoques de rosas desapareceram dos estandes. As orquídeas também foram sucesso de venda.    
As oficinas de arranjos florais foram as mais freqüentadas e encerraram a programação das feiras. A florista Wilma Bellotto, do Paraná, ensinou a fazer bouquets de noiva usando técnicas que aprendeu na Europa, como o aramado, para dar leveza. “A arte não tem preço, um bouquet pode custar até 5 mil reais dependendo do tipo de flor e a técnica utilizada”, disse ela.
O presidente do Instituto Frutal ficou entusiasmado com o grande número de visitantes no último dia da feira. A diretora da Saggri, Eliana Zacca, informou que a Frutal Amazônia e Flor Pará voltarão a acontecer em junho no próximo ano e o secretário de Produção Sydney Rosa anunciou para 15 a 17 de março de 2012, a realização da Feira da Agricultura Familiar, o que demonstra a importância desse segmento para a economia do Estado.
Leni Sampaio - Ascom/Sagri
TV Cultura produz documentário
sobre Benedito Nunes
O filósofo paraense Benedito Nunes, um dos mais importantes intelectuais do Brasil, é tema do documentário “Mora na Filosofia”, que a Rede Cultura de Comunicação lança no próximo mês de novembro. O documentário reúne depoimentos de pessoas que conviveram com o filósofo, falando sobre a sua personalidade e sobre a importância de sua obra para a filosofia e a literatura. Benedito Nunes morreu em 27 de fevereiro de 2011.
Foram reunidos depoimentos que integram o acervo da TV Cultura e produzidas novas entrevistas, em parceria com a produtora TV Norte Independente. Entre as personalidades entrevistadas estão Paulo Chaves, Victor Sales Pinheiro, Lilia Chaves, Décio Guzman, Lúcio Flávio Pinto, Paraguassu Éleres, Ernani Chaves, Eva Andersen, David Jackson, Michel Riaudel, Maria José, Dina Oliveira, Marton Maués, João de Jesus Paes Loureiro, Adriana Klautau e Alonso Rocha, entre outros.
A narrativa parte da casa onde Benedito Nunes viveu durante décadas, localizada na travessa da Estrela, bairro do Marco, em Belém, e do papel que esse lugar teve na vida do filósofo. A proposta é abordar, além do pensamento de Benedito, o lado humano do pensador. Para tanto, cada entrevistado contribuiu com uma visão diferente: Ernani Chaves e Victor Sales abordaram a dimensão filosófica e literária; Dina Oliveira contou como foi conviver, quando criança, com as tias, e Paulo Chaves, por sua vez, lembrou como era a convivência na casa da Estrela, como explica o diretor de “Mora na Filosofia”, Júnior Braga.
O documentário se estrutura como um patchwork de fragmentos de depoimentos, fotos, textos e efeitos visuais. A trilha sonora é composta de peças eruditas de Beethoven (compositor preferido do filósofo), executadas por músicos da Fundação Carlos Gomes, e de músicos paraenses como Salomão Habib e Luiz Pardal.
Júnior Braga destaca ainda o depoimento do professor americano David Jackson, para quem Benedito Nunes é a ligação acadêmica entre o Pará e o mundo. “ Benedito foi um dos maiores intelectuais brasileiros, e por isso sempre foi chamado a lecionar em instituições na França e nos Estados Unidos, mas fez questão de retornar à sua terra, e assim ficou internacionalmente conhecido como um homem da Amazônia, um homem de Belém”, completa.
Preservar e valorizar esta identidade do gênio que não rompe com as suas raízes é, talvez, uma forma de incentivo a novas gerações de estudantes e pensadores paraenses, acredita Júnior Braga. Ele explica que a principal dificuldade na produção foi selecionar os entrevistados. “São muitas as pessoas que conhecem a obra de Benedito e que poderiam contribuir para o documentário”. A equipe contou com a preciosa contribuição da esposa de Benedito Nunes, a professora Maria Sylvia Nunes, e do professor Victor Sales Pinheiro, organizador da obra do filósofo.
“Mas toda vez que citávamos o nome do professor Benedito, éramos prontamente atendidos, o que demonstra a importância do filósofo e o respeito que as pessoas que conviveram com ele possuem. Mas talvez a maior dificuldade tenha sido entrevistar personagens que residem em outros países, mas conseguimos contornar este fator graças à tecnologia. Com o uso da internet foi possível aproximar os continentes e captar importantes testemunhos a cerca de Benedito”, complementa o diretor.
“Mora na Filosofia” será veiculado pela TV Cultura e por outros canais educativos, participará de festivais e será distribuído entre escolas públicas do Estado, além de universidades do Brasil e do exterior nas quais o filósofo atuou. A TV Cultura também vai estrear em novembro o programa “Cultura.Doc”, com produções feitas pelos profissionais da produção e do jornalismo da emissora, mais um estímulo à produção audiovisual paraense. E já está no ar o “Curta Cultura”, que exibe filmes, de ficção e documentários, produzidos no Pará e no Brasil.
"MORA NA FILOSOFIA"
Ficha Técnica:
Direção geral: Júnior Braga
Direção: Aladim Júnior e Guaracy Jr.
Produção Executiva: Lygia Maria e Rodrigo Cardozo
Produção: Helaine Cavalcante
Direção de Fotografia: Max Lima e Elias Dias
Imagens: Jacob Serruya, Hélio Furtado, Carlos Araújo
Montagem: Mário Costa
Finalização: Aladim Jr.
Pesquisa: Júnior Braga e Lygia Maria
Consultoria: Victor Sales Pinheiro e Maria Sylvia Nunes
Ascom/Funtelpa
Fiéis se despedem da imagem de
Nossa Senhora durante o Recírio






Emoção, fé e saudade. Foi com esse sentimento que milhares de fiéis se despediram da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, durante a última procissão do Círio 2011, o Recírio. A romaria, que é umas das mais rápidas da festividade, percorreu 650 metros, durou pouco mais de 45 minutos e segundo estimativa do Corpo de Bombeiros, atraiu cerca de 50 mil pessoas. Por ser considerada tranquila, era possível perceber a presença, em massa de pessoas idosas. “Não consigo mais acompanhar o domingo do Círio porque dá muita gente. Fico ansiosa esperando o Recírio chegar para poder ver a santinha de perto”, comentou a dona de casa Anita Ferreira, 77 anos.
Homens do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estavam atentos para atender a demanda necessária da romaria. “Nossa preocupação maior é com os idosos, até porque como a romaria é muito cedo, geralmente eles saem de casa sem comer nada e ficam fracos”, afirmou o coronel Sérgio Morais. Um hospital de campanha dos bombeiros foi montado na praça Santuário, unidades moveis também foram colocadas em pontos estratégicos. Além disso, homens da Polícia Militar e uma delegacia móvel da Policia Civil estavam a disposição da população que acompanhou a festa, que começou bem cedo.
Às 5h30 da manhã, os fiéis já lotavam a Basílica de Nazaré para acompanhar a subida da imagem original ao Glória, que passou 15 dias em um andor, na parte de baixo do altar-mor. Em seguida, uma missa campal foi realizada na Praça Santuário, em frente à Basílica, pelo arcebispo metropolitano Dom Alberto Taveira, pelo Arcebispo Emérito de Belém, Dom Vicente Zico e pelo bispo auxiliar Dom Teodoro Tavares. “Nós fizemos uma linda caminhada até aqui e hoje estamos nos despedindo de Nossa Senhora. Mas, as homenagens e a nossa devoção devem continuar durante o ano inteiro”, ressaltou Dom Alberto.
Segurando lenços brancos nas mãos, os devotos cantavam e rezavam prestando a última homenagem à Rainha da Amazônia. “Vim aqui para agradecer por toda graça que consegui alcançar. Também vim para me despedir e dizer para nossa mãezinha que nós encontraremos, com toda certeza no Círio do ano que vem”, disse a aposentada Maria Lúcia Torres, 68 anos. A Festa de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém .
Segurança e saúde – Durante a festividade, o Governo do Pará designou um efetivo de mais de 10 mil servidores para trabalhar durante todas procissões da Festa de Nazaré. A PM contou com um efetivo de 3.500 homens distribuídos em grupos. A Polícia Civil trabalhou com mais de 200 servidores, entre investigadores e técnicos de informática, além de duas delegacias móveis instaladas em pontos estratégicos.
O Corpo de Bombeiros colocou um efetivo de 1.300 homens para atuar durante as onze romarias. Na área da saúde, a estrutura da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) atuou com profissionais que trabalharam em parceria com outros profissionais do município e da Cruz Vermelha.
Bruna Campos – Secom
Ponto de venda de tijolos
é autuado pelo Imetropará
Um estabelecimento comercial do distrito de Mosqueiro foi autuado pelos fiscais do Imetropará por vender tijolos sem a identificação do fabricante. De acordo com portaria do Inmetro de 2005, os chamados blocos cerâmicos devem ser fabricados com informações sobre o fornecedor, além da altura, largura e comprimento. A falta de um desses dados é o suficiente para gerar multa. Na impossibilidade de se identificar o fabricante, é o comerciante quem assume o ônus da irregularidade.
Durante a fiscalização, é feita a verificação das informações obrigatórias e das medidas das amostras de acordo com o lote – em um lote de até 150 tijolos, são verificadas 13 amostras. Acima de 150, são 32. Há dois tipos de reprovação: por erro individual, quando uma amostra está abaixo da margem de erro, e por erro pela média das amostras analisadas. A multa varia de R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão de acordo com porte do estabelecimento e dano causado ao consumidor, entre outros critérios.
A fiscalização é feita junto aos fabricantes e nos pontos de venda. Em Santa Izabel, três cerâmicas foram visitadas e nenhum problema foi encontrado.
Adaucto Couto - Ascom/Imetropará
Fundação Tancredo Neves
recebe seminário sobre o Procultura
Representantes do Governo Federal, da Fundação Tancredo Neves, parlamentares e sociedade terão novo encontro no Cine Líbero Luxardo, nesta terça-feira, 25, das 14h às 18h, para debater e esclarecer o projeto de lei Procultura, em tramitação desde 2010 e ainda em análise nas comissões do Congresso Nacional. É mais uma rodada de um ciclo que vem sendo realizado há alguns meses na cidade, com programação aberta a todos interessados no tema.
O Procultura, que tem como principal objetivo a reforma da Lei Rouanet,  vem sendo apontado pelas frentes de atuação artística como um dispositivo de suma importância para o fomento cultural no país. De acordo com ativistas e pesquisadores da área, sua aprovação possibilitará aos artistas e instituições condições mais justas para a realização de projetos culturais.
O evento que acontecerá na Tancredo Neves discutirá e apresentará fundamentos sobre o “Custo Amazônico”, como forma de tentar convencer o Governo Federal a dedicar especial atenção à região Norte, no que tange às suas especificidades e particularidades, possibilitando, desta forma, um maior incremento para a cultura local.
Fatinha Silva, gerente de Linguagem Sonora da FCPTN, diz que a programação é uma forma de debater e esclarecer ao público aspectos importantes relacionados ao Projeto de Lei, as emendas já existentes e às peculiaridades dos gastos financeiros que  são necessários para que sejam realizados projetos culturais na Amazônia. “Este seminário é uma preparação para a Audiência Pública que acontecerá em Belém no dia 31 de outubro”, explica.
O QUE É?
Conhecida como Lei Rouanet, a Lei 8.313 existe desde 1991. Mas, apesar de ter como propósito fomentar a produção cultural brasileira, o dispositivo está sendo questionado quanto a sua abrangência. Diante disto, o governo federal apresentou o projeto de Lei 6722/2010, que aprovado, promoverá uma significativa reforma no setor, ampliando a capacidade de fomento a manifestações artísticas e aumentando as formas de acesso do produtor aos recursos destinados à cultura.
Serviço: O Seminário sobre o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura) é aberto ao público. Será realizado na terça-feira (25), de 14h às 18h, no Cine Líbero Luxardo, na Fundação Tancredo Neves. O encontro também transmitido pela internet, pelo endereço http://www.livestream.com/regionalnorteminc.
Hélio Granado - Ascom/FCPTN
Fomento a bibliotecas faz
parte da História do Centur
Implantar, dinamizar e modernizar espaços de leitura em todos os 143 municípios do Pará. Esta é a missão do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP). Criado pelo Decreto Estadual n° 5.766/1988 e reformulado pelo Decreto Estadual n° 1.436/2004, o órgão hoje faz parte da estrutura administrativa do Centur, e em pouco mais de duas décadas já ajudou a levar leitura gratuita para 139 localidades paraenses. Um trabalho nada fácil: muitas cidades não tinham sequer uma sala para guardar livros, nem pessoas capacitadas para atender o público.
As coisas mudaram bastante. Uma grande rede de parcerias e trocas de incentivos tem permitido o avanço constante de ações de fomento a centros de saber literário em todo o Estado. A boa notícia é que, muito em breve, deverá ser zerado o déficit de cidades sem bibliotecas no Pará. Acessibilidade à leitura e qualidade na prestação de serviços bibliotecários são as grandes premissas de todo esse processo.
O atual coordenador do SEBP, Guilherme Relvas, explica que este serviço é oferecido pela Fundação Tancredo Neves graças ao apoio do Governo do Estado do Pará. Ele diz que tudo se deve a um trabalho em grupo: o município disponibiliza o imóvel e o quadro funcional. Já o Governo Federal entra com a mobília, os equipamentos audiovisuais e o acervo – tudo isso com a ajuda de doações feitas pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Biblioteca Nacional. As ações são feitas com recurso do programa Mais Cultura.
Jornada do saber - O nascimento de uma biblioteca é sempre uma ação cercada de muitos cuidados. Para que o espaço finalmente comece a funcionar, é necessário muita organização: um grupo de servidores da Tancredo Neves viaja até os municípios que serão ajudados. Somente em 2011, o SEBP já precorreu aproximadamente 40 mil quilômetros de avião, balsa, barco e veículos terrestres. Relvas conta que algumas cidades tem acesso tão difícil que é preciso ir ao Estado do Amazonas de avião para, então, entrar novamente no Pará.
“A magnitude torna-se ainda mais expressiva ao considerarmos o tamanho do nosso Estado, com as suas inúmeras especificidades e que dificultam algumas das nossas atividades. Quando somei as distâncias, percebi que resultava em uma volta ao mundo!”, surpreende-se Relvas. O trabalho rendeu à equipe o apelido de “Os Caçadores de Bibliotecas”.
Combate ao déficit - O fluxo de crescimento no número de Bibliotecas Públicas no Estado iniciou na década de 60, prolongou-se pelos anos 80 e ganhou renovado fôlego agora em 2000. Em 2007, já havia 186 instituições de leitura no território paraense. Mas Relvas destaca que a quantidade de bibliotecas não é a mesma de municípios atingidos.
“Em janeiro de 2011, tínhamos 21 municípios sem bibliotecas, o que resulta em mais de meio milhão de paraenses sem acesso gratuito ao livro e à leitura e quase nenhum com livrarias. Sem contar que apenas uma biblioteca não é suficiente para cumprir a demanda municipal. Muita gente mora nas zonas rurais e não consegue chegar até as áreas urbanas”, comenta Relvas.
Graças aos esforços do Sistema Estadual, dezesseis destes municípios já possuem lugares onde se pode encontrar livros. A grande notícia a ser festejada é que, no dia 11 de novembro, autoridades paraenses se reunirão com representantes de outros Estados para anunciar o fim do déficit nacional. No mesmo dia será inaugurada uma Biblioteca em Afuá, na Ilha do Marajó, completando a missão do SEBP.
Mas os esforços por manter avivado o compromisso com a leitura não se encerram para os servidores da Fundação Tancredo Neves. “Mantemos uma rotina de visitas aos municípios mesmo depois das implantações para avaliar o estado dos espaços públicos de leitura que foram inaugurados. E não só isso. Também trabalhamos com a modernização destas bibliotecas”, finaliza Guilherme Relvas.
Hélio Granado - Ascom/FCPTN
Comando de Missões Especiais
da PM completa 12 anos
O Comando de Missões Especiais da Polícia Militar do Pará, comemorou no último dia 21 de outubro seu 12º aniversário de criação, em meio a uma solenidade realizada no Comando Geral da corporação. Autoridades, personalidades, o alto comando e ainda oficiais, praças, familiares e convidados prestigiaram o evento, que foi presidido pelo Coronel PM Carlos Augusto Oliveira da Silva, Subcomandante Geral da Polícia Militar.
A tropa do CME foi  representada por militares do Regimento de Polícia Montada, Batalhão de Operações Táticas, Batalhão de Polícia de Choque, Companhia Independente de Policiamento com Cães, Companhia de Operações Especiais, Companhia de Polícia Fluvial e Grupamento Aéreo.
Um dos destaques do evento, que condecorou com a Medalha de Bons serviços, a Láurea do Mérito Pessoal e o Diploma de Reconhecimento personalidades civis e militares que se destacaram na colaboração ao trabalho policial militar, foi a grande presença de crianças das Escolas N. Sra. Auxiliadora, Clube de Mães e Escola Adventista da Marambaia, que estiveram no Comando da PM em mais uma demonstração de proximidade da corporação com as novas gerações de cidadãos, atividade que visa também fortalecer os laços com a comunidade.
A Medalha de Bons Serviços é destinada a policiais militares com 10 e 20 anos de corporação e que ao longo de seu período de efetivo serviço na tropa tem se destacado nas atividades que exercem. Reconhecimento por serviços prestados à PM  também a prerrogativa da Láurea do Mérito Pessoal , já o Diploma foi uma iniciativa do Comandante do CME, Coronel PM Lázaro Saraiva, para valorizar o apoio de personalidades, tanto militares quanto civis, que contribuíram para as atividades do Comando de Missões Especiais.
Leno Carmo - Ascom/PM
Biblioteca da EGPA prorroga
devoluções na Semana do Servidor
Em comemoração pelo Dia do Servidor Público, a Biblioteca Irmã Dorothy,que funciona na Escola de Governo do Para, vai conceder um tempo maior para  empréstimos de publicações. Entre os dias 25 e 27, o prazo para devolução de livros, periódicos, materiais multimídia e outros títulos será de dez, e não mais de sete dias. A iniciativa visa o estímulo ao hábito da leitura, fator que também essencial ao processo de qualificação desenvolvido pela EGPA.
A Biblioteca Irmã Dorothy disponibiliza o empréstimo domiciliar à toda rede de servidores efetivos do Estado e, por ter caráter público, oferece serviço de consulta local a qualquer cidadão. Para fazer empréstimos, reservas e levantamentos bibliográficos o servidor precisa apenas fazer sua inscrição, apresentando cópias da carteira de identidade, do último contracheque e de um comprovante de residência.
O espaço foi inaugurado em 2008 com o objetivo de promover o acesso à informação e servir de suporte para o aprendizado dos servidores. A biblioteca reúne um acervo geral de 2.334 exemplares com abrangência em diversas áreas, tais como:Administração Pública, Arte, Biografia, Direito, Economia, Educação, Filosofia, História, Literatura, Meio Ambiente, Psicologia, Saúde, Sociologia, Turismo.
Serviço: A Biblioteca Irmã Dorothy funciona nas dependências da Escola de Governo do Estado do Pará, localizada na avenida Almirante Barroso, 4314. O telefone para contato é (91) 3214-6820 (ramal 6862). E-mail: biblioteca@egpa.pa.gov.br. O funcionamento regular é de segunda a sexta-feira, no horário de 08h as 17h.
Daniele Brabo - Ascom/EGPA

Frutal é espaço de premiações
e perspectivas para a Uepa
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) concluiu sua participação na Frutal Amazônia e Flor Pará 2011 com três trabalhos, apresentados pelo curso de Tecnologia Agroindustrial - Alimentos, premiados em primeiro, segundo e terceiros lugares. A programação da feira, realizada entre os dias 20 e 23 de outubro no Hangar, pela Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) e pelo Instituto de Desenvolvimento da Fruticultura e Agroindústria (Frutal), contou com a presença da Uepa pelo terceiro ano consecutivo. Dentre as instituição de ensino convidadas, foi a que mais apresentou trabalhos científicos.
"Conseguimos dois, dos 300 estandes da programação, e levamos projetos desenvolvidos pelos alunos de TA, além de informações gerais sobre o curso. Também reservamos uma área para apresentar a Empresa Júnior do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), ao qual o curso de Tecnologia Agroindustrial é ligado, que se chama 'Holística'. Participamos de um congresso paralelo realizado durante o Frutal e que estimulou as universidades a apresentarem trabalhos. Só a Uepa entrou nessa programação específica com 18 deles, um número superior ao apresentado por outras instituições", relata o coordenador de TA, Márcio Franck de Figueiredo.
Os primeiro e segundo lugares foram para alunos de Belém e renderam um notebook para cada um, enquanto que o terceiro lugar, concedido a um estudante da Uepa de Marabá, ganhou uma câmera digital. "Foi uma oportunidade muito boa que tivemos de divulgar um curso cujas atribuições envolvem o desenvovimento de tecnologia de produtos e consequente agregação de maior valor à matéria prima regional, no caso de fruticultura. A Uepa leva o curso de TA a sete regiões do Estado, e estar no Frutal proporcionou, por exemplo, que o pessoal da agroindústria de Redenção que visitou a feira soubesse que nós estamos no interior e aptos a estabelecer parcerias para o desenvolvimento de novos projetos", detalhou Franck.
"Houve uma aproximação real com a própria Sagri, que acabou conhecendo o que nós, da Uepa, temos a oferecer para o desenvolvimento da agroindústria deste Estado. A partir do Frutal, com certeza nós nos reuniremos para elaborar novas projetos", declarou o coordenador.
Carolina Menezes - Ascom/Uepa
Estação funciona
normalmente no Recírio
A OS Pará 2000 que administra a Estação das Docas, informa ao público em geral que na segunda-feira, 24, feriado local pelo Dia do Comerciário e Recírio, o funcionamento vai ser normal. A partir das 12h, os restaurantes, bares e lojas da Estação estarão abertos ao público até meia noite. Já o Mangal das Garças estará fechado, como já é de costume na segunda-feira, para manutenção do parque.
Projeto "Mulheres Policiais" será
homenageado na Assembleia
Legislativa do Pará
Uma sessão solene programada para o dia 27 de outubro, vai homenagear no plenário da Assembleia Legislativa do Pará os 30 anos da presença feminina nos quadros da Polícia Militar do Pará. O projeto "Mulheres Policiais - 30 anos" também terá uma programação comemorativa que culminará em 2012, com diversas atividades alusivas. A sessão foi proposta pela deputada estadual Ana Cunha e terá início às 9 horas.
 O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Mário Solano, estará presente no evento e ratifica o convite às mulheres policiais, da ativa e da inativas, para se fazerem presente em mais este importante momento de reconhecimento e valorização profissional consolidado ao longo de três décadas de dedicação à corporação.
IAP sedia II Módulo do Curso para
Regentes de Bandas e Fanfarras
De 22 a 25 de outubro acontece, no Instituto de Artes do Pará, o II módulo do Curso de capacitação para Regentes de Bandas e Fanfarras das escolas da rede pública estadual. O curso terá como ministrante o maestro Vantoil de Souza Junior, do Rio de Janeiro, diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (RJ). Ao todo, 44 regentes participarão do curso na sala multimeios do IAP, no horário de 14h as 20h.
O IAP busca a capacitação técnica dos regentes com a finalidade de resgatar os grupos que atuam nas escolas estaduais e que se esforçam para manter viva uma cultura que vem perdendo espaço devido à falta de incentivo para a categoria. O projeto do Governo do Estado do Pará, realizado pelo IAP e Seduc, dotará também as bandas com instrumentos e cursos de aperfeiçoamento.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...