Total de visualizações de página

terça-feira, outubro 25, 2011

EDUCAÇÃO: Governo apresenta mais uma proposta aos professores em greve

Integralizar o pagamento do piso nacional em até 12 vezes a partir de janeiro de 2012, efetuar o pagamento retroativo mediante decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e a devolução dos valores dos dias descontados já no próximo contracheque integram a proposta apresentada na manhã desta terça-feira (25), pelo governo do Estado, aos representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Pará (Sintepp), durante a audiência realizada na 1ª Vara da Fazenda Pública, presidida pelo juiz Elder Lisboa Ferreira da Costa. O item da proposta que aponta para a integralização em até 12 vezes será considerado caso o governo federal não repasse, de imediato, recursos para o pagamento do piso no Pará.
Apesar de mais uma vez fazer todos os esforços para encontrar um meio de normalizar o ano letivo estadual, interrompido pela greve dos professores, o governo do Estado ainda não conseguiu fazer com que os docentes retornem às salas de aula. Os representantes do Sintepp disseram que manteriam a greve até que a proposta fosse avaliada pela categoria. Uma nova audiência foi marcada entre as partes para o próximo dia 28, sexta-feira. Neste dia, o comando de greve deverá anunciar se aceita ou não a proposta do governo, após a realização de assembleia geral com os professores.
Participaram da audiência representantes do governo do Estado e do Sintepp - Claudio Ribeiro, titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc); Alice Viana, secretária de Estado de Administração; Caio Azevedo Trindade, procurador Geral do Estado, e Conceição Holanda e Jair Pena, coordenadores do Sintepp.
Retroativo - Durante a audiência, a secretária Alice Viana disse “que o Estado reconhece o retroativo, mas que cada caso deve ser analisado individualmente”. Sobre a integralização, ela enfatizou que “se o MEC (Ministério da Educação) transferir os recursos, pagamos logo”. Pela Seduc, Claudio Ribeiro disse que o governo federal não se manifestou até o momento sobre o repasse. “O MEC ainda não analisou o pedido de integralização do piso. Qualquer dúvida sobre os dados apresentados pelo governo ao Ministério poderiam ser esclarecidos em reunião entre MEC e o governo estadual”, afirmou o secretário.
Sob a alegação de que o Estado teria recursos necessários para pagar integralmente o piso nacional, no valor de R$ 1.187,00, Conceição Holanda mencionou um estudo técnico que teria sido produzido por um serviço particular, contratado pelo sindicato. Ela disse que a greve seria mantida pelo fato de o Estado não efetuar o pagamento integral do piso nacional, apesar da apresentação da proposta pelos representantes do governo".
O estudo foi entregue ao juiz Elder Lisboa, mas o magistrado declarou que não iria anexá-lo aos autos do processo de julgamento da greve. Representante do Sintepp, o advogado Walmir Brelaz disse que, baseada no estudo feito, a categoria dos professores manteria a paralisação. “Com a assinatura da Procuradoria e mais dos secretários, eles (professores) não têm mais como contestar”, ressaltou Elder Lisboa sobre a proposta do governo.
Sérgio Chene – Seduc

Estudantes participam de
projeto que combate
gravidez na adolescência
“É divertido, mas estou aprendendo que não é a mesma coisa que brincar de boneca. Criança dá trabalho, exige responsabilidade. Tem que ter muito cuidado”, diz a estudante da 6ª série Tifany Ferreira, de 12 anos, enquanto alimenta um bebê de 1 ano e 3 meses. Tifany é uma das alunas inscritas no projeto “Amando e Educando”, desenvolvido pelas escolas estaduais Antônio Gomes Moreira Júnior e Ruy Paranatinga Barata, da 1ª USE- Unidade “Seduc na Escola”, do bairro de Val-de-Cães.
A menina conta que não tinha ideia do quanto era difícil ter uma criança sob sua responsabilidade, ainda que supervisionada pelas professoras da creche. “Não sabia direito o que era ficar com uma criança, dar banho, tomar conta para ela não se machucar, dar comida. Não é fácil, estou aprendendo muito com isto, e agora sei que não quero passar por isso tão cedo”, afirma.
A mesma opinião é compactuada pela estudante Thainá Souza, de 15 anos. “Ser mãe não é fácil. Estou refletindo e não gostaria de engravidar nova, sem ter condições de criar um bebê. É muito trabalho, despesa. Fora que eles (bebês) adoecem e só querem ficar com a mãe. Ainda pouco um vomitou em mim porque estava se sentindo mal. Fiquei toda suja. Esta parte da maternidade é difícil”, conta a menina tentando limpar a roupa.
Projeto
Voltado aos estudantes na faixa etária dos 12 aos 17 anos, o projeto visa resgatar junto à família, valores sociais no que diz respeito a educação sexual na adolescência, fazendo com que os jovens percebam por meio da prática, a importância e a responsabilidade exigida quando uma criança é gerada. “Visamos com este projeto, trabalhar a prevenção da sexualidade na adolescência. Atualmente, os jovens iniciam muito cedo sua atividade sexual e muitos acabam engravidando e iniciando famílias muitas vezes não desejadas, interferindo em todos os setores de sua vida, quer emocional ou social”, defende a professora Lucinete Albarado, gestora da USE-01.
Antes de partirem para a prática, realizada nas creches “O Canto do Uirapuru” e “O Revoar das Andorinhas”, onde os adolescentes passarão três dias ajudando no cuidado com as crianças, eles assistiram a diversas palestras sobre gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis, que fazem parte da programação teórica do projeto.
Fabianna Batista - Ascom Seduc
Comprovante de inscrição do
Vestibular da Uepa será liberado
nesta quarta-feira
Os candidatos inscritos ao Processo Seletivo (Prosel) e ao Programa de Ingresso Seriado (Prise) Subprograma XV, XIV e XIII da Universidade do Estado do Pará (Uepa) poderão ter acesso ao comprovante de inscrição a partir do dia 26 de outubro, quarta-feira, pelo site www.uepa.br ou pelo www.prodepa.psi.br/uepa. O prazo para imprimir o documento se encerra no dia 7 de novembro, e o vestibulando deve ficar atento para não perder esse prazo, visto que é obrigatória a apresentação do comprovante, junto a qualquer documento de identidade oficial com foto (carteiras de estudante ou de meia passagem não serão aceitas) no momento de realização das provas - marcada para os dias 27 e 28 de novembro e 18 de dezembro.
Para ter acesso ao comprovante, o candidato deverá informar o nome completo, a data de nascimento e o número de inscrição, exatamente da mesma forma como informou no ato da inscrição. Caso a inscrição não tenha sido homologada, o vestibulando deve entrar em contato com a Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), que fica no Prédio da Reitoria, no bairro do Telégrafo, e aberta entre 8h e 14h, ou entrar em contato com o setor pelo e-mail correto@uepa.br. No caso de inscritos do interior, basta procurar o respectivo campus, também no mesmo horário.
Em caso de erro constatado, o DAA informa que só poderão ser retificados os dados pessoais, e também somente até 7 de novembro. Não serão aceitos pedidos de correção que impliquem em mudança de língua estrangeira escolhida, curso, turno, semestre ou município e nem localidade de realização das provas.
Serviço: Processos Seletivos 2012 - A impressão do comprovante de inscrição pode ser feita entre os dias 26 de outubro e 7 de novembro, pelos endereços www.uepa.br ou www.prodepa.psi.br/uepa. Qualquer erro no documento ou a constatação da não homologação da inscrição deve ser comunicado, dentro desse prazo, ao DAA (Rua do Una, 156 - Telégrafo), ao campus referente (no caso de candidatos do interior do Estado) ou ainda pelo e-mail correto@uepa.br. Informações: (91) 3299-2216.
Carolina Menezes - Ascom Uepa


Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...