Total de visualizações de página

sábado, outubro 29, 2011

CULTURA: GRNDE PRGRAMAÇÃO PRA SEMANA. CONFIRA!

Com os olhos na diversidade
Festival, que inclui exibições e atividades de formação,
acontece em novembro em diversos espaços de Belém-PA
Voltado à valorização e fomento da produção audiovisual do Brasil, Venezuela, Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa e Suriname, o Festival Pan-Amazônico de Cinema – Amazônia Doc.3 chega à sua terceira edição no dia 5 de novembro, apostando no cinema como meio de discussão e diálogo entre os países que compõem este imenso território e compartilham realidades tão distintas.
Mostra competitiva, mostras paralelas, sessões especiais e oficinas compõem o Amazônia Doc este ano, que mais uma vez se estende para além das salas de exibição e investe em atividades de formação com profissionais de prestígio no cenário nacional e internacional, em uma programação inteiramente gratuita no Cinema Olympia, Cine Líbero Luxardo, Sesc Boulevard e Colégio Ideal.
A Mostra Competitiva recebeu trabalhos de realizadores dos dez países pan-amazônicos, alcançando a marca de 254 filmes inscritos, entre documentários e ficções, nos formatos longa, média e curta metragem.
O comitê de pré-seleção, formado pelos críticos paraenses Marco Antonio Moreira, Arnaldo Prado Júnior, Felipe Pamplona, Dedé Mesquita, Luzia Alvares e Pedro Veriano, selecionou 19 trabalhos, sendo 12 curtas e sete longas.
O festival recebeu inscrições da Bahia (15), Brasília (07), Pernambuco (06), Minas Gerais (11), Paraíba (08), Paraná (07), Santa Catarina (03), Ceará (05), Goiás (02), Maranhão (04), Amazonas (04), Espírito Santo (05), Rio Grande do sul (12), Rio de Janeiro (56), São Paulo (78), Peru (03), Venezuela (03), Equador (02), Bolívia (05) e Colômbia (06). Ao total, 12 produções paraenses participaram da seleção.
São eles: ‘A Dança do Tempo’, de Christian Spencer (RJ); ‘Cine Camelô’, de Clarissa Knoll (SP); ‘A Fábrica’, de Aly Muritiba (PR); ‘Kinopoéticas – Katari Kamina’, de Pedro Dantas (Bolívia); ‘Saltos Amazônicos’, de Igor Amin e Liana Amin (AM); ‘Oyasuminasai - Boa noite’, de Leandro Tadashi (AM); ‘Crônicas de uma morte anunciada’, de Ivan Canabrava e Souza (DF); ‘Soldados da borracha’, de Cesar Garcia Lima (RJ); ‘Matinta’, de Fernando Segtowick (PA); ‘Ribeirinhos do Asfalto’, de Jorane Castro (PA); ‘Sete Voltas’, de Rogério Nunes (SP); ‘Sucumbíos Tierra sin Mal’, de Arturo Hortas (Equador);  ‘Leite e ferro’, de Cláudia Priscila (SP); ‘Morada’, de Joana Oliveira (MG); ‘Trópicos da Saudade – Claude Lévi-Strauss e a Amazônia’, de Marcelo Fortaleza (MT); ‘Para vestir Santos’, de Rosana Matecki (Venezuela); ‘Sin ti contigo’, de Tuki Jencquel (Venezuela); ‘De ollas y sueños’, de Ernesto Cabellos Damián (Peru) e ‘A Terra da Lua Partida’, de Marcos Negrão e André Rangel (RJ).
Os trabalhos serão submetidos à avaliação de um júri oficial composto por cinco membros de destacada atuação audiovisual nacional e internacional. Serão oferecidos seis troféus: para o melhor longa-metragem documentário; para o melhor curta/média-metragem documentário; para o melhor longa/ curta-metragem ficção, para o melhor filme escolhido pelo júri popular, para o melhor roteiro de ficção; melhor direção; e para o melhor filme escolhido pela crítica.
Sessão de Abertura
O longa “Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios” abre o festival, na noite do dia 5, com a presença dos diretores Beto Brant e Renato Ciasca. O filme, que integrou a seleção oficial da Mostra de Cinema de São Paulo, deu à Camila Pitanga o prêmio de melhor atriz na Première Brasil do Festival do Rio 2011.
A sessão de abertura também brinda o público com o curta de ficção “Um Outro Ensaio”, da pernambucana Natara Ney. O filme arrebatou nada menos que cinco prêmios no Festival de Gramado: Melhor Diretor, Melhor Montagem, Melhor Trilha pelo Júri Oficial, Melhor Curta (Júri Popular) e Prêmio Aquisição Canal Brasil. O filme também foi eleito melhor curta pelo júri popular no Festival Cineamor, realizado em 2010 em Nova Friburgo (RJ). A diretora também confirmou presença em Belém.
Sessão de Especial
‘Uma Longa Viagem’, de Lucia Murat, ganha sessão especial no Amazônia Doc.3. O filme arrebatou cinco prêmios no Festival de Gramado: o de melhor longa-metragem brasileiro, eleito pelo júri oficial e pelo júri popular, o de melhor longa - Troféu Cidade de Gramado, melhor direção de arte e também a estatueta de melhor ator, para Caio Blat.
Sessão de Encerramento
A noite de encerramento do festival leva à tela do Cine Olympia o longa ‘As Hiper Mulheres’, do pernambucano Leonardo Sette. O filme recebeu o prêmio de melhor som no 44° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e melhor montagem no Festival de Gramado, onde também arrebatou o Prêmio Especial do Júri. A sessão conta com a presença do diretor.
Também será exibido o curta-metragem ‘Qual Queijo Você Quer?’ de Cintia Bittar, com a presença da diretora. O curta, que integrou a seleção oficial do IV Paulínia Festival de Cinema 2011, do 39º Festival de Cinema de Gramado, do 22º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, do 11º Goiânia Mostra Curtas e do 8º Amazonas Film Festival,  arrebatou o prêmio de melhor curta-metragem pelo júri oficial no Festival do Rio 2011.
Mostra Bruno Assis de Jovens Realizadores
O Amazônia Doc.3 também contempla a Mostra Bruno Assis de Jovens Realizadores, que busca mapear, conhecer e ampliar a visibilidade das produções de estreantes na região amazônica.  Ela também serve como homenagem a Bruno Assis, realizador paraense que faleceu em fevereiro, aos 29 anos, após construir uma carreira promissora na área audiovisual atuando como diretor de fotografia, operador de câmera e fotógrafo still em diversas produções, como os filmes vencedores do DOCTV-PA, “Eretz Amazônia” e “O Homem do Balão Extravagante”, e o longa metragem “Eu Receberia as Piores Notícias dos Teus Lindos Lábios”, de Beto Brant.
Mostra Pan-Amazônica
Pensada como um panorama do que há de mais novo e significativo no cinema do Brasil, Venezuela, Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa e Suriname, a Mostra Pan-Amazônica exibirá seis filmes, entre curtas e longas. São eles: o documentário uruguaio “Ojos Bien Abiertos - Un Viaje por la Sudamerica de Hoy”, de Gonzalo Arijon; “Juko”, de Mauricio Quiroga Kiro, co-produção entre Bolívia/Argentina; “Da janela do meu quarto”, do mineiro Cao Guimarães; “Ave Maria ou mãe dos sertanejos”, do pernambucano Camilo Cavalcante, “Ajila”, do venezuelano Miguel Guédez e “Crónica Del racismo”, da boliviana Verónica Córdova.
Mostra Retrospectiva Adrian Cowell
A terceira edição do festival homenageia o cineasta chinês Adrian Cowell, considerado o maior documentarista da Amazônia. Falecido no último dia 10 de outubro, em Londres, Cowell deixa um legado de 50 anos de imagens e histórias da maior floresta tropical úmida do mundo. Ele participou da primeira edição do evento, em 2009.  O festival oferece ao público uma mostra retrospectiva com 12 produções do cineasta: "Batida na Floresta”, “Na Trilha dos Uru Eu Wau Wau”, “Montanhas de Ouro”, “Nas Cinzas da Floresta”, “Chico Mendes - eu quero viver”, “O Destino dos Uru Eu Wau Wau”, “A Tribo que se esconde do homem”, “Uma Dádiva para a Floresta”, “O Sonho do Chico”, “Barrados e Condenados” e “As Queimadas da Amazônia”.
Oficinas
Mantendo o caráter de formação, marca maior do festival, o Amazônia Doc.3 oferece um circuito de oficinas, que inclui as atividades: ‘Cinema Fora do Eixo’, que será ministrada por Cíntia Domit Bittar (SC), ‘Cinema e Psicanálise’, por Manoel Leite (PA); e ‘Mídias Móveis’, por Gilberto Mendonça (PA). As inscrições estão sendo feitas por meio do site www.amazoniadoc.com. Vale lembrar que a programação é inteiramente gratuita.
PARTICIPE
O Festival Pan-Amazônico de Cinema é realizado pelo Instituto Culta da Amazônia e Z Produções, com patrocínio da Oi e Sol Informática, por meio da Lei Semear de incentivo à cultura do Estado do Pará, e apoio da Oi Futuro, Grupo Ideal e Ecleteca Cultural. Informações: www.amazoniadoc.com.
Twitter: @amazoniadoc
Facebook: Amazônia Doc
Flickr: Amazoniadoc
Informações à imprensa:
Amanda Aguiar – (91) 8136-4166 | 8421-5066
Cíntia Magno – (91) 8819-5883
Leonardo Fernandes – (91) 8897-8911
Lorenna Montenegro –(91) 9121-8332
SÁBADO, 5/11
Sessão de abertura*
Cine Olympia - 19h30
Um Outro Ensaio
(Natara Ney, Brasil, 2010, Ficção, 15’)
Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios
(Beto Brant, Renato Ciasca, Brasil, 2011, Ficção, 100’)
*Com a presença dos diretores
DOMINGO, 6/11
Sessão Especial
Cine Olympia - 17h
Uma Longa Viagem
(Lúcia Murat, Brasil, 2011, Ficção, 97’)
Mostra Competitiva
Cine Olympia
19h
Curtas:
Cine Câmelo (Clarissa Knoll, Brasil, 2011, Doc, 15')
Kinopoéticas - Katari Kamina (Pedro Dantas, 2011, Doc, 15')
Crônicas de uma Morte Anunciada (Ivan Canabrava, Brasil, 2011, Doc, 06')
A Dança do Tempo (Christian Spencer, Brasil, 2011, Doc, 23')
Longa:
Morada (Joana Oliveira, Brasil, 2010, Doc, 78')
SEGUNDA, 7/11
Mostra Competitiva
Cine Olympia
19h
Curtas:
Ribeirinhos do Asfalto (Jorane Castro, 2011, Ficção, 25')
Soldados da Borracha (Cesar Lima, Brasil, 2010, Doc, 27')
Longa:
Terra da Lua Partida (Marcos Negrão, Brasil, 2010, Doc, 52’)
Mostra Tributo a Adrian Cowell
Cine Líbero Luxardo
19h
Chico Mendes - eu quero viver (40', 1989)
Montanhas de Ouro (52', 1990)
TERÇA, 8/11
Mostra Pan-amazônica
Cine Olympia
17h
Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos (Camilo Cavalcante, Brasil, 2010, Doc, 12')
Crônica del racismo (Verónica Córdova, Bolívia, 2009, Doc,  35’)*
* Com a presença da diretora
 Mostra Bruno Assis de jovens Realizadores
Sesc Boulevard
17h
Na Canoa para Aprender (Bruno Assis e Dani Franco, Brasil, doc, 5’)
O mundo de Célia (Bruno Assis, Ronaldo Rosa e Sissa Aneleh, Brasil, doc, 6’)
Toda Qualidade de Bicho (Angela Gomes e Cézar Moraes, Brasil, doc, 10’)
Barcos de Odivela (Angela Gomes e Cézar Moraes, Brasil, doc, 14’)
Sem Fastio (Roger Elarrat e Juliana Machado, Brasil, doc, 40’)
À Margem do Xingu - Vozes Não Consideradas (Damiá Puig, Brasil, doc, 90’)
Mostra Competitiva
Cine Olympia
19h
Curtas:
Oysuaminasai (Leandro Tadashi, Brasil, 2011, Ficção, 6’)
Longa:
De Ollas y Sueños (Ernesto Cabellos, Peru/Brasil, 2009, Doc, 74’)
Para Vestir Santos (Rosana Matecki, Venezuela, 2011, Doc, 52’)
Mostra Tributo a Adrian Cowell
Cine Líbero Luxardo
19h
Na Trilha dos Uru Eu Wau Wau (52', 1990)
Nas Cinzas da Floresta (52', 1990)
QUARTA, 09/11
Mostra Pan-amazônica
Cine Olympia
17h
Da Janela do Meu Quarto (Cao Guimarães, Brasil, 2004, Ficção, 5')
Babás (Consuelo Lins, Brasil, 2009, Doc, 110’)
A Falta que me Faz (Marília Rocha, Brasil, 2009, Doc, 85’)
Mostra Bruno Assis de jovens Realizadores
Sesc Boulevard
17h
Gente que Brilha (Ivan Oliveira e Edinan Costa, Brasil, doc, 40’)
Carnasat (Wirley Silva, Brasil, doc, 25')
Amor Veneris ou Um Colar de Brilhantes para Uma Pobre Donzela (Isabela do Lago, Vanessa Hassegawa e Arthur Leandro, Brasil, ficção, 3’)
Curtas do I Salão Xumucuís de Arte Digital (Coletivo, Brasil, doc, 3’)
Táxi Zero Hora (Silvio Sá, Brasil, ficção)
Apeú - Em canto, em conto (Ronildo Carvalho, Brasil, doc)
Os Comparsas (Marcio Barradas, Brasil, ficção)
Kronos (Rodolfo Mendonça, Brasil, ficção, 2')
Xandu (Renata do Rosário Lira e Arthur Leandro, Brasil, doc, 10')
Verônica Não Deita (Coletivo, Brasil, ficção, 7')
Mostra Competitiva
Cine Olympia
19h
Curtas:
Saltos Amazônicos (Liana Amin, Igor Amin, Brasil, 2011, Doc, 8’)
A Fábrica (Aly Muritiba, Brasil, 2011,Ficção, 15’)
7 Voltas (Rogério Nunes, Brasil, 2009, Doc, 20’)
Matinta (Fernando Segtowick, Brasil, 2010, Ficção, 20’)
Longa:
Leite e Ferro (Claudia Priscilla, Brasil, 2010, Doc, 72’)
Mostra Tributo a Adrian Cowell
Cine Líbero Luxardo
19h
O Destino dos Uru Eu Wau Wau (52', 1999)
QUINTA, 10/11
Mostra Pan-amazônica
Cine Olympia
17h
Juku (Mauricio Quiroga, Bolívia/Argentina, 2011, Doc, 18’)
Nochebuena (Camila Loboguerrero, Colômbia, 2008, ficção, 84’)*
* Com a presença da diretora
Mostra Bruno Assis de jovens Realizadores
Sesc Boulevard
17h
Mostra Cabocão - 2h
60 curtas de 1' e 30 curtas de 4', entre documentários e ficções, resultantes de oficinas de audiovisual realizadas no estado do Amazonas.
Organização: Júnior Rodrigues
Mostra Competitiva
Cine Olympia
19h
Curtas:
Sucumbios, Terra sem Mal (Arturo Hortas, Espanha, 2011, Doc, 30’)
Longa:
Sem ti Contigo (Tuki Jencquel, Venezuela, 2010, Doc, 43’)
Trópico da Saudade (Marcelo Flores, Brasil, 2009, Doc, 72’)
Mostra Tributo a Adrian Cowell
Cine Líbero Luxardo
19h
A Tribo que se esconde do homem (66', 1967-69)
Uma Dádiva para a Floresta (25', 2000)
SEXTA, 11/11
Mostra Tributo a Adrian Cowell
Cine Líbero Luxardo
19h
As Queimadas da Amazônia (45', 2002)
Barrados e Condenados (25', 2000)
Batida na Floresta (59', 2004-5)
O Sonho do Chico (25',2003)
Sessão de encerramento*
11/11 - Domingo
Cine Olympia - 19h
Qual Queijo Você Quer?
(Cíntia Domit Bittar, Brasil, 2011, Ficção, 11’15’’)
As Hiper Mulheres
(Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro, Brasil, 2011, Doc, 80’)
* Com a presença dos diretores
> ATIVIDADES PARALELAS
Oficinas
Cinema Fora do Eixo - Como fazer?
Instrutor: Cíntia Domit Bittar
Local: Colégio Ideal
Período: 07 a 11/11
Horário: 9h às 13h
Dispositivos Móveis na Era do Cinema Digital
Instrutor: Gilberto Mendonça
Local: Colégio Ideal
Período: 07 a 11/11
Horário: 9h às 13h
Workshop
Psicanálise e Cinema
Instrutor: Manoel Leite
Local: Colégio Ideal
Período: 14 a 19/11
Horário: 9h às 12h
PARTICIPE
O Amazônia Doc.3 – Festival Pan-Amazônico de Cinema acontece em Belém, de 5 a 11 de novembro, no Cine Olympia, Cine Líbero Luxardo, Sesc Boulevard e Colégio Ideal. Realização: Instituto Culta da Amazônia, com patrocínio Oi e Sol Informática por meio da Lei Semear. Apoio: Oi Futuro, Grupo Ideal e Ecleteca Cultural. Mais informações no site www.amazoniadoc.com.br e pelo telefone (91) 3224-6159.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...