A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) realizou no período de 26 a 28, em Santarém, as Oficinas Regionais de Transferência de Renda e Operadores do Suas. O treinamento objetiva capacitar gestores, técnicos, coordenadores do CadÚnico/PBF e conselheiros municipais na operacionalização dos serviços, benefícios e programas socioassistenciais.
De acordo com a diretora de Renda e Cidadania da Seas, Suely Barros, “esse é o momento que os gestores e operadores do sistema devem trocar ideias e tirar suas dúvidas”. Ainda de acordo com a diretora, é necessário unir renda e serviços de modo a potencializar a capacidade das famílias conquistarem sua autonomia. “Capacitar os gestores municipais é essencial para que as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social possam ser cadastradas no sistema e assim receberem o beneficio de acordo com suas situações”, destacou Tetê Santos, titular da Seas.
A Caixa Econômica Federal, responsável pelo repasse financeiro dos benefícios, dentre eles o Bolsa Família, participou da Oficina com palestra ministrada por Letícia Barros, que discorreu sobre o tema “Operacionalização da Versão 7 on line do cadastro – Avanços com a implantação da Base Nacional e Canais de Atendimento e pagamentos do Programa Bolsa família”. Para a representante da Caixa, “a capacitação é a rede direta que eles têm com os gestores municipais”. Dentre as principais dúvidas dos gestores, estava a migração do CadÚnico para a nova versão 7, onde muitos encontraram problemas no cadastramento das famílias.
A capacitação já ocorreu em Marabá e Belém e atendeu mais de 300 gestores municipais. O próximo treinamento acontecerá em Altamira no período de 16 a 18 de novembro deste ano.
Inara Soares - Ascom Seas
Nenhum comentário:
Postar um comentário