Total de visualizações de página

segunda-feira, outubro 31, 2011

Salão do Livro do Baixo Amazonas chega à quarta edição


Com a expansão do maior evento literário da Região Norte aos municípios paraenses, a cidade de Santarém recebe, entre os dias 16 e 20 de novembro, o IV Salão do Livro do Baixo Amazonas. O evento, que faz parte da programação da Feira Pan-Amazônica do Livro nos municípios paraenses, é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Dentre as principais atrações do IV Salão do Livro do Baixo Amazonas, estão confirmadas as presenças do professor Carlos Rodrigues Brandão e do escritor Leonardo Guelman, presidente do movimento “Rio com Gentileza”. Brandão ministrará oficina para os educadores e participará do Encontro Literário com o público. É especialista na área de Educação e Antropologia e há mais de 15 anos dedica-se ativamente à educação ambiental. É o autor de ‘Aqui é onde moro. Aqui nós vivemos”. O escritor Leonardo Guelman, que fala sobre os valores universais do profeta Gentileza, irá coordenar a programação Viver com Gentileza, supervisionando as oficinas: Da Palavra (com o poeta Dado Amaral), e as oficinas do Grafite, do Catavento e das Danças Circulares, estas ministradas por artistas locais.
Também participam do salão literário Daniel Leite, escritor paraense que lançou recentemente o livro “Peso Vero”; o doutor Aluisio Almeida, na discussão sobre o tema família, no Papo Cabeça; e Lília Chaves, professora e estudiosa da obra da poeta Dulcinéa Paraense - a homenageada na versão 2011 da Feira Pan-Amazônica do Livro. A programação infantil fica por conta da atriz e cantora, Ester Sá.
O salão literário mantém o foco de ter o livro como personagem principal do evento. Para isso, mais de 50 expositores participam da programação e proporcionam um contato mais estreito da população com o mercado editorial. “O Salão do Livro é o maior evento literário da região. Realizado em Santarém, a programação é também destinada aos 18 municípios que compõem o Baixo Amazonas, tendo excelente visitação e ótima participação de alunos e professores”, conta a diretora de Cultura da Secult, Ana Catarina Peixoto.
Na programação musical, a presença do músico Sebastião Tapajós e da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho, que toca na abertura do evento. O show musical da compositora Bia Bedran, ‘Cabeça de Vento’, consolida os 35 anos de carreira dedicados ao público infantil, com 10 livros lançados, 8 CDs com histórias populares e canções de sua autoria, e 2 DVDs gravados ao vivo, voltados para a mesma temática. Bia Bedran apresentou os programas ‘Canta-Conto’ e ‘Lá vem História’, na TV Brasil RJ e TV Cultura de São Paulo.
Além da exposição de livrarias e distribuidoras, o IV Salão do Livro também promove oficinas, seminários, palestras, exposições de artes plásticas e apresentações artísticas. Quanto às escolas e professores, a parceria entre Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Banco do Estado do Pará (Banpará) se repete com o Cred Livro no valor de R$ 200,00. O crédito proporciona a aquisição de livros nos estandes do salão, beneficiando mais de dois mil professores. Há também o crédito aos professores da rede municipal por meio da Prefeitura de Santarém, em valor que deve ser anunciado esta semana.
“O IV Salão do Livro do Baixo Amazonas é fundamental para o fomento, para o incentivo do hábito da leitura, não só para o município de Santarém, como também para Óbidos, Monte Alegre, Oriximiná, Itaituba, Belterra, Juruti, entre outros próximos. O importante é manter a continuidade do salão para esta e as próximas gerações”, enfatiza a secretária de Cultura do Município de Santarém, Jarle Aguiar.
O salão acontece no Parque da Cidade, no Espaço Pérola do Tapajós, ambiente refrigerado com 3.600 m², entre estandes, editoras, livrarias, praça de alimentação, espaço infantil e o Ponto de Cultura Poraquê. Entre os representantes do mercado editorial, estarão presentes a Editora Cortez, Editora Record e a Editora Selecta, com o espaço Selecta Acadêmica, que traz bibliografia voltada para os cursos universitários que estão localizados na região. É a oportunidade para as universidades e as escolas ampliarem os acervos que demandam atualização e ampliação freqüente.
O IV Salão do Livro do Baixo Amazonas tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Santarém, Associação Brasileira para a Difusão do Livro (ABDL), escolas particulares e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A abertura acontece no dia 16 de novembro, às 9h, com apresentações musicais. O horário de visitação ao Salão do Livro vai de 9h as 22h, com entrada franca.
 Augusto Pacheco - Ascom/Secult

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...