Total de visualizações de página

quinta-feira, outubro 27, 2011

REPÓRTER JURUNENSE: Só temos a dizer: Parabéns Servidores Público, pra quem merece, é claro!

Nota Sesma - Funcionamento
no Dia do Servidor Público
 A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que, nesta sexta-feira (28), Dia do Funcionário Público, o expediente no órgão será facultado, com exceção das Unidades Municipais de Saúde que atendem em regime de urgência e emergência, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), Hospitais de Prontos Socorros Municipais Humberto Maradei (Guamá) e Mário Pinotti (14 de Março) e Hospital Municipal de Mosqueiro, que funcionarão normalmente.
 Segue a lista das Unidades que atendem em regime de urgência e emergência:
 UMS Marambaia
Rodovia Augusto Montenegro s/nº. Km 01, em frente ao colégio Madre Celeste.
 UMS Bengui I
Rua São Pedro, nº 01, esquina com a Rua Benfica.
 UMS Carananduba - Mosqueiro
Praça de Carananduba s/nº, em frente a Praça do Carananduba, entre Avenida Beira mar e Rua Santa Rita.
 UMS Cotijuba
Rua Manoel Barata s/nº, em frente à Igreja São Francisco
 UMS Icoaraci
Rua Manoel Barata, nº 840, entre Itaboraí e São Roque, próximo ao colégio Madre Celeste.

UMS Jurunas
Rua Fernando Guilhon, entre Bernardo Sayão e Breves. s/nº, ao lado da Passagem Jacó.
 UMS Outeiro
Rua Manoel Barata s/nº, ao lado da Agência Distrital de Outeiro, no começo da escola Bosque
 UMS Sacramenta
Av. Senador Lemos, esquina Dr. Freitas, s/nº
 UMS Tapanã
Rua São Clemente, s/nº, ao lado do Conjunto Cordeiro de Farias.
 UMS Telégrafo
Rua do Fio s/nº entre Passagem São João e São Pedro
Uepa homologa inscrições
para Mestrado em Religião
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, oferecido pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), divulgou nesta quinta-feira (27) a homologação dos inscritos à primeira fase da seleção para o curso, nas linhas de "Movimento e Instituições Religiosas no Contexto Amazônico" e "Hermenêutica das Linguagens da Religião no Contexto Amazônico".
O exame será realizado no dia 8 de novembro (terça-feira), no Campus II da Uepa, onde funciona o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), a partir das 8h. Os candidatos devem chegar ao local de prova com uma hora de antecedência. A distribuição de alunos por sala será divulgada no dia 3 de novembro, também pelo site da Uepa.
A lista de inscrições homologadas pode ser acessada pelo link www.uepa.br/portal/downloads/Homologacaoinscricoes.pdf e os locais de realização das provas pelo link www.uepa.br/portal/downloads/DivulgacaoLocalProva.pdf
Carolina Menezes – Uepa
Governo autoriza reforma
da Escola Romana Leal,
em Santarém
Na próxima semana, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deverá publicar no Diário Oficial do Estado o contrato de reforma do prédio da Escola Estadual de Ensino Fundamental 'Professora Romana Tavares Leal', localizada no bairro de Santana, na cidade de Santarém, no oeste do Pará. O Estado investirá na reforma R$ 799.542,14.
O governo do Estado autorizou a realização de obras físicas na unidade de ensino, que hoje mantém cerca de 470 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a Secretaria Adjunta de Logística da Seduc, apesar de uma licitação ter sido aberta para contratação de serviço de reforma da Escola Romana Leal, há 60 dias, nenhuma proposta  atendeu às especificações do edital. Dessa forma, a Seduc foi obrigada a abrir nova concorrência.
“O resultado do novo certame está prestes de ser publicado e, caso não haja recurso, dentro de 15 dias a reforma geral começará, garantiu o secretário adjunto de Logística da Seduc, José Croelhas.
O governo estadual está retomando muitas outras obras paralisadas na administração anterior. No caso da unidade de ensino Romana Leal, com 21 anos de existência, uma licitação em curso no ano de 2008 foi paralisada na época por questões administrativas.
A Seduc está trabalhando para solucionar um sério problema enfrentado pelos alunos nos últimos anos. Até então, os estudantes dispunham de espaços alternativos para ter acesso às aulas. Alugado pela 5ª Unidade Regional de Educação (URE), o Clube Standarte abriga 87 estudantes, de 1ª à 4ª séries. Enquanto isso, alunos do Ensino Médio e do EJA assistem às aulas na Escola Júlia Passarinho.
Ascom/Seduc
Funpapa comemora o Dia
da Juventude promovendo gincana
Com o tema “Por uma Cultura de Paz”, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) promove, neste sábado (29), a 3ª Gincana da Juventude, das 8h às 14h, no Ginásio de Esporte da Universidade Federal Rural do Pará (UFRA). A atividade contará com a participação de aproximadamente 820 jovens de ambos os sexos, na faixa etária de 13 a 17 anos, integrantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos 12 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do município de Belém.
 A programação é alusiva ao Dia Mundial da Juventude comemorado em setembro. O objetivo é promover a integração dos jovens integrantes do programa, além de estimular o protagonismo juvenil.
 Atualmente, a Funpapa atende 5.900 adolescentes no Projovem Adolescente, que participam de atividades culturais, oficinas sócio-educativas, de esporte e lazer, e formação técnica geral.
 Dentre as atividades do dia, haverá apresentações artísticas, competição do melhor “Grito de Paz”, jogo de perguntas e respostas e reorganização do Hino Nacional. As atividades serão avaliadas por cinco jurados, que ao final da programação escolherão os três melhores colocados.
 Cada Cras se dividiu em equipes que serão compostas por 18 adolescentes e contará com a participação de mais 50 jovens de cada equipe que farão parte da torcida organizada.
 No dia, também serão indicados os Delegados e Suplentes para a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que ocorrerá nos dias 10 e 11 de Novembro.
 Programa - O Projovem Adolescente é voltado para jovens de 15 a 17 anos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e jovens vinculados ou egressos de programas e serviços da proteção social especial, como Programa de Combate à Violência e à Exploração Sexual e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Curso capacita defensores
na mediação de conflitos
 A Defensoria Pública do Pará promovendo, em 31 deste mês e 1º de novembro, no hotel Regente, em Belém, o curso de formação de multiplicadores de mediação e técnicas autocompositivas. O objetivo é capacitar os defensores públicos e equipe técnica interdisciplinar como mediadores em resoluções de conflitos, visando a conciliação pacífica das partes em processos judiciais, como reflexo de uma Justiça mais rápida e efetiva.
Segundo a diretora do Centro de Estudos da Defensoria, Marialva de Sena Santos, a Lei no. 132, de 2009, determina que o defensor público priorize a conciliação. "O evento busca propiciar aos participantes um aprimoramento das técnicas de conciliação, respeitando os princípios éticos do processo autocompositivo", explica.
"A Defensoria Pública desenvolve um trabalho interdisciplinar, em parceria com os técnicos que auxiliam e contribuem de forma efetiva para que se consiga, de forma pacífica, resolver os conflitos que chegam até a instituição", destaca, informando que os defensores, servidores e técnicos que vão participar do evento atendem diretamente ao público. O curso terá 129 participantes, dos quais 64 servidores, 49 defensores e 16 técnicos.
O curso é resultado de um projeto idealizado pelo Centro de Estudos da Defensoria Pública e pelo setor de convênios da instituição. Foi apresentado ao Ministério da Justiça e aprovado. A equipe docente responsável pelas palestras virá de Brasília e ficará a cargo do Ministério da Reforma do Judiciário.
Gilla Aguiar – Defensoria Pública
Professores participam de
mobilização nacional
contra a Aids
 Professores da rede estadual de ensino participaram, nesta quinta-feira (27), de um seminário sobre a prevenção e incentivo ao teste do HIV/ Aids no ambiente escolar. O evento faz parte da mobilização nacional que acontece anualmente em várias capitais, visando a prevenção da doença e a detecção precoce da infecção pelo HIV entre adolescentes e jovens estudantes, em especial os do ensino médio, que compõem a faixa etária dos 13 aos 19 anos.
Dados de boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde identificam que, embora o conhecimento sobre cuidados em relação à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) tenha aumentado, ainda é crescente a disseminação do HIV entre os jovens, com 12.693 casos confirmados até junho de 2010.
Segundo Suellen Silva, do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) do Ministério da Educação (MEC), é necessário que os educadores se apropriem de informações para que possam transmiti-las aos estudantes. “Hoje é fato que as crianças dependem também dos professores para ter uma boa educação”, ratifica.
Segundo dados do MEC, em relação à situação comportamental dos jovens, verifica-se a iniciação precoce da atividade sexual. Cerca de 31,4% tiveram a primeira relação antes dos 15 anos e 14,7% informaram possuir mais de cinco parceiros eventuais no último ano. A média de idade para a primeira relação é de 15,3 anos.
“Para que as ações se desenvolvam de maneira eficaz é necessário trazer pais e responsáveis, assim como toda a comunidade, para conhecerem a proposta do SPE para que as ações não sejam barradas nas residências depois de articuladas nas escolas”, defende Suellen.
Pesquisas da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) informam que, depois que os pais passam a conhecer o SPE, começam a se envolver mais com a temática da educação sexual e quebrar alguns tabus. A chefe da Coordenação de Ações Complementares (Caec) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Sandra Ribeiro, informa que, em Belém, 18 escolas já fazem parte do PSE, sete delas em âmbito estadual.
“As escolas estão recebendo informações do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para que possam trabalhar com diversas temáticas que abrangem direitos sexuais, reprodutivos e relações homoafetivas, entre outras”, destaca. A culminância da mobilização será dia 1º de dezembro, quando os educadores vão desenvolver nas escolas atividades para o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Ascom Seduc
Defesa Civil recebe doações
para famílias que
sofreram com casas incendiadas
 Em função do incêndio ocorrido, nesta quarta-feira (26), no bairro do Jurunas, a Defesa Civil Municipal estará recebendo doações como: roupas, alimentos, materiais de higiene pessoal, entre outros. O acidente atingiu duas casas, deixando onze pessoas desabrigadas.
 Foram montados três postos de arrecadação para a doação desses donativos. Um na sede da Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova (Promaben), na Avenida Bernardo Sayão, nº 3224 – Iate Clube. Na Defesa Civil, localizada na Travessa Campos Sales, 33 Altos - Bairro do Comércio. E no local do incêndio, também na Avenida Bernardo Sayão, nº 481, entre Oswaldo de Caldas Brito e Tamoios.
 As doações podem ser feitas das 8h às 17h, a partir deste final de semana. Para mais informações ligue Defesa Civil: 3242-5332/3283-4100/87332925.

Texto: Flávia Barros
Manipuladores de alimentos
recebem homenagem municipal



Em homenagem as pessoas que fazem parte grupo de manipulação de alimentos das escolas municipais de Belém, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), em parceria com a Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (FMAE), organizaram na tarde desta quinta-feira (27), uma festa que aconteceu na sede da escola de samba “Quem São Eles”, no bairro do Umarizal.
 Para o presidente da FMAE, Victor Cunha, a comemoração em homenagem aos manipuladores é, sobretudo, um agradecimento ao trabalho desempenhado por eles, aos alunos da rede municipal. “A festa de hoje é um reconhecimento ao trabalho feito por eles. É um reconhecimento ao que essas pessoas representam para a merenda escolar. Porque quando se fala em alimento, não estamos falando simplesmente de fazê-lo e sim, de prepará-lo com qualidade para as crianças”, afirmou.
 Para a manipuladora de alimentos, Maria de Fátima, de 49 anos e que há 10 cuida do preparo da alimentação escolar, a homenagem oferecida aos manipuladores é um reconhecimento a importância do trabalho exercido pela classe. “Gostei muito da festa desse ano. Participo todo o ano e como não poderia ser diferente, esse ano estou aqui novamente. A festa está ótima e a organização está de parabéns pela homenagem que estão nos prestando”, declarou.
 Cerca de 600 manipuladores participaram da comemoração. O evento contou com a presença da banda sertaneja Ângelo e Michel que animou a tarde dos brincantes. Além de concurso de karaokê que premiou o melhor cantor e sorteio de brindes para o restante do público.

Texto: Edson Oliveira
Fotos: Adriano Magalhães
Curso aborda a arte como
recurso na promoção
da Saúde Mental
O Grupo de Estudo "Arte e Corpo em Terapia Ocupacional", vinculado à Universidade de São Paulo (USP), promove, nos dias 28 e 29 de outubro, o curso "Arte, Clínica e Loucura", que terá atividades no auditório da Unidade de Ensino Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), e no Instituto de Artes do Pará (IAP). A Uepa desenvolve linha de pesquisa em "Atividades artísticas e corporais na prática do cotidiano amazônico".
Durante a sexta-feira (28), das 8 às 12h, e das 14 às 18h, e no sábado (29), das 8 às 12h, a programação acontece no IAP, com oficinas teóricas e vivenciais. São ofertadas 50 vagas destinadas a alunos, professores e profissionais de Terapia Ocupacional.
À noite, a partir 19h, no auditório da Ueafto, será realizada uma conferência sobre "Atividades artísticas e corporais na prática do cotidiano amazônico", tema que originou a linha de pesquisa que a Uepa desenvolve por meio do Grupo de Estudo da USP. A programação será coordenada pela terapeuta ocupacional Elizabeth Lima, também da USP, que desenvolve pesquisas voltadas à utilização de recursos artísticos no atendimento da Saúde Mental.
Serviço: Curso "Arte, Clínica e Loucura", promovido pela coordenação de Terapia Ocupacional (TO) da Uepa. As inscrições podem ser feitas na coordenação de TO (CCBS/Campus II - Travessa Perebebuí, 2623 – bairro do Marco) ou pelo telefone (91) 3277-3315. O auditório da Ueafto também fica no Campus II, e o IAP fica na Rua Justo Chermont, ao lado da Basílica Santuário de Nazaré.
Carolina Menezes – Uepa
Estado vai criar Museu de
Ciência e Tecnologia
Está em fase de concepção o projeto de criação do Museu de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará. A iniciativa consta das metas do Plano Diretor da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e a previsão é de que esteja concretizado em até três anos.
A construção de um espaço multidisciplinar e interativo, destinado à visitação pública com vistas a disseminar conhecimentos sobre ciência, tecnologia e inovação, ganhou força neste mês de outubro com a realização da IV Feira Estadual de Ciência e Tecnologia. Na ocasião, o governador Simão Jatene anunciou publicamente seu desejo de criar um museu dessa natureza no Estado e ofereceu apoio à iniciativa da Secti.
O coordenador de Avaliação de Desempenho e Indução em CT&I da Secti, Leonardo Bello, ressalta que dos 44 museus cadastrados nos 12 municípios do Estado, nenhum possui o foco voltado exclusivamente para a Ciência e Tecnologia de maneira global e integrada às especificidades da região amazônica. “O Museu de Ciência e Tecnologia será muito importante para popularizar conhecimentos em C&T, propiciar a inclusão social e, com isso, o próprio desenvolvimento do Estado”, completa o coordenador.
A Secti ainda está definindo as bases necessárias para a implantação do novo museu, analisando, por exemplo, potenciais parceiros, constituição do acervo e localização. A elaboração do termo de referência para a construção do espaço deve acontecer ainda em 2011.
Ana Carolina Pimenta – Secti
Secretaria de Obras garante
parceria com a
Defensoria Pública
 O defensor público geral, Antônio Roberto Cardoso, recebeu na última quarta-feira (26) o secretário de Estado de Obras Públicas, Joaquim Passarinho, com quem falou sobre a necessidade da reforma da nova central de atendimento ao cidadão. A parceria entre os órgãos, para o defensor, é fundamental, já que estão previstas, no plano de investimento da Defensoria, obras em Belém e no interior.
“É importante que a Defensoria Pública consiga o máximo de apoio, para que o gerenciamento e a execução das obras sejam feitos de forma competente, visto que a instituição não têm condições ainda de fazer essas ações”, disse Antônio Cardoso. “A instituição só tem a agradecer ao secretário Joaquim Passarinho pela gentileza em ter nos visitado e se comprometido a firmar essa parceria”, arrematou.
Segundo Passarinho, a Secretaria de Obras vai colocar à disposição da Defensoria uma equipe técnica de engenheiros e arquitetos, para que a obra da reforma da nova central de atendimento ao cidadão seja feita de forma mais ágil. “A própria secretaria, com sua equipe técnica experiente na parte da licitação, fiscalização, medição e pagamento de faturas, vai dar esse suporte à Defensoria, para que ao final se apresente uma obra com um padrão de excelência”, disse o secretário.
Joaquim Passarinho destacou que todas as obras da Seop têm o certificado do ISO 9001. Além disso, é exigida das empresas executoras uma qualificação excelente, respeitando sempre o direito do empregado e do dinheiro público. “Estamos à disposição, não só nessa obra maior, mas também para adequações e melhoramentos nas sedes do interior. Temos uma equipe competente de arquitetos nesses locais, onde podemos dar o suporte para fazer um projeto de modernização e atender melhor a população”, finalizou Joaquim Passarinho.
Ascom Defensoria Pública
Prodepa participa de fórum
sobre tecnologia da
informação em Castanhal
 A Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações do Pará (Sucesu) fez, na última quarta-feira (26), o painel de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para municípios, na Casa da Cultura, em Castanhal, nordeste do Pará. O painel é um evento satélite do I Fórum Brasil Amazônia de TIC, que acontece em Belém dias 10 e 11 de novembro. O objetivo é promover uma maior participação dos municípios no fórum, além de promover o intercâmbio de informações no próprio município.
O evento, cujo público-alvo são gestores, coordenadores, especialistas e demais profissionais da área, teve a participação do presidente da Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), Theo Pires, que ministrou a palestra “Tendências de TIC”, assunto que despertou a troca de experiências e intercâmbio de informações sobre tecnologia da informação e comunicação entre os participantes.
Ascom Prodepa
Grupo de teatro da Fasepa
participa da conferência
para mulheres
O grupo de teatro formado por 15 adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) se apresentou na tarde de quarta-feira (27), no Centro Cultural Tancredo Neves (Centur), em Belém. A apresentação integrou a programação da IV Conferência Estadual de Política para as Mulheres, encerrada nesta quinta-feira (27).
A encenação retrata o perigo que as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) representam nos dias atuais e aponta o uso do preservativo como uma das maneiras mais acessíveis para a prevenção. “Existem muitas mulheres que até hoje ainda não entenderam a importância da prevenção e, por isso, estamos aqui para dar o recado”, explicou o arte-educador Melquisedeque Carvalho. Segundo ele, antes de os jovens encenarem a peça foi realizado um trabalho de conscientização, com vídeos e palestras educativas sobre a prevenção das DSTs, realizado nas unidades de atendimento socioeducativo da Fundação.
A participação da Fasepa na Conferência de Mulheres vai além da encenação teatral, com três técnicas em Pedagogia, Psicologia e Serviço Social participando dos grupos de discussão. “A Fasepa direciona suas ações na execução das medidas socioeducativas, mas devemos considerar que temos mulheres servidoras, socioeducandas e mães de adolescentes que têm seus direitos, e esse é o motivo de estarmos aqui”, esclareceu a psicóloga Maria da Conceição Amorim, que desenvolve trabalhos assistenciais com as famílias dos socioeducandos.
A Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres aconteceu pela quarta vez em Belém. Nesta edição, discutiu sobre miséria e pobreza das mulheres amazônicas, com a exposição dos desafios na superação das desigualdades sociais e de gênero. O evento é realizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) e Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).
Rui Pena – Fasepa
Prodepa participa de encontro
de gestores de
infocentros em Santarém
O presidente da Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), Theo Pires, participa em Santarém, oeste do Estado, nesta sexta-feira (28), do Encontro de Gestores de Infocentros. Pires vai iniciar uma aproximação do Navegapará com os projetos de inclusão digital da região, além de expor aos gestores de infocentros e de inclusão da cidade o novo momento vivido pelo programa. Na reunião serão debatidos o modelo adotado para implantação de infocentros e a sustentabilidade do Navegapará, com a abordagem de uma política de uso mais forte com autenticação, controle de banda e conteúdo, além da manutenção dos computadores da região.
Ascom Prodepa
Estudante de escola estadual
representa o Pará
em programa de TV
“Caldeirão do Hulk”, da TV Globo
 O aluno Davisson do Rosário Barbosa, 12 anos, da sexta série do turno da tarde da Escola “Madre Zarife Sales”, do bairro do Guamá, em Belém, eliminou 16 concorrentes de outras escolas da capital e do interior do Estado e ganhou a oportunidade de representar o Pará na final do quadro “Soletrando”, do programa “Caldeirão do Hulk”, da TV Globo.
Com a participação garantida no dia 25 de março de 2012, o aluno virou o centro das atenções na escola e admitiu que ficou muito nervoso na hora da seletiva, que ocorreu na Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), dia 25 deste mês. Davisson Barbosa está feliz em representar a escola, que pela terceira vez tentou e conseguiu a participação no programa.
A coordenação pedagógica da escola está colocando à disposição do representante do Pará a biblioteca para estudos. Também doou ao estudante um computador para facilitar a pesquisa sobre língua portuguesa. Davisson Barbosa tem apoio pedagógico dos professores Neida Siroteau, Rosilete Cunha e Cleonilde Melo. A diretora da escola, Maria Imaculada Esquerdo, comemora a participação no programa como um ato educativo que também demonstra a capacitação dos alunos.
Izabel Cunha – Seduc
Crianças do Prosseguir Ophir
Loyola recebem  Mostra
de Cinema Infantil
Empolgação, olhos atentos e muita concentração fizeram parte da programação da Classe Escolar Prosseguir do Hospital Ophir Loyola nesta quinta – feira (27). Os pacientes mirins receberam a Bacuri – II Mostra de Cinema Infantil, para mais um momento de descontração e quebra da rotina hospitalar, que despertou nas crianças e adolescentes, o gosto pelo cinema e animação.
A pequena Beatriz Meireles, 10, que está em tratamento contra leucemia, brincava risonha com o instrumento que acabara de criar. “Nossa como é divertido. Achei isso muito interessante, pois sempre gostei de novidade.” Também em tratamento contra o câncer no sangue, Mateus Ferreira,12, compartilha o mesmo entusiasmo. “Eu gosto de desenhar, esse efeito fica muito legal quando giramos. Dá a impressão que é só um desenho, mas está um de cada lado que se juntam para formar essa animação, parece que está movimento”, afirmou satisfeito ao finalizar o aparelho que engana a visão.
“Sempre tive a ideia de possibilitar o acesso gratuito em uma contrapartida social. Esse ano, li uma matéria sobre o Projeto Prosseguir e fiquei encantada com as diretrizes do mesmo. É maravilhoso poder trazer esse conhecimento que agrega essa coisa lúdica que toda criança possui. Sempre quis trabalhar com crianças oncológicas, em uma perspectiva de que elas têm direito ao entretenimento como qualquer outra criança”, garantiu Paula Macedo, produtora executiva da Bacuri.
Coordenador da área de animação do Núcleo de Cinema de Campinas há 37 anos, Wilson Lazaretti, explica que mesmo em um ambiente hospitalar, o paciente infantil não deixa de cultivar os costumes característicos desta fase da vida. “Sempre tive contato com crianças, já trabalhei em diversos Estados com classes sociais e etnias diferentes, como indígenas e quilombolas. Com a experiência que obtive, entendo que seja dentro ou fora de um hospital, a criança deve ser tratada com tamanha importância que merece”, ressaltou.

Leila Cruz- Ascom Ophir Loyola
Comissão do MP quer conhecer
sistema de atendimento
socioeducativo
A Comissão de Aperfeiçoamento da Atuação do Ministério Público na Área da Infância e Juventude, vinculada ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), se reuniu na tarde desta quinta-feira (27) com o governador Simão Jatene e a coordenadora do Programa Pro Paz, Izabela Jatene, para tratar sobre a estrutura das promotorias e procedimentos de inspeção em estabelecimentos destinados ao cumprimento de medidas socioeducativas de crianças e adolescentes.
Os representantes da comissão também visitarão as unidades socioeducativas no Pará. “Nós estamos fazendo um acompanhamento em todo o país, para saber como está o nosso sistema socioeducativo de uma maneira geral. Estamos apurando denúncias, verificando falhas e correndo atrás de soluções para a melhoria do sistema”, informou a presidente da comissão, Taís Ferraz.
Durante o encontro, no Comando Geral da Polícia Militar, o programa de assistência e proteção social do Governo do Estado, Pro Paz, foi apresentado aos magistrados. “Ficamos surpresos e satisfeitos com o programa. É um trabalho muito interessante, que com certeza pode fazer a diferença no sistema socioeducativo”, frisou Taís.
O procurador geral de Justiça, Eduardo Barleta, que acompanhou a comissão na reunião, disse que o Ministério Público do Pará dará total apoio para que a comissão desenvolva seu trabalho no Estado. “A questão da criança e do adolescente deve ser tratada com total responsabilidade. Colocaremos à disposição da comissão toda a estrutura de nossas promotorias”, enfatizou.
Para Izabela Jatene, o momento é oportuno para unir forças em prol das crianças e adolescentes do Pará. “Vamos aproveitar a visita dos representantes do Conselho Nacional do MP para criarmos um plano de ação para enfrentar os desafios dentro do sistema socioeducativo. Além das atividades já realizadas pelo Pro Paz, vamos buscar outras estratégias”, finalizou.
Bruna Campos – Secom
Histórias de servidores valorizam
o funcionalismo público paraense


 A administração pública estadual é a escolha de centenas de milhares de profissionais que trabalham hoje no Governo do Pará. São 103 mil funcionários, que assumiram o compromisso de servir ao Estado e, principalmente, à sociedade paraense, colaborando para o desenvolvimento econômico e social da região, em todas as áreas em que o Poder Público se faz presente. No dia em que se homenageia o trabalho do funcionalismo, nesta sexta-feira (28), são muitas as histórias contadas por antigos funcionários que, ainda hoje, estão na ativa e valorizam a categoria.
Maria Augusta Esteves Pereira tem 64 anos, dos quais 41 dedicou e, na verdade, continua dedicando, ao serviço público. Servidora desde 1970 do Instituto de Desenvolvimento, Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), ela viu na carreira uma oportunidade profissional. “Comecei no Idesp depois que uma prima minha passou no vestibular. Naquela época os órgãos não permitiam que você estivesse na universidade e servisse ao mesmo tempo”, conta.
A servidora narra uma trajetória de crescimento profissional na esfera pública. “Primeiro passei por três meses de teste e logo fui efetivada. Entrei como datilógrafa, fui me interessando pelas atividades e alcançando promoções. Sempre fui muito pró-ativa, nunca me acomodei na minha profissão”, destaca a funcionária, que está no mesmo setor de quando começou, porém há mais de 20 anos como gerente.
A rotina de Maria, apesar de seguir os mesmos procedimentos diários, para ela é diferente a cada dia. Responsável por medir o índice de inflação na Região Metropolitana de Belém, a gerente coordena uma equipe de 16 pessoas, que pesquisam e catalogam as informações e variações de preços que serão passadas à população ao final de cada mês por meio de relatórios.
“Tudo o que tenho foi conquistado com o meu trabalho no serviço público. Construí duas casas, a minha residência em Icoaraci e uma de veraneio, e consegui dar educação para as minhas duas filhas. Tudo com o meu trabalho, do qual eu gosto muito”, ressalta a servidora, que incentiva a carreira para os mais jovens.
“Para você ser servidor público, deve ter um respeito muito grande por ele, pela população. O profissional deve seguir com boa vontade, acima de tudo. Olhar o serviço público não como uma vantagem, mas como um compromisso assumido publicamente. Assumi esse compromisso em 1º de março de 1970 e, desde então, sigo firme, me atualizando constantemente, acompanhando a evolução do serviço para melhor atender o povo paraense”, relata Maria, que diz não pensar em se aposentar. “Sou muito útil ainda. Parece que estou começando agora”.
Jubileu – Assim como Maria Augusta, Célio Jorge Corrêa, aos 68 anos de idade, comemora no Dia do Servidor Público muitos anos de serviço. Recentemente, o atual gerente regional do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que coordena a área metropolitana de Belém, celebrou 50 anos de trabalho na autarquia. “O meu serviço começou quando o Detran ainda era uma delegacia, ligada à Secretaria de Segurança Pública, em 1961. Entrei para o serviço público porque meu pai faleceu e eu, arrimo de família, precisei trabalhar desde cedo”, conta Célio, que era filho de um delegado de trânsito da Delegacia Estadual de Trânsito (DET).
Ele pediu emprego e passou por três meses de experiência, até ser efetivado como sinaleiro. “Naquela época não tinha concurso. Fazíamos um teste de português e matemática. Eu andava fardado, com cacetete, capacete e um cinturão. Ficava apitando, indicando e organizando o trânsito em Belém”, recorda Célio, que fazia o trabalho dos semáforos eletrônicos quando começou no serviço público. “Sempre fui curioso, nunca fiquei acomodado”.
Além de sinaleiro, o servidor júbilo, no Detran, foi escriturário, datilógrafo, chefe de serviço da emissão de documentos de habilitação, assessor jurídico da Divisão de Habilitação de Condutores, assistente de direção geral e chefe da Divisão de Exames de Habilitação. Em 1998, por decreto governamental, foi designado para responder pelo órgão como diretor-superintendente. Foi o primeiro servidor de carreira a exercer esse cargo.
“Eu me sinto orgulhoso em fazer parte dessa história. Vi a evolução do serviço público. O servidor deve sentir orgulho por fazer parte de uma carreira desta. Hoje em dia este trabalho tende a crescer cada vez mais e o servidor ser valorizado ainda mais. O maior exemplo que temos é o governador, que é servidor público e chegou ao cargo que está hoje”, ressalta Célio Jorge.
Compromisso – Há 37 anos como servidor público na Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Valdemar Costa, 62 anos, começou no órgão quando ainda era a Fundação Desportiva do Paraense (Fundespa). O serviço público foi uma oportunidade para ele. “Saí da casa dos meus pais aos 16 anos, em Bragança. Vim para a capital estudar e trabalhar, até que comecei como assistente de pedreiro na Fundespa, mas sempre fiz um pouco de tudo no órgão”, conta o servidor, que foi contratado para fazer trabalhos de manutenção na fundação.
“Sempre estive interessado em aprender o trabalho de todos os setores do órgão, por isso não me prendi apenas à minha função”. Valdemir, que viu a construção do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, logo alcançou outras funções. “Teve uma época que o gerente do Mangueirão adoeceu e eu passei a cuidar da gerência, como auxiliar”, conta. Hoje, na Seel, Valdemir Costa é assessor de gabinete e é conhecido como o funcionário mais assíduo da secretaria, pois é o primeiro a chegar, às 7 horas, e o último a sair, depois das 18 horas.
Para ele, o serviço público é uma responsabilidade grande e que precisa ser encarado com determinação e compromisso com o público. “É uma responsabilidade muito grande. Até hoje me sinto bem no trabalho. Faço o possível para atender da melhor forma possível as pessoas. É importante ser pontual, humilde, sério e ter respeito à população. Nós somos pagos para isto”, enfatiza.
Thiago Melo – Secom

Atleta paraense conquista
ouro nos jogos Pan-Americanos


O paraense Péricles da Silva conquistou medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, junto com a seleção brasileira masculina de Ginástica Artística. A competição aconteceu na noite de terça-feira, 25. Apesar de residir em São Paulo, onde terina atualmente, Péricles tem raízes paraenses. Ele é um dos muitos atletas que encabeçaram as primeiras turmas do projeto Papo Cabeça (hoje chamado Pro Paz nos Bairros), criado na primeira gestão de Simão Jatene, onde começou a praticar o esporte.
O jovem de 22 anos iniciou os treinos na capital paraense com a orientação dos professores Noberto e Roberto.  “Ele sempre foi um menino muito dedicado, desde começou conosco, aos oito anos. Estamos muito felizes por essa conquista. Faço questão de ligar e parabenizá-lo por essa premiação”, disse Noberto.
Assim como Péricles, o incentivo ao esporte como ferramenta de inclusão, cidadania e formação beneficia centenas de outras crianças e jovens. Entre os próximos dias 2 e 6 de novembro, outros seis meninos irão embarcar para o estado de Goiás, onde participarão do Campeonato Brasileiro Pré-infantil de Ginástica Artística. “Daremos o mesmo incentivo que dispensamos ao Péricles. Esses atletas são muito disciplinados e tem muita técnica. Nosso objetivo também é lançá-los no cenário nacional da ginástica”, finalizou Noberto. O grupo viaja com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.

Agência Pará de Notícias
Bruna Carvalho - Ascom/Seel
Fundação do Câncer apresenta
projeto de implantação da Unacon


O consultor da Fundação do Câncer, José Eduardo Couto de Castro, apresentou, nesta quinta-feira (27), ao secretário de Estado de Saúde Pública, Hélio Franco, o projeto de Implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que funcionará no Hospital Universitário João de Barros Barreto. A Fundação do Câncer firmou convênio com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para prestar consultoria na implementação da Política de Oncologia do Estado, tendo como desafio inicial colocar a Unacon para funcionar.
Hélio Franco enfatizou que colocar a Unacon em funcionamento é uma das prioridades do governo do Estado. Segundo José Eduardo, o projeto de implantação da Unacon está dividido em quatro fases. A fase zero é a atual, que consiste na revisão e avaliação dos processos, infraestrutura, necessidades de recursos humanos, desenho do projeto e indicadores, além da definição do arcabouço e do suporte jurídico, financeiro e técnico para abertura da unidade.
A fase I se refere à aquisição dos equipamentos e insumos, assim como a chegada e alocação dos recursos humanos dentro dos contratos pactuados. Na fase II começa a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), especificamente às pessoas com tumores sólidos de esôfago, estômago, colon, reto, ânus, pâncreas, vias biliares, fígado, dentro da lógica técnica proposta e das limitações estruturais eventuais.
A proposta é que a equipe básica de radioterapia esteja definida e organizada até 1º de dezembro deste ano, para que o serviço comece em janeiro de 2012. A equipe é formada por um físico, um médico, dois técnicos em radioterapia, um enfermeiro, uma auxiliar de enfermagem e um recepcionista. “Essa é a equipe mínima exigida pelo Conselho Nacional de Energia Nuclear (Cnen) para autorizar o funcionamento da radioterapia”, explicou o consultor.
Etapas – Segundo José Eduardo, a braquiterapia deverá ser implantada 90 dias após a radioterapia. Quanto à quimioterapia, há necessidade de aquisição de equipamentos específicos, que são produzidos sob encomenda. Para adiantar o serviço, foi proposto que os quimioterápicos sejam produzidos pelo Serviço do Hospital Ophir Loyola, com a participação de farmacêuticos e material da Unacon.
A fase III de implantação da Unacon corresponde à extensão do atendimento aos casos de câncer de mama, uroginecólogicos e urulógicos e patologias do tecido osteo-conjuntivo. Por fim, a fase IV, que se refere à ampliação no atendimento de patologias e da estrutura físico local. O consultor ressaltou que a Unacon não atenderá patologias do sistema nervoso cerebral e doenças mielo-proliferáticas e pediatria.
Quando estiver funcionando completamente, a Unacon do Hospital Barros Barreto oferecerá serviço de cirurgia, que na verdade o hospital já vem fazendo há muitos anos sem receber nada do SUS por não ser credenciado para isso, nas áreas de oncologia clínica, radioterapia, cuidados paliativos e pronto-atendimento na área oncológica. “O foco será nos tumores sólidos, câncer de mama, colo de útero e estômago. O encaminhamento de pacientes seguirá as regras da regulação do SUS”, ressaltou.
José Eduardo apontou como fundamental que seja feito um trabalho de comunicação junto à população, profissionais de saúde e público interno. O grande entrave para implantação da Unacon está na contratação de recursos humanos, pois o Barros Barreto e a Sespa dependem de concurso público e o serviço exige profissionais altamente especializados. Várias propostas estão sendo estudadas para superar esse obstáculo.
Pessoal – José Eduardo disse que há necessidade de criação de um comitê gestor para acompanhar e cobrar o andamento do projeto. Em função disso, a secretária adjunta da Sespa, Rosemary Góes, propôs e foi definida a criação de comissões de trabalho, uma para tratar de recursos humanos e outra para a redefinição dos equipamentos, insumos e medicamentos que serão adquiridos por meio de licitação, todos formados por profissionais da Sespa e do hospital.
Para que tudo isso aconteça, o próximo passo será o repasse de recursos financeiros da Sespa para a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio de um convênio. Segundo José Eduardo, o projeto apresentado será transformado em programação com cronograma a ser seguido e acompanhado pelo comitê gestor.
Durante a explanação, José Eduardo levantou a possibilidade de a Unacon buscar financiamento por meio de apresentação de projetos junto a outras instituições e empresas, como, por exemplo, a Vale. Segundo o diretor do Barros Barreto, Eduardo Leitão, as áreas de ensino e pesquisa da Unacon terão financiamento assegurado pela reitoria da UFPA e trabalharão integradas com a assistência.
Ele informou ainda que o hospital já está tomando providências de suporte à Unacon, como a ampliação da agência transfusional, implantação de um novo parque de meio diagnóstico, com tomógrafo, mamógrafo e ressonância magnética, e a construção da área física onde funcionará o pronto-atendimento da unidade.
Além de Hélio Franco, participaram da reunião, no gabinete da Sespa, o superintendente da Fundação do Câncer, Jorge Alexandre Cruz; a secretária adjunta da Sespa, Rosemary Góes; o diretor do Hospital Barros Barreto, Eduardo Leitão; diretores e técnicos da Sespa, do Barros Barreto e do Hospital Ophir Loyola; e outros membros da Fundação do Câncer.
Roberta Vilanova – Sespa
Crianças atendidas pelo Ophir
Loyola recebem mostra
de cinema infantil
Empolgados e com os olhos atentos, os integrantes da Classe Escolar do Programa Prosseguir, do Hospital Ophir Loyola, participaram nesta quinta-feira (27) de uma programação especial. Eles receberam a "Bacuri – II Mostra de Cinema Infantil", para mais um momento de descontração e mudança na rotina hospitalar, que despertou em crianças e adolescentes o interesse pelo cinema.
Coordenador da área de animação do Núcleo de Cinema de Campinas há 37 anos, Wilson Lazaretti explicou que, mesmo em um ambiente hospitalar, o paciente infantil não deixa de cultivar costumes e atividades características desta fase da vida. “Sempre tive contato com crianças, já trabalhei em diversos Estados com classes sociais e etnias diferentes, como indígenas e quilombolas. Com a experiência que obtive, entendo que dentro ou fora de um hospital a criança deve ser tratada com a importância que merece”, ressaltou.
Cerca de 20 crianças participaram das atividades ministradas por Wilson Lazaretti e Juan Guimarães, como zootroscópio e taumatroscópio. Os instrumentos foram criados há 176 anos para a verificação da imagem na retina do olho humano, e se popularizaram numa época em que muitos não tinham acesso a aparelhos de televisão. A programação culminou com a exibição de curtas infantis, dentre eles os filmes paraenses “A Onda - Festa na Pororoca” e “ O menino urubu”, incluídos na programação a pedido dos alunos da Classe Prosseguir.
Beatriz Meireles, 10 anos, que está em tratamento contra leucemia, brincou com o instrumento que acabara de criar. “Como é divertido! Achei isso muito interessante, pois sempre gostei de novidade”, disse ela. Também em tratamento contra o câncer, Mateus Ferreira,12 anos, também ficou entusiasmado. “Eu gosto de desenhar, esse efeito fica muito legal quando giramos. Dá a impressão que é só um desenho, mas está um de cada lado e eles se juntam para formar essa animação. Parece que está em movimento”, afirmou Mateus, ao mostrar o aparelho que "engana" a visão.
“Sempre tive a ideia de possibilitar o acesso gratuito em uma contrapartida social. Este ano, li uma matéria sobre o Projeto Prosseguir e fiquei encantada com as diretrizes do programa. É maravilhoso poder trazer o conhecimento que agrega essa coisa lúdica, que toda criança possui. Sempre quis trabalhar com crianças oncológicas, em uma perspectiva de que elas têm direito ao entretenimento como qualquer outra criança”, garantiu Paula Macedo, produtora executiva da Bacuri.
Leila Cruz - Hospital Ophir Loyola



Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...