Total de visualizações de página

sábado, outubro 29, 2011

CUIDADO!

Mas que cuidado, que se tiver que acontecer, não tem jeito. Um dia destes caiu um satélite do espaço sem que ninguém soubesse e o pior, ninguém sabe aonde o troço fabricado pelo homem foi parar. Agora vem este asteróide, e o chinês quer tentar trazê-lo pra Terra, para ganhar dinheiro. Se eles realmente tentarem e cair na cabeça deles, que eles se arrumem pra lá. Leiam as notícias:
Asteróide vai passar raspando
na Terra em novembro
Rocha espacial se aproximará do nosso planeta
 a distancia menor que a da Lua; Nasa descarta risco de colisão
Um asteróide da lista de objetos espaciais potencialmente perigosos passará muito perto da Terra em 8 de novembro, às 20h28 (horário de Brasília), pelos cálculos da Nasa. A rocha espacial chamado 2005 YU55 se aproximará do nosso planeta a uma distancia menor do que a da Lua, o que para a astronomia é considerado um "fio de cabelo cósmico".
A proximidade do asteróide é incomum por se tratar de um objeto grande, com 55 milhões de toneladas e 400 metros de diâmetro – o equivalente a quatro campos de futebol. Se atingir a Terra, o impacto terá a força de mais de 65 mil bombas atômicas, abrindo uma cratera de quase 10 km de largura e 600 metros de profundidade.
No entanto, a Nasa descarta qualquer risco de colisão entre o asteróide e o planeta Terra, pelo menos nos próximos 100 anos. “O YU55 orbita o Sol de 14 em 14 meses, porém não representa nenhuma ameaça de colisão com o nosso planeta no período de 100 anos”, disse o porta-voz da Nasa, Don Yeomans.
Descoberto por pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, em 2005, o asteróide só foi melhor observado em abril de 2010 através do Radiotelescópio do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, revelando-se um objeto escuro e quase esférico. A passagem do YU55 perto da Terra será um acontecimento histórico para os astrônomos - trata-se da maior aproximação de um objeto deste tamanho detectado com antecedência.
O 2005 YU55 estará melhor visível na manhã do dia 9 de novembro, quando atingirá magnitude 11 por várias horas até desaparecer. Na astronomia, magnitude é a medida quantitativa de luz vinda de um astro. Quanto menor o número, maior o brilho aparente.
Como a visão humana só consegue captar objetos com brilhos até 5 graus de magnitude positiva, quem quiser observar o asteróide vai precisar de, no mínimo, um pequeno telescópio.
AÍ ENTRA OS CHINESES...
China quer colocar asteróide
 em órbita da Terra
Relatório chinês prevê captura de asteróide para
extrair recursos minerais e trazê-los de volta à Terra

O Departamento de Engenharia Aeroespacial da Universidade Tsinghua, na China, publicou recentemente um relatório detalhando a viabilidade de capturar um asteróide e colocá-lo em órbita da Terra. O objetivo do projeto seria usar o asteróide como fonte de matéria-prima, minerando seus recursos e enviando-os para a Terra. Estima-se que um asteróide de 1,6Km tenha recursos minerais na casa de US$ 55 trilhões.
Considerados sobras da formação do sistema solar, os asteróides são objetos rochosos e metálicos cuja maioria órbita a região entre Marte e Júpiter chamada "Cinturão de Asteroides”. O relatório, no entanto, prevê capturar apenas aqueles que passarem perto da órbita da Terra nos próximos anos e décadas.
Os “Near Earth Object” como são conhecidos, teriam sua velocidade alterada com o uso de velas solares, explosões nucleares ou propulsores iônicos até serem capturado naturalmente pela gravidade terrestre.
Uma vez estacionados em órbita, o asteróide se tornaria num pequeno satélite, a uma distancia duas vezes maior que a da Lua. Seus recursos seriam explorados durante anos, até que o acumulo de uma pequena diferença angular joga-se o asteróide para longe da Terra.
A técnica para capturar e minerar asteróides, no entanto, ainda esbarra em vários problemas. Um erro de cálculo durante o processo de captura poderia colocar o objeto em rota de colisão com a Terra, causando efeitos catastróficos no planeta.
Além disso, a tecnologia para montar uma operação de mineração ainda não existe e seria necessário centenas de bilhões de dólares para ser dominada.
OBS: Tá mais fácil os americanos mandarem o 1º homem a Marte do que os chineses com suas idéias de jerico. Vou estar no dia 8 de novembro, se Deus permitir, assistindo um pelo programa de TV (pior que não tem mais), ou então, namorando, e me preparando para ir à festa no dia 12 no Amazônia Hall, com Fábio Jr, programação do amigo Jango Vidal e no dia seguinte, na fest de aniversário do amigo Nelson, do Parazão, lá no Conjunto Catalina, com a Bateria Show do Rancho.

Fonte: PopSci

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...