Total de visualizações de página

terça-feira, outubro 25, 2011

REPÓRTER JURUNENSE: As primeiras desta terça feira. Confira:

Abertura da II Conferência Estadual
de Juventude reúne 700
pessoas no Hangar
Quase 700 representantes de instituições públicas, movimentos sociais e colegiados estiveram reunidos no hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia para a abertura da II Conferência Estadual da Juventude. A troca de ideias, sugestões e expectativas deram o tom da programação, que se estenderá até o dia 27, coordenado pelo programa Pro Paz Juventude, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e Instituto de Artes do Pará (IAP).
 , nest no "Sinto-me extremamente feliz em fazer parte desse momento de construção de um novo ‘Pacto pela Juventude’ em nosso Estado. Tenho clareza do papel dos jovens na construção desse Estado e da sua capacidade de mobilização para realizar grandes mudanças. E este governo está no caminho certo, pois vê a juventude como um importante parceiro e colaborador, por isso mesmo já vem investindo em políticas públicas voltadas para esse segmento, a exemplo desta conferência”, disse José Brasil, titular da Sejudh.
Durante a abertura oficial da programação um grupo de alunos ligado à União Nacional dos Estudantes (UNE) se manifestou contrário às políticas administrativas do atual governo, mas logo tiveram a dimensão do que o encontro promete para os próximos dias: diálogo. Dezenas de outros participantes pediram a palavra e mostraram que estavam ali não para buscar polêmicas, mas para mostrar a força e consciência da juventude paraense. “Estamos em um momento de grande importância, pois aqui poderemos discutir e propor políticas públicas que nos beneficiarão em curto, médio e longo prazos. Esse é nosso objetivo, não viemos aqui tratar de interesses políticos. E para isso, não queremos unanimidade, queremos união”, disse Raimundo Rodrigues da Silva, coordenador da Juventude.
A coordenadora do Comitê Gestor do Pro-Paz, Izabela Jatene, presente à abertura do evento, desejou votos de que o evento seja um momento para tratar de diversidade com participação efetiva. “Espero que a Conferência seja um momento de elaboração de propostas, pois é uma oportunidade de mudar a realidade. Hoje tivemos alguns exemplos de como a democracia é salutar. Para isso é preciso garantir respeito às diversidades”, disse.
Pacto - “Um grande pacto pela juventude paraense”, com esse tema a Conferência pretende promover ações sobre os direitos da juventude e fortalecer as ações da coordenadoria. Mais de 1.700 jovens participaram das plenárias regionais, realizadas em 12 mesorregiões do estado, no Marajó, Baixo Amazonas, Lago do Tucuruí, Tocantins, Araguaia, Carajás, Tapajós, Capim, Caeté, Guamá e Metropolitana.
Plano - Um dos resultados do evento será a formulação do Plano Estadual de Políticas para a Juventude, que será apresentado em dezembro, durante o Congresso Nacional de Estudantes, que acontecerá em Brasília. "A partir da representação de jovens de diferentes regiões do Estado poderemos apresentar propostas pautadas nas realidades locais. Esse é o nosso objetivo”, explicou Simão Bastos, um dos coordenadores do evento.
Nesta segunda-feira , 25, serão discutidas e apresentadas as propostas para o Plano Estadual e também realizada a eleição dos delegados que representarão o Pará na Conferência Nacional. Serão 40 os representantes do Estado, das mais diversas localidades. Para a estudante Keila Ferreira, de Curuçá, que participa da programação, o evento é importante porque “consegue agregar jovens de todas as partes do estado e, conseqüente, tem várias opiniões que podem contribuir para melhorar as perspectivas do segmento”, opinou.
A II Conferência Estadual da Juventude conta com a participação de representantes da Comissão Organizadora Nacional da Juventude, Instituto Universidade Popular (Unipop), Pastoral da Juventude, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), União dos Negros pela Igualdade, Instituto João Ferreira, Movimento da Juventude Paraense, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri), Juventude do Partido da Social Democracia, Juventude Popular Socialista, Associação Kido de Taekwondo, União da Juventude Socialista (UJS), Juventude do Partido Trabalhista Brasileiro, Juventude do Partido dos Trabalhadores e Juventude do Partido da República.
Manuela Viana – Secom
4ª Conferência Estadual de
Políticas Para as Mulheres
De 25 a 27 de outubro a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves sediará a IV Conferência Estadual de Políticas para Mulheres. O evento consiste em uma etapa preparatória para a III Conferência Nacional do setor. A programação regional tem como tema principal “Miséria e Pobreza das Mulheres na Amazônia: Desafios na Superação das desigualdades sociais e de Gênero” e reunirá representantes de órgão parceiros e da sociedade civil. A abertura dos debates será às 14h, no auditório do Centur.
Cursos de qualificação profissional
aumentam as chances de trabalho
Com o objetivo de ingressar no mercado de trabalho, ter uma nova profissão ou ainda aperfeiçoar os conhecimentos, mais de 100 pessoas participam dos novos cursos de capacitação da Coordenadoria de Planejamento, Projetos e Pesquisas da Diretoria de Qualificação Profissional, da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda (Seter), em Belém. Os participantes foram encaminhados pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), Superintendência do Sistema Penal (Susipe), Associação de Artesãos da Grande Belém, Associação de Artesãos Amigos da Arte (Ananindeua) e Sindicato das Trabalhadoras Domésticas e Camareiras do Estado do Pará.
Nesta etapa são oferecidos os cursos de Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Noções Básicas de Contabilidade, Confecção de Bombons, Formadores de Preços e Culinária. No curso de Culinária, as alunas aprendem a fazer  diversos tipos de doces e bombons de chocolate. A instrutora Jaciléia Costa ressalta a procura maior é pela confecção de bombons regionais, ovos de páscoa e pirulitos”. A maioria das alunas, como Araci Moraes, Márcia Pereira, Conceição Medeiros e Iranete Torres, querem aprender o ofício ou aperfeiçoar o que já sabem, sempre com o objetivo de ter uma nova perspectiva para aumentar a renda familiar. Raimunda Silva, por exemplo, faz o curso porque pretende abrir uma lanchonete para vender doces e salgados.
No curso de Formação de Preços, a instrutora Sandra Pires explica que os alunos aprendem a trabalhar com os instrumentais de serviços que visem a geração de renda. “São notas fiscais, recibos, duplicatas, notas promissórias, cheques, além de aprender cálculos de impostos, como o ISS”. No curso, os alunos aprendem a estabelecer os preços dos produtos, os insumos utilizados, o valor da mão de obra e do trabalho, enfim, tudo o que é usado para se chegar ao produto final. Maklécio Campos faz o curso “para ter mais sucesso com a atividade de marceneiro”. Natália Gama, ex-aluna do Instituto Carlos Gomes e que cursa Música na Universidade Federal do Pará (UFPA), quer utilizar o aprendizado quando já estiver trabalhando profissionalmente.
No curso de Manicure e Pedicure, a instrutora Teovânia Acioli, que é dona de um salão de beleza, ensina novas técnicas para as alunas. “Elas querem ficar atualizadas, apreender a usar novas cores de esmaltes e desenhos”. Muitas já são manicures e trabalham em salões de beleza ou atendem em domicílio; outras nunca tiveram experiência com esse ofício, mas fazem o curso para ter uma nova profissão. É o caso de Nadja Moraes. “Eu trabalho em um salão, mas quero saber cada vez mais sobre as técnicas na minha área. Assim terei maiores chances de gerar mais renda para a minha família”, explicou. Brenda Ferreira disse que quer ter uma nova profissão “para ser inserida no mercado de trabalho”.
A diarista Deyse Dias quer expandir os conhecimentos “para poder, assim, também ter um novo horizonte profissional. A vendedora autônoma Josiane Tinai acha que é “uma atividade que sempre se expande. Eu quero aperfeiçoar os tipos de designers da função”. Os cursos, com cargas horárias de 40 a 80 horas, são ministrados das 8h às 12h, na sede da DQP, na avenida Assis de Vasconcelos, 397, entre Ó de Almeida e Aristides Lobo, bairro do Reduto. No dia 26 deste mês, pela manhã, as alunas vão participar da cerimônia de encerramento dos cursos e receber os certificados, em solenidade no auditório da Seter, na avenida Almirante Barroso, em Belém.
A medida em que as alunas vão concluindo os cursos, muitas conseguem ser logo inseridas no mercado de trabalho, garante Zaira Venâncio, gerente de acompanhamento e supervisão da DQP. Ela revela que os próximos cursos terão cargas horárias maiores. A Coordenadoria de Planejamento, Projetos e Pesquisas da Diretoria de Qualificação Profissional da Seter realiza estudos e pesquisas com vistas à promoção da qualificação profissional; promove a articulação com entidades governamentais e não governamentais; mantém atualizado o cadastro de entidades de educação profissional e de instrutores com instituições de educação profissional públicas ou privadas, estaduais, nacionais ou internacionais, visando a constante atualização de informações na área do trabalho.
Este ano, o Governo do Estado solicitou ao Ministério do Trabalho o envio de mais recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para a capacitação profissional no Pará. O governador Simão Jatene também determinou um aumento do valor previsto na Agenda Mínima do Estado para a qualificação do trabalhador paraense.
Rusele Mendes - Ascom/Seter
Helio Franco participa de debate
sobre saúde pública na CNBB
O secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, participou na última sexta-feira, 21, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Encontro dos Multiplicadores da Campanha da Fraternidade 2012, que terá como tema “Fraternidade e Saúde Pública”, e lema “Que a Saúde se difunda sobre a Terra”.  O objetivo do encontro foi preparar os membros das diversas Pastorais da Igreja para a campanha, que será lançada nacionalmente em fevereiro de 2012.
Helio Franco foi palestrante da mesa redonda “Panorama Atual da Saúde Pública no Brasil e no Norte”, juntamente com a promotora de Saúde do Ministério Público do Estado (MPE), Sueli Aguiar Cruz, sob coordenação do Padre Luiz Carlos Dias, assessor nacional da Campanha da Fraternidade. Ele próprio ressaltou que a Campanha da Fraternidade nasceu da iniciativa de um grupo de padres sensíveis às situações de dificuldades enfrentadas pela população, e que passaram a mobilizar as pessoas da Igreja, na época da Páscoa, para ações em benefício dessa população. A Igreja observou que os temas eram de relevância para a sociedade e então encampou a iniciativa.
Segundo Padre Luiz Carlos, o objetivo geral da Campanha do próximo ano é “refletir sobre a realidade da Saúde no Brasil, em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no Sistema Público de Saúde”. Esse tema já foi escolhido há dois anos, contando com apoio 200 mil assinaturas coletadas nas Pastorais, portanto, conforme o Padre, não foi motivado pelo quadro da saúde atual como muitos podem pensar. Na opinião do religioso, a Igreja também precisa participar mais dos Conselhos de Saúde, “que são espaços democráticos que a Constituição garante para esse debate”.
Após a fala do assessor nacional, foi exibido um documentário sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), que demonstra bem a realidade que a população brasileira enfrenta para ter acesso aos serviços. No vídeo, merece destaque a fala do sanitarista Gilson Carvalho, um dos idealizadores e defensores do SUS, admitindo que, embora haja essa perspectiva, ainda estamos longe de chegar lá”. Por outro lado, o SUS é o melhor sistema de Saúde do mundo e um exemplo é que, conforme Carvalho, realizou três bilhões e 600 milhões de procedimentos no ano passado.
Helio Franco disse que há muita incompreensão e visão distorcida sobre o SUS. “As pessoas reduzem o SUS a serviços de saúde, mas é muito mais que isso. Diferente dos ditos planos de saúde, o SUS é o único que oferece prevenção, promoção e proteção em saúde”, observou. O secretário estadual de Saúde também destacou a existência dos determinantes e condicionantes de saúde, como moradia, acesso à água tratada e segurança alimentar, que influenciam o estado de saúde da população.
Segundo Helio Franco, 35% dos cânceres tem relação com o alimento, 30% com carga genética que pode ser potencializada pelo comportamento e estilo de vida e 30% estão relacionados ao meio ambiente, ou seja, água e ar, portanto o indivíduo também tem  responsabilidade sobre sua saúde”. Parao titular da Sespa, apesar de a Constituição estabelecer que a “Saúde é um direito de todos e dever do Estado”, o comportamento e estilo de vida contribuem para o adoecimento do indivíduo, como é o caso do fumo, sedentarismo e imprudência.
“Todos nós podemos fazer saúde”, disse ele, convidando a Igreja, que tem credibilidade perante a população, para ajudar a moldar comportamentos, principalmente de crianças, começando com estímulo ao aleitamento materno, que incentiva a afetividade, assim como as brincadeiras até os seis anos de idade. Novamente ressaltou a importância da Atenção Primária, onde 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos.
A promotora do MPE, Sueli Cruz, endossou o que Helio Franco destacou sobre os condicionantes e determinantes sociais. Ao tratar das denúncias que mais recebe no MPE, revelou que têm a ver com a acessibilidade a consultas especializadas, leitos hospitalares, cirurgias e medicamentos especiais. Sueli também enfatizou que muitas vezes as pessoas esperam muito mais por uma consulta em um plano de saúde privado, mas quase nunca denunciam, o que já não acontece com o SUS.
Em defesa do Sistema Único de Saúde, argumentou: "Esse é o único plano que dá vacina e medicamento, enquanto os outros planos particulares viabilizam apenas a consulta e internação". Destacou, ainda, que muita gente procura o Ministério Público porque não quer seguir o fluxo normal do SUS, que tem como porta de entrada as Unidades de Saúde. "O que as pessoas não querem entender é que o MPE nao é fura fila”, frisou.
Por fim, falou da importância da implantação do Sistema de Regulação (Sisreg), que vai melhorar muito o acesso a consultas especializadas e internação no Estado. "Com isso, todos poderão ver e saber onde há disponibilidade de consultas e leitos". Depois das explanações, os palestrantes responderam às perguntas dos participantes e receberam o agradecimento do Padre Luiz Carlos.
Roberta Vilanova - Ascom/Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...