Total de visualizações de página

quarta-feira, outubro 26, 2011

PELA CIDADE: Destaque para as festas de aniversário do Banpará

Missa de ação de graças abre
comemoração dos 50
anos do Banpará



Vários funcionários participaram, na noite desta terça-feira, 25, às 19h30, na Catedral Metropolitana de Belém, da missa em ação de graças que abriu os festejos em comemoração aos 50 anos de história do Banco do Estado do Pará (Banpará). A missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, o qual ressaltou as conquistas que o Banco alcançou ao longo dos 50 anos. Ele afirmou ainda que o povo do Pará deve se orgulhar de ter um banco corajoso que compete no mercado. Durante a missa houve a apresentação da Banda da Casa da Juventude (Caju), em homenagem ao aniversário do banco.
O funcionário do Núcleo de governo, Marco Antonio Monteiro, deseja que o banco fique cada vez mais forte e ao lado do seu povo. “Anseio que o Banco seja cada vez mais eficiente, expandindo suas fronteiras de atendimento além do servidor público estadual, mais ágil, com um portfólio amplo e inovador e que continue mantendo sua identidade com a nossa cultura, nossa gente, nossas tradições. Um Banco que nos dê cada vez mais orgulho por fazer parte dele e que cumpra o seu maior papel/missão, que é o de alavancar o desenvolvimento do nosso querido Estado do Pará”, desejou.
A funcionária da Superintendência de Negócios, Cleonice Teodósia, falou de como é fazer parte dessa conquista nesses 50 anos. “É realmente um presente estar comemorando esse aniversário em um banco cada vez mais forte e que a cada ano se torna mais competitivo para lutar nesse mundo instável que é o setor financeiro”, garantiu.
Antes do término da missa, o diretor de Controladoria e Planejamento, Braselino Assunção, fez uso da palavra e agradeceu a Deus por sempre ter iluminado e protegido o Banco ao longo de todos esses anos. “É momento de agradecer, agradecer por sempre termos sido protegidos e iluminados. Agradecer aos clientes pela confiança depositada no nosso Banco”, afirmou. Dom Alberto, para finalizar a celebração, juntamente com todos os presentes, cantaram os parabéns ao banco.
Yedda Bevilacquam - Ascom Banpará
Palestra e coquetel
Data: 26/10/2011
Horário: 18h30
Local: Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – Hangar.
Palestrante: Doutor em Economia Luiz Mendonça de Barros
Contato: Yedda Bevilacqua - Ascom/Banpará (8156-1800)
.......
Banpará comemora 50 anos
Criado pela Lei Estadual nº 1819, de 1959, o Banco do Estado do Pará (Banpará) somente entrou em operação em 1961, daí comemorar no dia 26 de outubro de 2011 o seu cinquentenário. Neste meio século, o Banpará não parou de progredir, nem de se modernizar. O quadro funcional que à época da inauguração somava apenas 17 funcionários, hoje é composto por 1.300 colaboradores distribuídos em 194 pontos de atendimento. O cliente Banpará conta com 30 mil pontos conveniados à Rede Banco 24 horas e à Rede Compartilhada em todo o estado e também em outras unidades da Federação. Em 50 anos, o Banpará cresceu, se transformou, evoluiu administrativa, financeira e tecnologicamente
 Banco misto, que opera tanto na área comercial, quanto na de fomento, nos últimos anos o Banpará apresentou um crescimento em torno 50% de aplicação de suas taxas, enquanto a carteira de crédito já ultrapassa R$ 1,5 bilhões, para captações em torno de R$ 2 bilhões. Olhando para o futuro, o banco voltará a operar com o BNDES em 2012. Para tanto, adquiriu equipamentos e está treinando técnicos.
 O sucesso do Banpará fica ainda mais evidente pelo alto grau de autonomia, pois se mantém com recursos próprios, ou seja, não tem dotação orçamentária para custeio e ainda gera excedente para atuar no âmbito social. Atualmente é presidido pelo funcionário de carreira Augusto Costa.
 Para celebrar essa trajetória de sucesso, o Banco do Estado do Pará convidou o Doutor em Economia Luiz Mendonça de Barros, que já foi ministro das Comunicações, presidente do BNDES e diretor do Banco Central para falar sobre as perspectivas e cenários econômicos do Brasil.
 Currículo Luiz  Carlos Mendonça de Barros: Sócio fundador da Quest Investimentos e responsável pela estratégia macroeconômica dos fundos da Quest desde abril/2001. Engenheiro e Doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), São Paulo. Foi ministro das Comunicações (1998), presidente do BNDES (1995/1998), sócio dos bancos Matrix (1993/1995) e Planibanc (1983/1985 e 1987/1993), diretor do Banco Central do Brasil (1985/1987), sócio da corretora Patente (1972/1983) e diretor do Investbanco (1967/1972). Também é articulista do jornal Folha de S.Paulo.
 Currículo Augusto Sérgio Costa: Paraense, formado em Ciências Econômicas e Direito. Augusto é especialista em Gestão Financeira, Finanças Empresariais e Finanças para Banco. O novo presidente é funcionário de carreira do Banpará. Começou na instituição em 1985, no cargo de escriturário, e em 1994 passou a ser analista financeiro. Em 1996 assumiu a chefia da Superintendência de Administração Financeira. Já em 1999, ocupou o cargo de Diretor Financeiro. Em 2007, assumiu a função de Superintendente Melhoramentos Operacionais e de Desenvolvimento de Pessoas, passando em seguida a Diretor Administrativo e Financeiro da Caixa de Previdência e Assistência dos Funcionários do Banpará - CAFBEP.
Governador Simão Jatene
nomeia 54 novos
Defensores Públicos
O governador Simão Jatene nomeou 54 Defensores Públicos, encerrando a lista de aprovados no concurso C-143, incluindo o cadastro de reserva. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado na manhã desta quarta-feira, 26. Os novos Defensores Públicos ocuparão seus cargos na 1ª Entrância, com lotação nas Defensorias do  interior do Estado.
A nomeação cumpre mais uma meta do Planejamento Estratégico Institucional da Defensoria Pública para o biênio 2010-2012, bem como é uma meta do Plano Plurianual da Defensoria para o quadriênio 2012-2014, já incorporada pelo Executivo e em análise na Assembleia Legislativa do Estado. Os nomeados terão prazo de 30 dias para a posse no cargo, e as instruções necessárias quanto à documentação e exames médicos já foram fornecidas pela Secretaria de Administração do Estado (Sead).
As Defensorias do interior do Estado (1ª Entrância), nas quais os futuros Defensores Públicos estarão lotados, serão ofertadas pelo Conselho Superior da Defensoria Pública. De acordo com o Defensor Público Geral, Antônio Roberto Cardoso, as nomeações constituem um grande passo para a integração administrativa do Pará, pois a Defensoria oferece serviços públicos que garantem o acesso de paraenses de todo o Estado à justiça. “Agradecemos mais uma vez ao Governador Simão Jatene pela iniciativa e esperamos que os novos colegas retribuam as expectativas geradas pelas nomeações, ao garantirem serviços de qualidade ao povo”, finalizou Cardoso.
Edilena Lobo - Ascom Defensoria Pública
Cemitérios de Belém recebem
benfeitorias para o Dia de Finados
Com a proximidade do Dia de Finados, celebrado no próximo dia 2 de novembro, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) intensifica os serviços nos cemitérios de Santa Izabel, São Jorge e Soledade. Agentes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma) e Saneamento (Sesan) estão realizando os trabalhos de limpeza (varrição, lavagem e coleta de lixo e entulhos), podagem de árvores e roçagem nos três cemitérios. O objetivo da Prefeitura de Belém é garantir tranqüilidade e segurança aos visitantes.

Um grupo de 60 jovens da Igreja Adventista de Jesus dos Últimos Dias também ajudará, no sábado, na limpeza do Cemitério de Santa Izabel. Este é um projeto novo, voltado para a questão ambiental nos cemitérios.
 O diretor do Departamento de Necrópoles (Dane), Roberto Villaça, estima que aproximadamente 80 mil pessoas visitem os cemitérios de Belém, a partir do final de semana, até a próxima quarta-feira,Dia de Finados.
 O trabalho da Seurb nos cemitérios terá apoio de órgãos municipais e estaduais, entre eles as Secretarias Municipais de Economia (Secon), Urbanismo (Seurb), Companhia de Transportes de Belém (Ctbel), Guarda Municipal de Belém (GMB), Policia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha e Juizado de Menores.
 Os órgãos ficarão responsáveis pelas execuções de esquemas táticos de segurança e organização do trânsito e do comércio informal nos locais e orientações aos pais ou responsáveis sobre a permanência e atitudes de menores de idade nos cemitérios.
 No cemitério de Santa Izabel que é o maior de Belém, com 80 mil túmulos, são esperadas 30 mil pessoas durante a próxima semana, sendo 20 mil só no dia do feriado. No São Jorge estima-se de 10 a 15 mil visitantes. Em ambos os cemitérios serão celebradas missas no dia 2.
  
Texto: Luiza Farias-Ascom Seub
Edição:Comus
Bosque ganha amanhã
30 árvores do Cisa

Belém (26.10) - O Bosque Rodrigues Alves ganha nesta quinta-feira, 27, durante as
atividades cívicas e educacionais dos dez anos do programa "Mundo Novo
das Árvores", do Congresso Internacional de Sociosfera na Amazônia
(Cisa), 30 espécies amazônicas catalogadas pela Secretaria Municipal
de Meio Ambiente (Semma). Trinta personalidades de diversas áreas do
conhecimento e das três esferas governamentais vão plantar as árvores
para simbolizar o equilíbrio entre o homem e a Amazônia, meta que o
programa concretiza com projetos de educação ambiental como as
"Amazoníadas" e o "Bombardeio de Sementes" que faz na região das ilhas
de Belém.

Lançado em 2001, o programa ambiental completa uma década com saldo
positivo para as escolas públicas e particulares que participam das
atividades dirigidas à formação de crianças e adolescentes preocupadas
com a preservação do verde. Segundo a presidente do Cisa, Oro Serruya,
milhares de alunos de mais de 50 escolas já passaram pelas aulas de
cidadania promovidas pelo "Mundo Novo das Árvores". Hoje, boa parte da
clientela estudantil estará no canteiro Jardim da Esperança, do
bosque, testemunhando o plantio.

O evento também deverá reunir no bosque o conselho científico do Cisa,
composto por nomes conhecidos do cenário acadêmico do Pará, como o
médico Camilo Vianna, de 85 anos, considerado o decano dos
ambientalistas da Amazônia. Do conselho fazem parte, também,
professores da UFPA, como Juan Hoyos, Tony Costa e Francisco Matos,
além dos voluntários de fora do Estado, incluindo os pesquisadores
Sílvio Vale (Fiocruz-RJ), Luiz Benyosef (Observatório Nacional-RJ) e
Luiz Carlos Baldicero Molion (UFRN).

O grupo de pesquisadores é responsável pela formulação das teses
defendidas pelo Cisa nos dez anos. No novo milênio, o desafio, para a
entidade, é a conciliação da exploração dos recursos com uma forte
vigilância ambiental, através, por exemplo, do aumento do
monitoramento por satélite do desmatamento dos biomas da Amazônia.  "A
defesa da região depende de novas tecnologias que rompam com dogmas do
passado e presente predador", advoga a ambientalista e arquiteta Oro
Serruya.
Bunge anuncia planos de investir no Pará
Representantes da Bunge, uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do país, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 26, com o governador Simão Jatene em seu gabinete no Comando Geral da Polícia Militar do Pará. Os secretários de Estado Hildegardo Nunes, de Agricultura, e Sidney Rosa, de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção do Estado, também acompanharam o encontro.
Durante a reunião, o presidente da Bunge, Pedro Parente, anunciou ao governador interesses de novos investimentos que a empresa pretende fazer no estado do Pará. “O Pará tem inúmeras oportunidades de investimentos, principalmente quando falamos na questão ambiental. Podemos perceber que o governo do Pará tem tratado as causas ambientais de uma maneira muito cuidadosa, que merece ser valorizada e deve ser utilizada como exemplo por outros estados. Hoje, mais do que uma conversa, estamos iniciando uma parceria que, com certeza, trará muitos benefícios para o estado”, disse.
Na ocasião, o programa estadual Municípios Verdes foi apresentado pelo governador aos representantes da empresa. "Não conhecíamos o programa e ficamos muito interessados com o que ouvimos sobre ele. Essa é uma maneira extremamente inteligente e promissora de preservar e conservar o meio ambiente” ressaltou o diretor da empresa, Martos Tavares.
A Bunge é uma das maiores exportadoras do Brasil e desde 2006 atua também no segmento de açúcar e bioenergia. Presente em 16 estados, possui hoje mais de 20 mil colaboradores e cerca de 150 unidades, entre indústrias, centros de distribuição e instalações portuárias no país. O faturamento bruto da companhia em 2010 atingiu a cifra de US$ 14,7 bilhões. No Pará, a Bunge já investiu US$ 1,6 milhão na construção de uma fábrica de fertilizantes instalada em Barcarena.
Bruna Campos – Secom
Mostras de dança encerram
programação de outubro
no São José Liberto
A programação especial realizada no Espaço São José Liberto no mês de outubro, devido ao Círio de Nazaré, será encerrada neste final de semana com atrações nas tardes de sábado, 29, e no domingo, 30, no Coliseu das Artes, com entrada franca. A dança será a grande atração, com o trabalho do Grupo de Tradições Folclóricas Mistura Regional e a programação do XVIII Festival Internacional de Dança da Amazônia (Fida), promovido pela Cia. de Danças Clara Pinto, com apoio cultural do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e governo do Pará, via Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
O projeto Ritmos do Pará, desenvolvido desde o início deste ano no Espaço São José Liberto, traz a partir das 17h30 o show do Grupo de Tradições Folclóricas Mistura Regional, um trabalho realizado por 50 profissionais, de várias faixas etárias. O Grupo Mistura Regional desenvolve há 10 anos um trabalho de promoção e divulgação da cultura paraense, além de ações destinadas à inclusão social. No show folclórico, músicos e dançarinos apresentam mais de 10 coreografias e oito indumentárias, incluindo danças do folclore regional e outras criadas a partir dos elementos da cultura amazônica.
Formado inicialmente por alunos e ex-alunos da Escola Estadual Manoel de Jesus Moraes e outros membros da comunidade, o grupo também desenvolve o projeto CER (Criar, Estruturar e Revelar). Segundo o coordenador e produtor do “Mistura Regional”, Cléber Raiol Dias, o grupo contribui ainda com a descoberta de novos talentos para a dança e a música instrumental. Um trabalho fortalecido por oficinas de música e dança promovidas em escolas, centros comunitários e empresas, com o objetivo de estimular a inclusão social.
Festival
No domingo, a partir das 17h, o Coliseu das Artes receberá a Mostra de Dança Alternativa que integra a programação do XVIII Fida. Realizado de 26 a 30 de outubro, o Festival tem atrações no Theatro da Paz, no Espaço São José Liberto, no Teatro Estação Gasômetro (Parque da Residência) e anfiteatro da Praça da República, onde acontecerá o encerramento.
O evento é promovido pela Cia. de Danças Clara Pinto, uma das mais conceituadas do Norte do Brasil, com quase três décadas de atuação na formação de bailarinos clássicos e dançarinos de jazz e outros ritmos, sob a coordenação da bailarina e coreógrafa Clara Pinto. Até o próximo domingo, 30, o público ainda pode visitar a exposição Joias de Nazaré 2011 – “Madonas do Barroco – A fé nos braços da Mãe”, aberta no início do mês com peças criadas e produzidas por profissionais do Polo Joalheiro do Pará.
Além das joias, o visitante tem a oportunidade de ver peças sacras do período Barroco, que integram o acervo do Museu de Arte Sacra, vinculado ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM), da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Realizada desde 2003, a mostra é uma iniciativa do Igama e Secult, com apoio do Sebrae-PA.
Serviço: Mostra de Dança Alternativa (programação do XVIII Fida), no sábado (29), às 17h30, e apresentação do Grupo de Tradições Folclóricas Mistura Regional (Projeto Ritmos do Pará) no domingo (30), às 17h30, ambos no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas), com entrada franca. Mais informações: (91) 3344-3517.
Ascom Igama
Operação Finados 2011 conta
com 200 guardas municipais

Em função do Dia de Finados, que ocorre em 02 de novembro, a Guarda Municipal de Belém (GMB) antecipou sua presença preventiva e ostensiva nos cemitérios de Belém, Mosqueiro e Icoaraci. Desde segunda-feira (24), as rondas foram intensificadas nas necrópoles de responsabilidade do poder municipal.
 O reforço antecipado garante segurança aos servidores da Secretaria Municipla de Urbanismo (Seurb) que fazem a limpeza e capinação desses logradouros, bem como aos operários de manutenção de jazigos e sepulturas. Cerca de 200 guardas municipais, nove viaturas, 17 motocicletas e seis cães de guarda e proteção fazem parte do aparato da Operação Finados 2011.
 A Divisão de Operações da GMB (DOP) montou um planejamento de disposição de homens e viaturas para os dias que antecedem o feriado de 02 de novembro. Além da DOP, todos os outros grupamentos (GAT, Rondac e ATAC) vão estar envolvidos na Operação Finados 2011. “Esperamos que o trabalho preventivo que já estamos realizando nas necrópoles da cidade contribua para o sucesso da operação, como tem sido nos outros feriados que carecem de mais atenção do nosso efetivo”, ressaltou o chefe da DOP, inspetor R.Carlos.
 Já na terça-feira (1º de novembro), haverá um efetivo maior à disposição nos cemitérios de Santa Izabel, São Jorge e Tapanã, por serem os mais visitados. Além desses, na quarta-feira (2), Dia de Finados, os cemitérios São José, Santa Izabel (Distrito de Icoaraci) e Soledade contarão com o apoio de todo o efetivo disponível para o dia, 200 guardas municipais, das 7 horas da manhã até as 18 horas.
 O trabalho da Guarda Municipal consiste em rondas ostensivas com viaturas e motos ao entorno das necrópoles, viaturas paradas para dar apoio ao efetivo que vai estar dentro dos cemitérios, além do reforço de homens com cães treinados para eventos que envolvem um aglomerado maior de pessoas.
 A Inspetoria de Trânsito (Itran) da Guarda também dará todo o suporte necessário para que haja fluidez no trânsito nas vias de acesso às necrópoles, principalmente nos cruzamentos. O efetivo do Itran vai se concentrar nos principais corredores de acesso aos cemitérios de São Jorge, Tapanã e Icoaraci com 20 guardas e apoio de duas viaturas.
A partir das 6h30 da manhã do Dia de Finados, os guardas de trânsito vão organizar os cruzamentos da Rua da Mata/Rua Santarém; rodovia do Tapanã (em frente ao cemitério Tapanã) e entre as 6ª e 7ª Ruas de Icoaraci. Os outros cruzamentos próximos ao Santa Izabel, que registra o maior número de visitantes, terão cobertura dos agentes da CTBel.
  
Texto: Ascom GMB


Ação operacional ordena
principais vias púbicas de Belém
 A Prefeitura de Belém iniciou, nesta segunda-feira (26), a Ação Operacional de Ordenamento Sustentável nas ruas da capital. O trabalho é executado pela Secretaria Municipal de Economia (Secon) em conjunto com a Ordem Pública e a Guarda Municipal de Belém (Gbel).
 Neste primeiro dia, mais de 80 trabalhadores ambulantes que ocupam as calçadas das avenidas Governador José Malcher e Nazaré foram notificados quanto à instalação de equipamentos irregulares. Todos deverão procurar o Departamento de Comércio e Publicidade em Vias Públicas (DCPV), da Secon, para legalização de suas situações, de acordo com um cadastro prévio realizado pelo departamento. Aqueles que retornarem ao local sem a devida licença terão seus equipamentos apreendidos, conforme prevê a lei.
 Além das notificações, foram apreendidos equipamentos que se encontravam totalmente ilegais, excedendo a ocupação das vias públicas e também em péssimas condições de conservação. Ao todo foram retirados seis carros de lanches, sete carros de mão de grande extensão (boi sem rabo) e dezenas de telas com produtos de variedades. Todo o material apreendido foi encaminhado ao depósito da Secon, sendo que, as mercadorias perecíveis (alimentos) são doadas para entidades filantrópicas.
 O objetivo da ação é implantar o controle da presença de ambulantes que encontram-se ilegais nas vias públicas, desobstruir as calçadas para o livre passeio, verificar a situação do cadastro legal dos trabalhadores do mercado informal de Belém, e o ordenamento das vias públicas.
 A ação operacional será permanente iniciando nas principais vias da capital, onde há o maior fluxo de circulação de pedestres e trânsito.  

Texto: Ascom Secon
Plano Diretor de Ciência e
Tecnologia está disponível na internet

Já está disponível na internet a versão digital do primeiro Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará. O decreto que aprova o documento foi assinado pelo governador Simão Jatene no último dia 19. O plano fortalece a inserção competitiva do Pará no cenário nacional, visando à melhoria dos indicadores socioeconômicos do Estado.
A iniciativa pioneira foi construída, desde abril, pelo governo do Estado, com a colaboração de empresas e instituições de ensino e pesquisa. As estratégias apresentadas buscam gerar e aplicar o conhecimento científico em nosso Estado de modo a aperfeiçoar o aproveitamento das potencialidades naturais e humanas locais. Para ter acesso ao plano completo, acesse o link: http://www.secti.pa.gov.br/sites/default/files/planodiretorsecti.pdf.
Ascom Secti
Paratur premia embarcações
vencedoras de concurso
da Romaria Fluvial
 A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) fez, na manhã desta quarta-feira (26), a cerimônia de premiação dos vencedores do “Concurso de Ornamentação de Embarcações” da 26ª Romaria Fluvial 2011. O evento aconteceu no Espaço São José Liberto, na praça Amazonas, em Belém. A cerimônia foi aberta pelo presidente da Paratur, Adenauer Góes, com participação de diversas autoridades, como a diretora do Pólo Joalheiro, Rosa Helena Neves, do representante da Capitania dos Portos, Sérgio Ventura, e Luana Rocque, filha do jornalista idealizador da Romaria Fluvial, Carlos Rocque, entre outros.
Foram premiadas cinco embarcações nas categorias “Embarcações Regionais” e “Outras Embarcações”. A comissão julgadora atribuiu pontos de 0 a 10 a cada concorrente, de acordo com a ornamentação; postura da tripulação; obediência, horário e percurso do cortejo. A comissão foi composta por cinco membros: Isaurina de Fátima, representante da Escola de Governo do Pará (EGPA); Rosa Helena Neves, diretora executiva do Espaço São José Liberto; Érika Xerfan, representante do Sebrae; Madalena Rayol, doutora em História da Arte pela Universidade de Sorbonne; e Marilza Ewerton, representante da Universidade Federal do Pará (UFPA).
As vencedoras das embarcações regionais (casco de madeira ou aço, com um ou dois conveses) na categoria A foram a embarcação Jubileu II, representada por Tânia e Hélio Trindade; a Amazon Norte, por Marivaldo Ferreira e Mauricio Lobato e a embarcação Antonio Lemos, por Newton Ribeiro. O troféu “Carlos Rocque” foi entregue a eles por Rosa Helena, Luana Rocque e Adenauer Góes. Newton Ribeiro se disse muito emocionado. Ressaltou que não foi a primeira vez que foi premiado, mas a primeira com um barco representando o Sesc na Romaria Fluvial.
Regulamento – Não houve nenhum classificado no 3° lugar da categoria B, destinada a outros tipos de embarcações (iate, veleiro, lancha, balsa, ferry boat, empurrador, pesqueiro, etc), já que a maioria das embarcações sinalizadas pelos jurados não estava devidamente regularizada junto à Capitania dos Portos, um dos itens obrigatórios constante no regulamento do concurso da Paratur. Os vencedores no 2º e 1º lugar ficaram para a embarcação Balsa Dona Lourdes, representada por Joel Viana e Atakan III, por Reinaldo Pantoja e Sandra Leite, que receberam das mãos de Erika Xerfan e do capitão Sergio Ventura, respectivamente, a premiação.
O cortejo da romaria percorreu dez milhas pela Baia do Guajará. Segundo a Capitania dos Portos, este ano participaram do cortejo fluvial 400 embarcações, das quais só 256 estavam regularizadas. Segundo o comandante da Marinha do Brasil e chefe do Departamento de Segurança doTráfego Aquaviário, Sérgio Ventura, a Marinha faz uma pré-inscrição para a romaria, em que as embarcações recebem um selo. “A missão é dar segurança à romaria e ao trafego aquaviário”, explicou.
Incentivo – Adenaur Goés vê de maneira positiva a parceria da Paratur com a Capitania dos Portos. Ele diz que a Romaria Fluvial é uma forma de os ribeirinhos poderem homenagear Nossa Senhora de Nazaré. “O Círio é o principal produto turístico do Pará. A estratégia é ter essa festa como referencial na atividade econômica”, disse, ressaltando ainda o esforço da Paratur, em parceria com o trade e sociedade civil organizada, de promover o Círio de Nazaré como evento turístico o ano todo.
“Este mês inclusive participamos da Abav, ou Feira das Américas, e o nosso estande, cuja temática era a Basílica de Nazaré, foi escolhido como o melhor da feira pela revista ‘Brasil Travel News’. No próximo mês levaremos a temática do Círio para o Festival de Turismo de Gramado, no Rio Grande do Sul”, informou, convidando os participantes para o lançamento do “Ver-o-Pará – Plano Estratégico do Turismo do Estado do Pará”, no próximo dia 31, às 17 horas, na Estação das Docas. Na ocasião, também será apresentando o site promocional do turismo paraense.
A diretora executiva do Espaço São José Liberto, Rosa Helena, observou diz que a importância da romaria é a força histórica e o significado para expressar a arte e a cultura do Pará. “Espero que estejam sempre participando”, disse. O nome do troféu é uma homenagem ao jornalista e historiador Carlos Rocque, que também presidiu a Paratur e idealizou, há 26 anos, a Romaria Fluvial e o concurso das embarcações, com a finalidade de homenagear a padroeira dos paraenses e fomentar o turismo religioso.
O troféu foi elaborado pelo designer Marcelo Gil, que levou 15 dias para concluir a obra, produzida em cerâmica e madeira marajoara. O Grupo de Tradições Folclóricas Moara, que faz parte da Associação dos Grupos Folclóricos de Belém, parceira da Paratur, iniciou e e também encerrou a cerimônia.
Benigna Soares – Paratur
A notícia e a sua avaliação
- Nicias Ribeiro                                              
- Engenheiro eletrônico
- nicias@uol.com.br

A semana que passou foi pródiga em fatos que viraram notícias, como, por exemplo, a captura do ex-ditador Muamar Kadafi, da Líbia, que, pelas imagens veiculadas pela televisão, foi literalmente linchado e morto, encerrando, assim, o seu regime de 40 anos.
Um outro fato que marcou a semana foi, sem dúvida, a denúncia de que o ministro Orlando Silva, dos Esportes, teria recebido milhões em propina de ONGs, que deveriam executar ações de um projeto chamado “segundo tempo”.
É evidente que um escândalo como esse ganhou um enorme espaço na mídia, e não poderia ser diferente, até porque a presidente Dilma estava na África e a expectativa era de que, no seu retorno, o ministro fosse exonerado, até porque, certamente em face do escândalo, o presidente da FIFA já o havia descartado das funções de interlocutor entre o governo brasileiro e aquela entidade “mater” do futebol mundial. Contudo, para surpresa de todos, a presidente Dilma não o exonerou, apesar da Procuradoria Geral da República tê-lo denunciado ao STF. E, dessa forma, o ministro continua ministro. Só não se sabe até quando, uma vez que outras ONGs, segundo o noticiário, vão à luta com novas denuncias.
É lógico que qualquer escândalo de corrupção incomoda. Mas este muito mais. Porque envolve o ministro dos esportes do país sede da Copa do Mundo de 2014 e por isso ultrapassa as nossas fronteiras e torna-se um escândalo internacional. Daí a imediata declaração do presidente da FIFA, descredenciando o ministro Orlando Silva das funções de interlocutor do governo junto aquela Instituição. E por isso, muitos entendem que o certo seria a presidente Dilma exonerá-lo de imediato, até mesmo para resguardar as boas relações com a FIFA.
Mas, em meio a tantas notícias tristes, eis que o Senado nos brinda com uma boa notícia, quando decide assegurar a todos os estados da Federação, e não somente ao Rio e ao Espírito Santo, os royalties do petróleo, extraído na plataforma continental, reabrindo, assim, a discussão sobre um reordenamento da Federação Brasileira. Vamos ver, agora, o que os senhores Deputados Federais dirão a respeito.
Por último, antes de ontem, a imprensa noticiou a presença da presidente Dilma e do ex-presidente Lula, em Manaus, para inaugurarem uma ponte de 3,5 km de extensão sobre o Rio Negro, considerada a maior ponte estaiada do Brasil (com 400 metros de trecho suspenso por cabos) e que demorou três anos e meio para ser construída, a um custo de mais de um bilhão de reais, mais do que o dobro previsto, segundo o noticiário dos jornais.
O inusitado, porém, é que essa grande e belíssima obra de arte da engenharia, liga Manaus ao município de “Iranduba” que, por óbvio, ninguém conhece e que fica na outra margem do Rio Negro, que, segundo o noticiário, dará acesso a outras quatro cidadezinhas. O trajeto que um carro deve fazer agora em minutos, era feito em 2:00 horas de balsa. E a idéia, segundo um político amazonense, é integrar essas cinco cidades à região metropolitana de Manaus.
Que coisa!... É aí que você percebe a importância de um ministro ser do seu estado. Enquanto no Amazonas foi construído essa ponte por mais de 1 bilhão de reais e que liga Manaus a lugar nenhum e cuja relação custo/benefício é quase nenhuma, a ponte sobre o rio Xingu, no eixo da Transamazônica, não foi sequer iniciada, apesar do início das obras de Belo Monte. E do mesmo modo, a pavimentação da Transamazônica segue em passos de tartaruga. Tudo porque o ministro dos transportes na época, Alfredo Nascimento, era do Amazonas. O mesmo que, meses atrás, foi exonerado pelo seu envolvimento em corrupção.
Desde quando essa ponte sobre o rio Negro, apesar de belíssima, é mais importante para o desenvolvimento do País, que a pavimentação da Transamazônica? Desde quando essa ponte sobre o rio Negro, apesar de ser a 2ª maior do mundo em seu estilo, é, economicamente, mais importante que a ponte sobre o rio Xingu, no eixo da Transamazônica, principalmente em razão das obras de Belo Monte?
Como se vê, os ministros não se preocupam com o futuro do país e sim, apenas, com o futuro dos seus estados. Essa é a única justificativa, real, para a construção da ponte sobre o rio Negro. Assim não dá.


Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...