Total de visualizações de página

terça-feira, outubro 25, 2011

INTERIOR DO ESTADO: Ações do Governo em prol do interland

Técnicos da Emater recebem
capacitação e incentivam
cultura do dendê
A terceira e última turma do Programa de Qualificação de Agentes da Assistência Técnica e Extensão Rural para a Cultura do Dendê na Região Amazônica, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amazônia Oriental, com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), concluiu o curso no último dia 20. Dela fizeram parte seis extensionistas (entre técnicos agropecuários e engenheiros agrônomos) de quatro escritórios regionais da Emater: São Miguel do Guamá, Castanhal, Capanema e Tocantins.
A qualificação, com carga teórica e prática, foi uma das metas do Programa de Produção Sustentável de Palma de Óleo, lançado ano passado pelo governo federal. Ao todo, foram capacitados 25 profissionais da Emater. “Foi uma oportunidade de atualização tecnológica e de aprendizado panorâmico acerca de todas as etapas da produção de biocombustível, bem como das possibilidades de inserção da agricultura familiar nesse mercado”, resumiu o técnico em agropecuária Mauro Jonas Queiroz, do escritório local da Emater em Bonito, no nordeste paraense.
Naquele município, segundo ele, cerca de 30 famílias que vivem do cultivo tradicional da mandioca e criadoras de gado leiteiro e de corte, já negociam com uma agroindústria particular a parceria de plantio de dendê e garantia de compra. “A Emater está acompanhando essa aproximação. Pretendemos, daí, auxiliar os produtores na conscientização ambiental, na diversificação da produção e na assistência técnica, sempre evitando a monocultura”, diz.
De acordo com a gerente do programa de biocombustíveis da Emater, a engenheira agrônoma Lidiane Silva, a Empresa hoje atua na cadeia produtiva do dendê de 20 municípios, emitindo declarações de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para mais de cinco mil famílias.
Aline Miranda - Ascom/Emater
Ideflor realiza audiências
públicas no Baixo
Amazonas e em Belém
O processo de concessão da Floresta Estadual (Flota) Paru terá audiências públicas que serão realizadas nos dias 5 de novembro, em Almeirim; 7 de novembro, em Monte Alegre, e 11 de novembro, em Belém. O pré-edital de concessão está disponível para consultas no site www.ideflor.pa.gov.br. O edital final deve disponibilizar 435,5 mil hectares para a concessão florestal na Flota, que abrange os municípios de Almeirim e Monte Alegre, na região do Baixo Amazonas.
O processo de concessão florestal contribuirá para a oferta de madeira legalizada, gerando arrecadação para os municípios que abrangem o lote de Unidades de Manejo Florestal, para o Estado e para o Fundo de Desenvolvimento Florestal (Fundeflor) que reverterá o recurso em projetos, trazendo benefícios para toda a sociedade. As audiências são eventos em que a sociedade pode conhecer e participar do processo, por isso é importante o compareceimento de todos os segmentos sociais.
A expectativa é que o edital final seja publicado até o dia 25 de novembro e que os contratos sejam assinados ainda no começo do ano de 2012. Essa será a segunda licitação promovida pelo governo do estado, que já disponibilizou 150,9 mil hectares de florestas nas glebas Mamuru-Arapiuns para concessão florestal.
Serviço:
 MunicípioDataHorárioLocal
Almeirim
05/11/201114h às 18hAuditório do Centro Educacional de Almeirim - Celso Andrade, Av. Almeirim - Panaicá, km 0 s/n
Monte Alegre
07/11/201114h às 18hEscola Prof. Orlando Costa, na Av. Major Francisco Mariano s/n, - Cidade Alta
Belém
11/11/201114h às 18hAuditório do Centro Integrado de Governo – CIG, - na Avenida Nazaré, n° 871, Nazaré
Flávia Ribeiro - Ascom Ideflor
Sedurb garante títulos de
posse para famílias de
Eldorado Dos Carajás
O titular da Secretaria de Estado de Integração Regional,  Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb),  Márcio Spíndola,  recebeu em audiência os vereadores  Euzébio Damião, Eurípedes Reis, Antônio Pinto e Damião Silva, de Eldorado dos Carajás, que solicitaram um posicionamento do governo quanto a entrega de títulos definitivos de posse para 550 famílias residentes em assentamentos informais na área denominada km 100 naquele município.
Essa ação faz parte do Convênio 001/2007, celebrado entre o Ministério das Cidades e o Governo do Estado do Pará, através da Seidurb, visando a regularização fundiária urbana em 16 áreas selecionadas, abrangendo, além de Eldorado, os municípios de Portel, Melgaço, Igarapé-Açu, Porto de Moz, Bragança, Rondon do Pará, Dom Eliseu, Oriximiná, Juruti, Jacareacanga, Parauapebas, Belterra e Belém.
Aos vereadores de Eldorado, o secretário Márcio Spíndola garantiu que até o dia 27 de novembro as famílias de assentados contemplados pelo convênio receberão seus títulos definitivos. Os parlamentares saíram satisfeitos da audiência, pois aguardam pela entrega desses títulos há quatro anos.
Workshop internacional para o Rio +20
Os Estados da Amazônia começam a se preparar para a Rio+20, com debates e afinamento de discurso sobre os princípios e propostas das Políticas nacional/estadual de serviços ambientais. A reunião dos grupos será feita no workshop internacional intitulado “A caminho da Rio+20: Serviços Ambientais e Economia Verde para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”, a ser realizado em Belém, capital paraense, nos dias 16 e 17 de novembro. Com a presença da Ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o evento sediará, também, o Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia, além de receber representantes de outros países amazônicos.
Serviço
Datas e Horários:16/11/2011, de 15h às 18h e 17/11/2011, de 9h às 18h
Local: Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Belém-PA

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...