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quinta-feira, outubro 27, 2011

TURISMO PARAENSE invade a Argentina

Paratur lança o Plano
Estratégico de Turismo do Estado
O governador Simão Jatene e o presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes, lançam no próximo dia 11, em Belém, o Plano Ver-o-Pará - Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará, que vai nortear as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento do setor. O plano consiste numa importante ferramenta de geração de emprego e renda e de melhoria de qualidade de vida para os que estão  ligados direta e indiretamente a essa cadeia produtiva.
O lançamento, que seria no dia 31 de outubro, foi adiado para o dia 11 de novembro, às 17 horas, no Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas. A cerimônia reunirá quase 600 convidados, entre profissionais da área, empresários, entidades ligadas ao turismo, intelectuais, artistas, imprensa especializada, lideranças políticas e outros.
Lançado em outubro de 2001, o Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado foi elaborado com a consultoria da empresa espanhola THR. “Esse Plano deu as diretrizes para as políticas de investimentos no turismo do Pará, que detém cerca de 50% dos atrativos turísticos de toda a Amazônia. "Dez anos depois estamos lançando o Plano Estratégico do Turismo, que continua tendo o condão do desenvolvimento, mas terá seu foco nos mercados. Vamos trabalhar também os produtos que o Pará oferece, a exemplo do Círio de Nazaré, do ecoturismo nas seis regiões turísticas", diz Adenauer Góes.
O titular da Paratur explica que em 2010, por exemplo, a França foi responsável pelo fluxo de 14,2% dos turistas que visitaram o Pará, os Estados Unidos por 11,2%, a Itália por 10,2%, Alemanha por 8,9% e a Argentina por 5%, ficando outros países com fluxos menores. Adenauer diz que uma das metas do Plano é aumentar tanto a quantidade de turistas, que hoje ultrapassa 600 mil por ano - sendo quase 73 mil só no período do Círio, em outubro - quanto o tempo de permanência deles em Belém e demais regiões turísticas.
“Considero que para você trabalhar quer como gestão pública quer como gestão empresarial é fundamental ter planejamento. O Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará  vem ao encontro dessa necessidade de termos planejamento. Por isso, para construi-lo, recorremos a uma empresa de consultoria espanhola, a Chias Marketing, que tem larga experiência nessa área. Já atuou inclusive em projetos do Ministério do Turismo, da Embratur e em países como a Argentina e estados brasileiros como Minas Gerais e Espírito Santo. Vale ressaltar, também, que o Plano foi elaborado a partir da consulta pública de todo o trade, passando pelos gestores públicos dos  municípios paraenses, empresários, sociedade civil, lideranças políticas e outros segmentos que fazem a cadeia produtiva do turismo”, argumenta Adenauer.
O Plano Estratégico do Turismo Paraense aborda desenvolvimento e marketing e aponta dois eixos prioritários: a promoção do turismo paraense nos mercados prioritários - tanto regional, como nacional e internacional -, utilizando ferramentas de inteligência de mercado, bem como o desenvolvimento de novos produtos turísticos e fortalecimento dos produtos turísticos atuais.
Marca e Website – Dia 11 também será lançada a nova marca turística do Pará e o novo site de promoção turística do Estado, elaborado por meio de uma parceria entre Paratur e Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa). Na ocasião acontece, ainda, a 54ª Reunião do Fórum Estadual de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur).
Benigna Soares - Ascom/Paratur
Paratur divulga o Pará na
Feira Internacional de
Turismo na Argentina
O turismo paraense fica em destaque para a toda a América Latina de 29 deste mês a 01 de novembro, durante a XVI FIT - Feira Internacional de Turismo da América Latina 2011 - que acontece na La Rural, espaço de feiras de Buenos Aires, Argentina.  A participação do Pará é uma iniciativa da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), por meio da Gerência Geral de Marketing via Gerência de Assuntos Internacionais.
O evento se apresenta como uma vitrine mundial de destinos e produtos turísticos e representa um canal de valorização e potencialização da atividade, no qual são realizados o acompanhamento e a divulgação de ação do setor visando sua expansão e contribuindo para a renovação da oferta turística, ocasionando a indicação de novas tendências de negócios no setor.
De acordo com Lorena Aguiar, da gerência internacional da Paratur, a participação no evento tem como objetivo aumentar o número de turistas procedentes da Argentina  que visitam o Pará. Ela explica que, em 2010 a FIT recebeu 88.907 pessoas, sendo 55.832 publico final e 33.705 profissionais.
Entre 2003 e 2010 a entrada de divisas geradas por turistas no  Brasil atingiu a cifra recorde de US$ 5,9 bilhões.A Embratur junto ao Comitê Descubra Brasil, tem como objetivo consolidar o país como principal destino turístico dos argentinos, além de buscar alternativas para aumentar o fluxo entre os dois países com vistas à Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Segundo o IPK – International Travel Monitor em 2009 os argentinos realizaram 5,2 milhões de viagens internacionais, sendo que 72% foram para a América do Sul. O Brasil respondeu por mais de 23,8% de todas as viagens internacionais dos argentinos, o que tornou o país o mais importante destino internacional para os argentinos. Neste contexto o Pará  recebeu parte desse fluxo. Em setembro deste ano, por exemplo, sediou em Belém o amistoso entre o Brasil e Argentina, aquecendo a economia local e incrementando a taxa de ocupação hoteleira que se aproximou aos 100%.
 Segundo estatísticas da Paratur, os países que emitem o maior percentual de turistas ao Parásão oriundos da França e dos departamentos franceses com 14,2%, os Estados Unidos (11%) Itália (10%), Alemanha (8,9%) e a Argentina com 5%. Também fortaleceu esse fluxo em 2011 a recepção de 12 dos principais veículos de comunicação da Argentina no mês de setembro, durante o XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), prestigiado por veículos como Diário de La Nacion, Guia Lonely Planet, programa de Rádio Simplesmente Brasil, entre outros.
 FIT – A Feira Internacional de Turismo da América Latina 2011possui ainda programa com ações e ofertas variadas em matéria turística, que se estendem desde exposição com informações promocionais e comerciais dos destinos e produtos até conferências e seminários de atualização profissional, que contam com a apresentação de expositores, visitantes comerciais, apresentações de novidades, realização da divulgação dos destinos e produtos, obtenção de conhecimentos sobre os diferentes empreendimentos e consolidação das redes de contatos no mercado internacional.
No espaço promocional do Pará haverá apresentação das seis regiões turísticas do Pará: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu. Também vão ser distribuídos catálogos de divulgação do destino paraense e ainda bombons e cheiros do Pará. O Círio de Nazaré, a gastronomia, a cultura, ecoturismo e outros atrativos vão ser apresentados. A equipe do Pará, que além da Gerente de Assuntos Internacionais Lorena Aguiar  inclui também a técnica em Planejamento e Gestão em Turismo Gilena Lima  e empresários paraenses, realizará visitação nos meios de comunicação de Buenos Aires, agências de viagens, meios de hospedagens, operadores e outros de interesse do mercado paraense.
“Nossa meta é aproximar cada vez mais o Pará da Argentina e de toda a América Latina. Aproximar também de outros mercados consumidores, meta já traçada no Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará, que lançaremos no próximo dia 11 de novembro, às 17 horas, no Teatro Maria Silvia Nunes, da Estação das Docas, com participação do governador Simão Jatene”. Diz Adenauer Góes, presidente da Paratur.
Texto: Benigna Soares com Jeferson Höenisch – ASCOM PARATUR


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