Total de visualizações de página

quinta-feira, outubro 27, 2011

EDUCAÇÃO

Alunos de escolas estaduais
mantêm atividades
durante a greve
Greve para a educação é assunto que não está no vocabulário das escolas estaduais General Gurjão (Cidade Velha), Leonor Nogueira (Marambaia) e Cristo Redentor (Cabanagem). Na manhã desta quinta-feira, 27, seus alunos participaram de atividades distintas, mas voltadas para a melhoria do aprendizado através de temas que estão além da sala de aula.
“Pra mim é uma busca de conhecimento”. A afirmação é da estudante Ana Carla, 15 anos, na 7ª série do colégio Cristo Redentor. Ana estava entre as 60 crianças e adolescentes que visitaram o Comando Geral da Polícia Militar em Belém e conheceram alguns dos principais trabalhos realizados pela corporação, como a Rotam, Companhia de Policiamento com Cães, Operações Especiais e Centro de Formação de Praças.
Ana também vai produzir uma redação sobre o que viu no dia hoje. O trabalho vai valer pontos para as disciplinas de Língua Portuguesa e Educação Física, mas segundo ela, o mais importante é ver de perto a atuação da PM. “Em casa mesmo, a minha tia fica dizendo que o policial é bruto, que só faz dar bala perdida, mas ela nem conhece como é o trabalho deles, e isso eu estou fazendo agora”, disse.
“Pra nós não custa nada e é uma forma para desmistificar o preconceito da comunidade em relação ao policial, que na maioria das vezes é visto como truculento e grosseiro”, explica o coronel Carlos, sub-comandante Geral da Polícia Militar. Idealizador do projeto “Conhecer para Amar”, o coronel acredita que “o policial é um educador por excelência, por isso nós queremos é que essas crianças sejam nossos parceiros no combate à violência”. Além de Belém, outras escolas nas cidades de Marabá, Santarém e Castanhal também estão realizando a mesma programação em paralelo a de Belém.
Cultura
Já ouviu falar em tambores como fulê, cupê e plaubê? Ou em danças como kacekô, gragê, lérol, kamouyé e débot? Pois os estudantes da Escola Estadual General Gurjão, não apenas ouviram falar como conheceram, tocaram e dançaram ao som de cada batuque dessas danças e instrumentos, graças à apresentação do grupo Wapa, da Guiana Francesa, que visitou a escola na manhã desta quinta-feira, 27.
Visitando a cidade a convite do X Festival do Folclore do Pará, que está sendo realizado no Centur, o grupo interagiu com os alunos apresentando suas danças e músicas típicas, como a que representa o ato local de fazer farinha, entre outras. De acordo com a coordenadora do Festival, Rosa Carvalho, o principal motivo da ação é de possibilitar às escolas um acesso cultural que a maioria não tem. Para a diretora da escola, Jorgina Barros, a presença do grupo não é apenas um acréscimo cultural, mas também uma forma de manter os alunos em atividade durante o período da greve, e afirma: “nosso compromisso é a educação”.
Dani Franco – Secom
Uepa abre vagas para seis cursos de especialização a partir de segunda-feira
A partir do dia 31 de outubro, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) estará com inscrições abertas para cursos de Pós-Graduação Lato Sensu nas áreas de Educação à Distância; Educação Inclusiva e o Ensino da Matemática; Ensino de Matemática para a Educação de Jovens e Adultos; Estudos Linguísticos e Análise Literária; Fundamentos em Matemática Elementar e Letramento e Formação de Professores. Todos os cursos são vinculados ao Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), o Campus II da Uepa. Além de Belém, dois deles acontecem no município de São Miguel do Guamá e um em Moju.
Para todos os cursos, os candidatos devem se inscrever no site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (www.fadesp.org.br) e pagar taxa no valor de R$ 50. Em comum, as seleções ofertam 50 vagas, sendo 10% delas destinadas a professores e técnico-administrativos efetivos no exercício de suas funções e alunos egressos da Uepa.
Os processos seletivos também são os mesmos: a primeira fase, de caráter eliminatório, consiste na análise de Curriculum Lattes (comprovado) e seleção do Pré-Projeto de Pesquisa. Já na segunda etapa, também eliminatória, será realizada uma entrevista com os candidatos aprovados na fase anterior, conduzida por uma banca avaliadora. Ao final de cada curso, os candidatos terão que elaborar e defender um Trabalho de Conclusão, orientado por professores do curso.
Confira abaixo, os detalhes de cada especialização:
Educação à Distância
O curso será desenvolvido em Regime Regular com aulas aos sábados, tendo inicio previsto para fevereiro de 2012, em Belém, com carga horária de 450horas/aula. Podem candidatar-se os graduados em qualquer área. As inscrições ficam abertas até o dia 2 de dezembro. O CCSE, localizado no bairro do Telégrafo, é o local de entrega dos documentos exigidos. A seleção dos candidatos ocorrerá no período de 5 a 9 de dezembro. O resultado da 1ª etapa e divulgação do calendário de entrevistas está marcado para o dia 12, às 18h. Já a segunda, no período de 13 a 16/12/11 das 8h às 12h e das 14h às 18h. O resultado final da seleção está marcado para o dia 20 de dezembro, no site da Fadesp. A matrícula tem início no dia 3 de janeiro e segue até o dia 6.
Educação Inclusiva e o Ensino da Matemática
A pós-graduação, destinada aos graduados em Pedagogia ou Matemática, acontece em Belém e em São Miguel do Guamá, ambos com carga horária de 420horas/aula. Na capital paraense, as inscrições seguem abertas até o dia 2 de dezembro.  O curso será desenvolvido em Regime Regular, com aulas aos sábados, tendo início previsto para fevereiro de 2012. Já para o município de São Miguel, as inscrições podem ser feitas até o dia 25 de novembro. As aulas serão desenvolvidas em janeiro e em julho, tendo início previsto para janeiro de 2012. A documentação deverá ser entrega no campus da Uepa no município, localizado no bairro Vila Nova. A primeira etapa da seleção dos candidatos ocorrerá no período de 28 de novembro a 1 de dezembro. Já as entrevistas acontecem de 5 a 8 do mês mesmo mês, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A relação dos aprovados será divulgada no site www.fadesp.org.br em 9 de dezembro de 2011. A matrícula acontece de 12 a 16/12/2011.
Ensino de Matemática para a Educação de Jovens e Adultos
As inscrições seguem abertas até o dia 2 de dezembro. O Curso de Pós-Graduação compreende a carga horária de 435horas/aulas e acontecerá em Belém, em regime regular, com aulas aos sábados, tendo inicio previsto para fevereiro de 2012. Podem candidatar-se ao Curso os Licenciados Plenos em Matemática e em outras Licenciaturas Plenas que já atuam ou tenham o propósito de atuarem na Educação de Jovens e Adultos. A seleção dos candidatos ocorrerá no período de 5 a 9 de dezembro (1ª etapa) e de 13 a 16 (2ª etapa), das 8h às 12h e das 14h às 18h. O resultado final está previsto para o dia 20 do mesmo mês, às 18h, no site www.fadesp.org.br. A matrícula acontece de 3 a 6 de janeiro de 2012.
Estudos Linguísticos e Análise Literária
Até o dia 25 de novembro estão abertas as inscrições ao processo seletivo para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Estudos Linguísticos e Análise Literária, para o município de Belém. O Curso de Pós-Graduação compreende a carga horária de 405 horas/aulas e será desenvolvido em Regime Intervalar, com aulas em Janeiro e Julho, tendo início previsto para janeiro de 2012. Podem candidatar-se ao curso os graduados em Letras e em áreas afins. A seleção dos candidatos ocorrerá no período de 28 de novembro a 1 de dezembro e de 5 a 8 do mesmo mês, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O resultado final será divulgado no dia 9 de dezembro e a matrícula tem início no dia 12.
Fundamentos em Matemática Elementar
O curso oferta vagas para os municípios de Belém e São Miguel do Guamá. Na capital paraense, as inscrições estão abertas até o dia 2 de dezembro. Podem candidatar-se a uma vaga os graduados em Matemática. O curso será desenvolvido em Regime Regular, com aulas aos sábados, em Belém, tendo inicio previsto para fevereiro de 2012. A seleção tem início no período de 5 a 9 de dezembro. A relação dos aprovados será divulgada no site www.fadesp.org.br, no dia 20 do mesmo mês. Já a matrícula acontece no período de 3 a 6 de janeiro. Em São Miguel do Guamá, as inscrições vão até o dia 25 de novembro de 2011. O local de entrega da documentação é no campus da Uepa, no Bairro Vila Nova.  O curso será desenvolvido em Regime Intervalar com aulas em janeiro e julho, tendo inicio previsto para janeiro de 2012. A relação dos aprovados será divulgada no site www.fadesp.org.br em 9 de dezembro de 2011. A matrícula tem início no dia 12 e seu até 16 do mesmo mês. Nos dois municípios, a pós-graduação compreende a carga horária de 465horas/aula.
Letramento e Formação de Professores
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Letramento e Formação de Professores será ofertado no município de Moju, em Regime Regular, aos sábados, com inicio previsto para fevereiro de 2012. Após a inscrição, o candidato deve entregar os documentos no Campus da Uepa no município, no Bairro Aviação. A seleção dos candidatos ocorrerá no período de 5 a 9/12/2011 (1ª etapa) e de 13 a 16/12/11 das 8h às 12h e das 14h às 18h (2ª etapa). O resultado final da seleção está previsto para o dia 20 de dezembro, às 18h. Já a matrícula, acontece de 3 a 6 de janeiro de 2012.
Confira os documentos necessários:
- Fotocópia da Carteira de Identidade e CPF;
- Duas fotos ¾ recentes;
- Curriculum Lattes, em três vias, sendo uma comprovada, cópias autenticadas do Diploma e Histórico da graduação;
- Pré-projeto de pesquisa (3 vias);
- Comprovante do pagamento da taxa de inscrição: R$ 50,00 (cinquenta) reais, com a emissão do boleto bancário através do site www.fadesp.org.br;
- Fotocópia do comprovante de residência;
Os endereços para entrega da documentação:
- Centro de Ciências Sociais e Educação/UEPA – Pós-Graduação/CCSE – Trav. Djalma Dutra, s/nº - Telégrafo – Bloco III – Térreo
- Uepa /Campus de São Miguel do Guamá – Rua Antônio Carlos de Lima, s/nº, Bairro Vila Nova.
- Uepa/Campus Moju – Av. das Palmeiras, nº485 – Bairro Aviação

Mais informações:(91) 3233-9355 ou 4009-9550.
Ize Sena - Ascom Uepa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...