Total de visualizações de página

terça-feira, outubro 25, 2011

AÇÕES DA PREFEITURA DE BELÉM NESTA TERÇA-FEIRA

Escola de Governo de Belém
comemora Dia do Servidor Público
Em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado no próximo dia 28 de outubro, a Escola de Gestão Pública do Município de Belém (EGP) preparou uma extensa programação durante uma semana para os servidores municipais.
 A partir desta quarta-feira (26), tem início um ciclo de palestras com temas relevantes para o funcionalismo público. Entre eles, o tema Mudança de Comportamento, que será ministrado pela Doutora em Psicologia, e servidora do Samu, Carla Casado. Outro assunto abordado será o Estatuto do Servidor, em palestra ministrada pelo advogado e servidor da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Rui Paiva.
 Durante a semana, acontece ainda um minicurso sobre Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho, ministrado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), além da Exposição Fotográfica “Fé à Serviço da Crença”.
 Já na quinta-feira (27), a EGP de Belém serão palco dos capoeiristas de Belém, com apresentação da roda de capoeira, com o mestre Laíca.
 Veja abaixo a programação completa:
 Palestra I
Tema: Mudança de Comportamento.
Ministrante: Carla Casado, Dra. Em Psicologia e servidora do SAMU.
Data: 26/10 das 10h às 12h
 Palestra II
Tema: Estatuto do Servidor
Ministrante: Rui Paiva, Advogado e servidor da Semad.
Data: 26/10 das 9h às 12h
 Minicurso:
Tema: Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho
Ministrante: Técnicos do Cerest
Data: de 25 e 27/10 das 8h30 às 12h30
 Atividade Lúdica:
Tema: Roda de Capoeira
Responsáveis: Mestre Laíca e Marta Cunha (servidora da Sesma, ABS)
Data: 27/10, 8h às 12h.
 Atividade Cultural – Exposição Fotográfica
Tema: A Fé à Serviço da Crença
Responsáveis: Fabíola Monteiro e Lucas Queiroz (Curadores) e equipe técnica da EGP
Data: de 26 a 31/10
Seurb celebra o Dia do Servidor
com evento de estética e saúde
 No próximo dia 28 de outubro é comemorado o Dia do Servidor Público. Para homenagear os seus funcionários, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), em parceria com o Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb), Instituto Embeleze e Action Laser, preparou uma programação especial entre os dias 25 e 27 deste mês, na sede da secretaria, e nos dias 10 e 11 de novembro no Departamento de Necrópoles (Dane), no Cemitério de Santa Izabel.
 Nesta terça-feira (25), a Seurb promoveu corte de cabelo masculino e feminino, escova feminina e maquiagem com os voluntários da Embeleze. Amanhã (26), os serviços prestados serão de vacinação, medição de Pressão Arterial e de Glicemia, com a presença dos voluntários do Ipamb. Já na quinta-feira (27), acontecerá uma palestra com os voluntários da Action Laser sobre o tabagismo, com medição de monóxido de carbono (tabaco) no organismo dos participantes.
 De acordo com Alice Tabosa, chefe do Departamento de Recursos Humanos da Seurb, esta iniciativa é uma forma de celebrar a data no órgão. “A ideia deste evento partiu do nosso departamento com o apoio do secretário, Fernando Pereira, como forma de presentear os nossos funcionários pelo seu dia, levando a eles serviços de beleza e saúde”, ressalta Alice.
 A funcionária Brenda Mesquita, que participou pela manhã da programação fazendo chapinha no cabelo e maquiagem, fala da importância do evento na Seurb. “Este evento foi um ponto positivo, porque estimula as servidoras a continuar cuidando de sua beleza e de sua saúde, além de nos deixar informados sobre a questão do tabagismo, que afeta a vida de muitos dos nossos colegas”.
 Além destes serviços, haverá o “Cine Pipoca” com apresentação de um filme relacionado ao tema superação.

Texto: Waldecir Nunes – Ascom Seurb
AMA leva educação ambiental
para as praias de Outeiro
 Os barraqueiros da Praia Grande, em Outeiro, responderam de forma positiva ao trabalho de educação ambiental proposto pela equipe do projeto Agentes e Monitores Ambientais (AMA), mantido pela Fundação Escola Bosque - Funbosque.
 Esta semana, professores e alunos da instituição percorreram a orla visitando as barracas e recolhendo garrafas pet. Eles contaram com o apoio de muitos comerciantes locais que  haviam se comprometido anteriormente em separar este tipo de material. O objetivo do AMA é construir uma trilha ecopedagógica em área da escola. A proposta, entretanto, se estende para a conscientização ambiental e preservação das praias da ilha.
 A atividade de sensibilização na Praia Grande, a mais visitada de Outeiro, foi feita na primeira semana de outubro. Os alunos da escola, sob orientação dos professores Elias Gomes e Célio Costa, conversaram com os barraqueiros explicando o propósito do AMA e distribuíram sacos plásticos para o recolhimento das garrafas.
 Nesta segunda-feira (24), foi o dia de recolher o material solicitado. Além dos recipientes, os comerciantes também apresentaram algumas idéias. Uma delas foi proposta por Ricardo Lisboa, da barraca Marulhos. Ele sugeriu a organização de uma oficina para reaproveitamento de pets e latinhas, direcionada para os adolescentes de Outeiro e que fosse realizada na própria praia. “É preciso dar ocupação pra essa garotada”, justificou.
 “Seria bom que todos se preocupassem em manter a praia limpa. Não é porque somos um país considerado de terceiro mundo que precisamos morar em um local sujo”, opinou Rosa Modesto, presidente da Associação de Comerciantes e Barraqueiros de Outeiro. Ela revelou que a limpeza da orla é uma de suas preocupações diárias e que costuma conversar sobre este assunto com os banhistas que freqüentam o local. “É gratificante saber que a Escola Bosque está do nosso lado, mais próxima da comunidade”, concluiu.
 A sede da Funbosque já é recortada por trilhas. A área sensorial que está sendo trabalhada destina-se a atender as necessidades dos portadores de deficiência. O trabalho do AMA conta com parceira do Conselho Nacional de Seringueiros (CNS) e Projeto Ariri Vivo.

Texto: Lucirene Gomes
Projeto Despertar apresenta
dança folclórica no Ceará
 Mais de 20 bailarinas do Projeto Despertar na Terceira Idade da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) viajam, nesta quinta-feira (27), para o Ceará onde farão quatro apresentações entre os dias 28 deste mês e 01 de novembro.
Em Fortaleza, as idosas irão apresentar danças folclóricas paraenses no Museu da Cachaça, no Centro Cultural Dragão do Mar e no Baile da 3ª Idade do Círculo Militar. A última apresentação será em Maranguape na escola particular do município São José.
Vigilância Sanitária de Belém
interdita pontos de açaí irregulares




Pontos de venda de açaí nos bairros do Telégrafo e Jurunas foram interditados, em fiscalização do Departamento de Vigilância Sanitária, na manhã desta terça-feira (25). As fiscalizações são parte dos trabalhos rotineiros do Departamento, que avalia a estrutura dos estabelecimentos, condições higiênicas e sanitárias, além de documentos de funcionamento e que somente no ano de 2011, já interditou e fechou mais de 20 pontos de venda de açaí que funcionavam de forma irregular.
 Estes estabelecimentos interditados pelo Devisa, entre os meses de janeiro e outubro de 2011, desrespeitavam as regras mais básicas das exigências de funcionamento. Não tinham documentação adequada emitida pela Vigilância Sanitária, não obedeciam as condições mínimas de higiene, além de não contar com a estrutura básica de funcionamento e manipulação correta do fruto, assim possibilitando contaminação do alimento.
 Segundo Roberval Feio, diretor geral da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), que acompanhava o trabalho do Devisa, a importância do trabalho é garantir a saúde pública da população de Belém. “Não temos a intenção de prejudicar ninguém. Nossa preocupação fundamental é a preservação da saúde e do bem estar da população de Belém, que é mais importante de tudo, portanto não podemos permitir que mesmo inadvertidamente, a saúde de nossos cidadãos corra riscos”, afirmou.
 Nesta terça-feira (25), dentre os pontos de venda de açaí fiscalizados no bairro do Telegrafo, estavam os quatro pontos notificados, na ultima sexta-feira (21), por suspeita, ainda sem confirmação, de contaminação pela Doença de Chagas. Nesta ocasião, estes comércios de açaí foram notificados a encerrar suas atividades no espaço de tempo mais breve possível, pois além da suspeita da doença, não tinham documentação adequada, nem condições higiênicas satisfatórias para funcionamento. Os pontos, que hoje já estavam fechados, no momento da chegada dos fiscais do Devisa, receberam em suas portas avisos e adesivos de interdição.
 “Acima de tudo, a Vigilância Sanitária esclarece que estes pontos foram interditados não somente pela suspeita de contaminação por Chagas, mas também, por que dentro de nosso trabalho rotineiro nos pontos de açaí estes quatro locais não tinham documentação nem condições de higiene, além de funcionarem em um espaço inadequado e não adaptado corretamente, assim possibilitando a ações de agente que possam vir a contaminar o produto que seria comercializado para a população de Belém. Situações que iam contra o Regulamento 218 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que versa sobre o tratamento à frutos e vegetais.”, concluiu Patrícia Pina, Diretora da Vigilância Sanitária de Belém.
 Já no bairro do Jurunas, a Vigilância Sanitária visitou três pontos de venda de açaí, na avenida Fernando Guilhon, nas proximidades da Avenida Bernardo Sayão. No primeiro local vistoriado pelos fiscais da Vigilância, foram encontradas inúmeras irregularidades. O ambiente estava sujo, o fruto do açaí não era higienizado de forma correta, o ambiente era todo de madeira, quando que o recomendado pelo Devisa é que seja totalmente azulejado para evitar contaminações por sujeira, além de que a pessoa que manipulava o alimento não usava luvas, nem touca e nem fazia a limpeza das mãos.
 Havia ainda espalhada pelo local, fiação elétrica exposta e suja, o forro do ambiente era inadequado, de onde poderiam cair objetos e sujeira no açaí que era preparado. O Local foi interditado em virtude das irregularidades graves encontradas. O dono do estabelecimento não quis falar com a reportagem.  Em uma passagem próxima ao local, os fiscais da Vigilância visitaram ainda dois outros pontos de venda, no primeiro, quando os fiscais chegaram ao estabelecimento, ele havia sido fechado minutos antes e em outro que funcionavam em condições mais regulares, os fiscais realizaram apenas orientações aos funcionários.

Texto: Fernando Rodrigo Diniz - Ascom Sesma
Fotos: Alzyr Quaresma
Ipamb promove seminário
sobre Previdência
O Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb) promove nesta quarta (26) e quinta-feira (27), no hotel Beira Rio, um seminário que tratará do sistema previdenciário municipal. Participarão todos os chefes de Departamentos de Recursos Humanos da Prefeitura de Belém e dirigentes de órgãos.
 Amanhã, a abertura será feita pelo presidente do Ipamb, Oseas Silva Jr., e pelo diretor financeiro do Instituto, Janilson Martins. Logo depois, às 9h45, haverá palestra com o auditor fiscal da Receita Federal, Miguel Antônio Fernandes Chaves, que tratará de temas como organização do sistema previdenciário brasileiro; normas constitucionais relacionadas à previdência do servidor; legislação aplicável ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS); e Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP).
 Após intervalo para o lanche, às 11h15 o auditor fiscal falará sobre auditoria do MPS; instituição de RPPS; unidade gestora do RPPS; e avaliação atuarial. A partir das 14h, a consultora Rosália Magadar proferirá palestra sobre “Benefícios Previdenciários no RPPS”.
 No dia 27, Rosália Magadar abre o dia de trabalhos com a palestra “Temas Polêmicos para a concessão dos Benefícios Previdenciários”. Às 14h, o auditor fiscal Miguel Antônio Fernandes Chaves fala de escrituração contábil; custeio; aplicações financeira; demonstrativos obrigatórios; utilização dos recursos previdenciários; compensação previdenciária; e recomendações para melhoria da gestão do RPPS. O evento será encerrado às 18h.
Agência Distrital prepara
cemitérios para finados
Os cemitérios de Santa Izabel de Icoaraci e Tapanã, administrados pela Agência Distrital de Icoaraci (Adic) estão recebendo melhorias visando à visitação pelo Dia de Finados, em 2 de novembro. No cemitério de Santa Isabel, que fica na Travessa Itaboraí entre Santa Izabel e 2 de dezembro, os agentes de serviços urbanos da Adic realizam serviços de limpeza interna e externa para deixar o local pronto para receber os cerca de 15 mil visitantes esperados no Dia de Finados.
 Além da roçagem do mato, da pintura do muro externo, podagem das árvores, a capela do cemitério receberá pintura nova. Os portões serão abertos às 7 horas da manhã e a visitação encerra às 17h.
 Na abertura dos portões os visitantes serão recebidos pelo coral e banda da Assembléia de Deus que vão tocar hinos evangélicos para dar mais conforto às pessoas que estiverem reverenciando seus entes falecidos. Duas missas estão programadas para acontecer na capela do cemitério, uma às 9h e outra às 16h. No intervalo entre as duas missas o coral e banda da Assembleia de Deus voltam a se apresentar.
 A segurança dos visitantes será feita por agentes da Guarda Municipal e Polícia Militar. O trânsito no entorno do cemitério será orientado por agentes da CTBel, que terão apoio do Corpo de Bombeiros. Segundo a administradora do cemitério, Maria Tenório,a expectativa é que na próxima sexta-feira (28), todos os serviços já estejam concluídos. A necrópole de Santa Izabel de Icoaraci possui 11 mil túmulos, onde estão sepultados cerca de 40 mil pessoas do distrito e ilhas próximas. O cemitério data do início do século XIX e é considerado um dos mais antigos de Belém.
 Tapanã – O cemitério público do Tapanã, localizado na Rodovia do Tapanã, vai abrir os portões mais cedo, às 6h e deve encerrar as visitas por volta das 17 horas. Seis roçadeiras estão sendo usadas para deixar o local pronto para receber cerca de 30 mil pessoas que devem visitar o local no Dia de Finados. A segurança será reforçada por agentes da Guarda Municipal e Polícia Militar, além de agentes da CTBel.
 Segundo a administradora do cemitério, Fátima Valente, uma equipe da administração vai estar de plantão para ajudar os visitantes e localizarem as sepulturas. “Por ser um local muito grande, muitas pessoas acabam se perdendo na localização das sepulturas. Nesses casos, os nossos funcionários estarão prontos a ajudar”, informou. 
 O cemitério do Tapanã possui 24 mil sepulturas rotativas e 5.900 ossuários personalizados, além dos ossuários comuns para quem não pode pagar pelo serviço. Com 10 hectares, o espaço foi projetado para atender justamente as pessoas mais pobres. O fato de ser rotativo também contribui para que o local continue atendendo o maior número possível de pessoas. 

Texto: Ronaldo Quadros-Ascom Adic
Edição: Comus
Ecomuseu da Amazônia
recebe consultor internacional
Hugues de Varine-Bohan, especialista em gestão de projetos e desenvolvimento local, está em Belém para participar de programação coordenada pelo Ecomuseu da Amazônia, instituição vinculada à Fundação Escola Bosque. Varine, membro fundador do Movimento Internacional para uma Nova Museologia e presidente honorário do Ecomuseu do Creusot, na França, também participará da discussão para realização do IV Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários, marcado para junho do próximo ano, em Belém.
 A programação desta terça, 25, acontece no auditório Mariano Klautau de Araújo, da Funbosque. Será uma consultoria às ações desenvolvidas pela equipe e comunidades nas áreas de atuação do Projeto Ecomuseu da Amazônia. Na quarta,27, serão feitas visitas às instituições públicas de Belém.
 A equipe do Ecomuseu da Amazônia, tendo à frente a professora Terezinha Resende, explica que esse programa será importante para reafirmação do compromisso com as metas traçadas pela instituição, que se fundamentam na transmissão do conhecimento, hábitos, valores e costumes entre as gerações.
  
Contatos: Lucirene Gomes (Ascom Funbosque-9161 5472)
Prefeitura homenageia
merendeiras de Belém
Para valorizar e incentivar a qualificação cada vez maior dos profissionais responsáveis pela merenda escolar no município de Belém, a Fundação Municipal de Assistência ao Estudante, responsável pela execução do Programa Nacional  de Alimentação Escolar-PNAE realiza anualmente a Festa em Homenagem aos Manipuladores de Alimentos, evento que já faz parte do calendário de ações da PMB/Fmae em homenagem ao Dia do Servidor Público,comemorado em 28 de outubro.
 Durante a programação cerca de 800 servidores participam das atividades que se constituem de brincadeiras, danças e sorteios de brindes.
 Este ano, atendendo a solicitações, a Fmae  promoverá dois eventos: para os Manipuladores de Alimentos de Belém, no dia 27/10/2011, das 13 às 18 h, na Agremiação Carnavalesca Recreativa e Cultural Quem São Eles; e para os Manipuladores de Alimentos de Mosqueiro, no dia 05/11/2011, das 13 às 18 h, na Quadra do Barulho, em Carananduba, Ilha de Mosqueiro.
 A Fundação Municipal de Assistência ao Estudante – Fmae foi, criada pela Lei nº 7.347 de 14 de outubro de 1986, alterada pela Lei nº 7.458 de 18 de Julho de 1989. Atualmente a fundação atende com alimentação escolar 147 Unidades de Educação distribuídas nas zonas urbana e rural totalizando aproximadamente 82.000 refeições diárias preparadas pelos Manipuladores de Alimentos (Merendeiras) nas cozinhas e copas das Unidades.
 A operacionalização do PNAE nas Unidades depende do compromisso e responsabilidade desses servidores que têm a responsabilidade de receber e armazenar os gêneros, preparar e distribuir a alimentação aos alunos, de modo que o Programa atinja os seus objetivos.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...