Total de visualizações de página

segunda-feira, outubro 31, 2011

Último dia de Exame Habilitatório da Uepa têm provas práticas

O último dia do Exame Habilitatório da Universidade do Estado do Pará (Uepa), obrigatório a quem tenta uma vaga nos cursos de Licenciatura ou Bacharelado em Música nos Processos Seletivos 2012, e realizado nesta segunda, dia 31, deu aos candidatos a oportunidade de mostrar na prática os conhecimentos teóricos já testados na prova de domingo (30). Os inscritos fizeram prova em Belém, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE - que alocou os candidatos à Licenciatura), na Fundação Carlos Gomes (FCG - que alocou os candidatos ao Bacharelado), e em Santarém, no campus da Universidade (somente inscritos à Licenciatura). Nesta segunda-feira, dentre os 439 aptos a fazer a prova, 37 faltaram.
Para a Licenciatura, o exame envolveu conhecimentos relacionados à História da Música, Percepção Musical, Estruturação e Solfejo (arte de cantar os intervalos musicais, seguindo as respectivas alturas, frequências ou graus da escala, e ritmos anotados em uma partitura). Já para o Bacharelado, a prova envolveu a execução de peças musicais (para os que escolheram habilitação em instrumento), de programas vocais (para os que escolheram habilitação em Canto) e de composições próprias (para os que escolheram habilitação em Composição e Arranjo). O Exame Habilitatório acontece quatro semanas antes das provas do PS 2012, programadas para os dias 27 e 28 de novembro e 18 de dezembro. De acordo com a Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Uepa, os resultados finais serão conhecidos no dia 11 de novembro, sem divulgação de gabarito preliminar, pelo www.uepa.br e www.prodepa.psi.br/uepa.
À porta do CCSE, os candidatos Edson Grilo, de 22 anos, e Jessé Gaia, de 25 anos, concordavam que o nível do Exame foi muito bom nos dois dias. "Eu esperava algo mais fácil, não nego, mas acho que está certo elevar a dificuldade do exame. No fim das contas, foi uma boa prova. Mas hoje, durante a prova prática, eu fiquei bem nervoso na hora do solfejo", ponderou Edson. "Também fiquei nervoso na hora do solfejo, a parte prática sempre deixa a gente mais nervoso. Mesmo assim, gostei mais da prova de hoje do que da de ontem, que foi teórica", relatou Jessé.
Inscritos ao Bacharelado nas habilitações para tuba e trompete, respectivamente, Yan Barbosa, de 20 anos, e Ronaldo Marques, de 37 anos, relatavam que tinham acabado de sair do melhor dia de prova. "Pra gente, que já é músico, essa é mais a nossa praia", explicou Ronaldo, que toca trompete há onze anos, e se inscreve ao curso pela segunda vez. "Ontem, na parte de História da Música, eu, pelo menos, senti alguma dificuldade. Hoje foi bem mais tranquilo", confirmou Yan.
Candidatos não aprovados no Exame Habilitatório podem ainda concorrer ao certame em uma segunda opção de curso - definida no ato da inscrição de cada candidato. No caso de inscritos ao curso de Bacharelado em Música que obtiverem aprovação parcial - ou seja, 20% de acertos na primeira prova, insuficientes para continuar a disputar uma vaga dentre as 18 habilitações oferecidas -, podem optar por concorrer a uma vaga para a Licenciatura. Se o candidato quiser efetivar a troca, deve procurar a DAA, que fica no prédio da Reitoria da Universidade, no bairro do Telégrafo, entre os dias 16 e 17 de novembro para formalizar a escolha.
Carolina Menezes - Ascom Uepa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...