Total de visualizações de página

segunda-feira, outubro 31, 2011

Proinfantil forma 162 professores do oeste do Pará

Cerca de dez mil crianças no Pará estão sendo beneficiadas pelo Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil), realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Governo do Estado, por execução da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e municípios.
Na noite do último dia 28,  em Santarém, 162 professores de oito cidades do oeste paraense receberam a diplomação do ensino médio, de um curso realizado a distância e também presencial, que teve a duração de dois anos. Além da cidade santarena, estão envolvidos ainda os municípios de Aveiro, Novo Progresso, Faro, Prainha, Oriximiná, Curuá e Porto de Moz. Na solenidade realizada no hotel Barrudada, dentre as autoridades presentes, estavam Renausto Amanajás, representante do MEC; Maria José Maia, diretora da 5ª Unidade Regional de Educação (URE), que na ocasião representou Claudio Ribeiro, titular da Seduc, e a  professora Ana Maria Tancredi, representou a UFPA, parceira no Programa.
Com 56 anos e 23 deles dedicados ao ensino de crianças na cidade de Oriximiná, feliz, Maria Rosa Costa  Feijão, de anel, beca e capelo, estava ao lado da filha Francimara, 25. Os dois anos foram recompensados quando a professora recebeu o grau do ensino médio. Ela leciona para 17 alunos em uma escola municipal localizada a duas horas da sede de Oriximiná. “Ganhei muito com a formação, agora vou poder passar novos conhecimentos aos alunos, com mais preparo ainda”, avaliou Rosa. Abraçada à mãe, Francimara disse: “Vejo que ela é uma batalhadora, tem amor ao que faz. Ela se dedica aos alunos. Admiro pela batalha e coragem de terminar o curso. Não foi fácil”.
Além dos 162 cursistas, a colação do grupo III do Proinfantil garantiu também a formação de 16 professores da rede estadual e de oito tutores. Noel Sanches, professor de Língua Portuguesa, em Santarém, participou do curso. “Foi um prazer contribuir com a formação dos educadores do nosso Estado. Ministramos e recebemos novas informações. É o nosso olhar para a criança. É gratificante e inovador”, disse o docente.
De Porto de Moz, Telma Souza, 41, participou do Programa como tutora. Na solenidade de entrega dos diplomas, disse que o dever da formação foi cumprido. "Nossa preocupação era de que o professores titulares acompanhassem. Agora eles (cursistas) vão seguir o caminho sozinhos. Durante os dois anos. Agora as crianças vão com a qualidade no ensino", afirmou a tutora.
Os cursos do Proinfantil seguem a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE), de tirar da condição de leigos muitos professores que atuam na rede pública de ensino nos municípios. "Momento importante na vida desses educadores, levando em consideração a formação continuada. Continuamos no mundo do trabalho, na dinamicidade do mercado e para isso estamos semeando mais aprendizado", avaliou Maria José Maia, representante da Seduc.
De acordo com Miriam Matos, coordenadora estadual do Proinfantil, objetivo é melhorar a qualidade pela capacitação. “O Pará está colaborando com a formação dos professores nos municípios, cumprindo o seu papel; implementando política de formação”, ressaltou a coordenadora.
Sérgio Chene - Ascom Seduc

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...