Total de visualizações de página

quarta-feira, outubro 26, 2011

INTERIOR DO ESTADO: Prefeituras conhecem o programa Navegapará na Prodepa

Até dezembro Emater terá
todos os escritórios capacitados
para emitir o CAR
Até dezembro, todos os escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) terão pelo menos um técnico capacitado para emitir Cadastro Ambiental Rural (Car) para pequenas propriedades. A certificação já é exigida pelos bancos para aprovação de novos contratos de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
A qualificação tem acontecido em etapas regionais desde o começo do ano. Vinte e dois extensionistas da jurisdição de Capanema, por exemplo, estão em treinamento esta semana, em Salinas, no nordeste paraense. As teorias e práticas versam sobre a manipulação de GPS e palm GPS e a aplicação do software livre Quantum GIS.
“Os extensionistas visitam as propriedades familiares, executam o georreferenciamento por meio de GPS, tratam os dados no Quantum GIS, associam às imagens de satélite fornecidas pela Sema [Secretaria de Estado de Meio Ambiente] e inserem o cadastro diretamente no sistema da secretaria, que é quem homologa. Todo esse processo é absolutamente gratuito para o agricultor familiar”, explica o gerente de gestão ambiental da Emater, o engenheiro florestal Edir Queiroz.
Para assinar o CAR, os profissionais da Emater precisam ser inscritos no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, e Agronomia (Crea); ou seja: são os engenheiros (florestais, de produção e agrônomos) e técnicos agrícolas e agropecuários, o que constitui mais de 50% do quadro de recursos humanos da Empresa. Os próximos cursos serão realizados para a zona metropolitana de Belém e municípios próximos, ainda em outubro, e para as regiões de Conceição do Araguaia, São Miguel do Guamá e Marajó, em novembro.
Aline Miranda - Ascom Emater
Emater inicia revitalização
do escritório das Ilhas
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) vai investir mais de 28 mil reais na revitalização do prédio do escritório regional das Ilhas, recuperação das fossas e a construção de acesso aos vestiários dos funcionários, já construídos. Segundo o diretor administrativo, Rodrigo Mendes, após a inspeção da Auditoria Geral do Estado (AGE) foi verificado que em projeto, iniciado no ano passado, de construção do vestiário, estava faltando uma passarela de acesso para o espaço, já construído. “Com os ajustes no orçamento anual, na área de investimento, foi dado início ao processo, visando a adequação do espaço físico”, informou.
A passarela, informa, será construída ainda neste primeiro ano de gestão e servirá para que os funcionários tenham mais conforto. “São cerca de 200 empregados, sendo que muitos estão afastados do centro da cidade e de suas residências. Outros saem do trabalho direto para o compromisso do estudo”, disse o diretor. Para a revitalização do prédio do regional das ilhas, que fica dentro do espaço físico do escritório central da Emater, foi necessário incluir no projeto o furo de sondagem, - que servirá para investigar o solo -, conforme determinou a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).
Estado ganhará mais um
parque tecnológico
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Companhia Docas do Pará (CDP) iniciam diálogo para a criação do Parque Tecnológico do Porto de São Francisco no município de Barcarena. A intenção é que o novo parque abrigue laboratórios de ponta voltados para transporte fluvial e tecnologia portuária. O Pará é um dos principais estados do país no desenvolvimento de portos, acesso hidroviário e transporte de cargas. A intenção de criar o Parque foi definida em reunião de apresentação dos números da CDP pelo Gerente de Planejamento, Mauro Henrique Santos, ocorrida na tarde desta terça-feira, 25. A próxima etapa será a efetivação do acordo entre o titular da Secti, Alex Fiúza, juntamente com a Diretoria da CDP, para juntos, definirem a localização do Parque, os investimentos a serem feitos, captação de recursos e atração de empresas para o quarto parque tecnológico a ser criado no Estado.
Núcleo Avançado do CPC
Renato Chaves em Tucuruí
apresenta balanço
O Núcleo Avançado do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves de Tucuruí já atendeu a cidade e municípios vizinhos com mais de 200 perícias, que vão desde lesões corporais a necrópsias e locais de crime. O número de serviços realizados foi levantado essa semana e mostra a importância da presença da perícia oficial na região, disponibilizando os serviços do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (IC).
Desde sua inauguração, no dia 23 de setembro, o IML já realizou 124 lesões corporais, quatro exames de conjunção carnal, quatro de ato libidinoso e 29 necrópsias, chegando a 161 perícias de Medicina Legal. Peritos criminais do IC já realizaram 10 perícias veiculares, oito constatações de local de crime com cadáver, duas constatações de local de crime contra o patrimônio, cinco perícias toxicológicas (definitivo e constatação), seis coletas de material para laboratório, 15 perícias em objetos e equipamentos, uma análise de DNA, uma reprodução simulada (reconstituição de crime) e 12 perícias de balística forense, somando 60 perícias. O total de perícias realizadas é de 221.
Segundo o Gerente das Unidades Regionais do CPC Renato Chaves, Alexandre Ferreira, antes da chegada do Núcleo à região, população, polícia e Justiça não eram atendidas como deveriam. “Muitos dos crimes cometidos na cidade, municípios e agrovilas vizinhas não podiam ser atendidos, salvo em casos especiais. O atendimento feito pela Unidade Regional de Marabá funcionava e ainda funciona, mas levava mais tempo. Hoje, o Núcleo continua sob a responsabilidade da Unidade Regional de Marabá, mas o atendimento é pontual, temos médicos e peritos criminais disponíveis e executando um trabalho fundamental para a sociedade”, explica.
O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves funciona em três partes fundamentais, sendo área administrativa, Instituto Médico Legal (IML) e Instituto de Criminalística (IC). No Núcleo de Tucuruí, o IML possui cinco médicos credenciados e atende de 8h às 22h, com os serviços de Perícia no Morto (Necrópsias) e Perícia no Vivo (lesões corporais e sexologia). O IC atende 24h, com as perícias de Local de crime (com e sem cadáver), danos ao patrimônio (público ou privado), constatação de drogas ilícitas e coleta de material biológico (consumo de álcool e drogas). O IC também garante perícias de veículos, engenharia legal e engenharia ambiental, as quais são programadas.
A respeito da estrutura, o diretor Geral do CPC Renato Chaves, Orlando Salgado Gouvêa, explica que a descentralização da perícia é um sonho antigo do interior do Estado. “A descentralização já é uma realidade. O CPC possui equipamento necessário e pessoal capacitado para atender as demandas do município. Essas 221 perícias mostram a presença da Segurança Pública e do Governo do Estado em Tucuruí. São mais de 200 atendimentos diretos à Justiça, à polícia e principalmente à sociedade, que vem recebendo um atendimento que antes não tinha”, conclui.
Nil Muniz - Ascom CPC Renato Chaves
Campanha externa reforça
estoque de sangue em Primavera
No ultimo sábado, 22, o Hemonúcleo de Capanema (Henca) promoveu uma campanha externa de incentivo à doação voluntária de sangue e formação de novos cadastros de doadores de medula óssea no município de Primavera, interior do estado. A ação estratégica, realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde, das 7h às 18h, resultou em 94 coletas de bolsas de sangue e 83 inscrições para cadastro de medula.
Para a assistente social da unidade Luiza Helena Santana, campanha obteve os resultados esperados graças às parcerias firmadas para o desenvolvimento da atividade, que contou com todo o suporte de profissionais da Secretaria de Saúde de Primavera. “Comemoramos o saldo da mobilização e agradecemos todos os voluntários que atenderam o apelo da campanha, que vai suprir nosso estoque técnico de sangue e garantir atendimento satisfatório da demanda transfusional”, enfatizou a assistente social.
Quem pode doar: candidatos com boa saúde; peso acima de 50 kg; idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Poderão ser aceitos candidatos à doação com idade entre 16 e 17 anos, desde que haja consentimento formal do responsável legal.
É necessária a apresentação de documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum, ao contrário, recomenda-se estar bem alimentado. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou  mulher  saudáveis na faixa etária de 18 a 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.
Serviço: O Hemopa espera por você na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h30. Mais informações pelo fone 0800 280 8118.
Vera Rojas - Ascom/Hemopa
Sejudh participa do governo
itinerante em Altamira
Durante os dias 3, 4, 5 e 6 de novembro, a Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos do Consumo de Drogas (Cenpren) e o Projeto Cidadania da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) participam do Governo Itinerante em Altamira. Na ocasião, técnicos do Cenpren instalam um balcão de atendimento para prestar esclarecimento e distribuir material educativo e preventivo contra o uso de drogas. Já o Projeto Cidadania participa da ação emitindo 300 carteiras de trabalho por dia e fazendo aproximadamente 1.500 fotos. O Governo Itinerante é uma oportunidade para os moradores do município conhecerem as diversas atividades que o Governo do Estado desenvolve, assim como se beneficiar com os serviços oferecidos na ação.
Convênio garante reforma
e construção de agências do Iasep
O Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) e a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) irão reformar e construir unidades do instituto no interior do Estado. O convênio foi assinado nesta quarta-feira, 26, pelo presidente do Iasep, Kleber Miranda, e pelo secretário de Obras, Joaquim Passarinho.
“A meta é oferecer melhores condições de trabalho e estrutura de atendimento aos servidores e segurados do Iasep no interior do estado”, afirma o presidente do Instituto. Segundo ele, prioritariamente serão reformadas as agências de Tucuruí, Monte Alegre e Abaetetuba. As novas agências serão construídas em Marabá e Santarém.
As unidades beneficiadas pelo convênio serão reformadas em razão das condições da edificação e da situação cartorial dos imóveis. “Primeiro vamos trabalhar nesses prédios onde a escrituração está em situação regular”, disse o secretário de Obras. O início das obras está previsto para o mês de novembro.
Estados da Região Norte
debatem articulação entre
sistemas de ensinos
Representantes dos sete Estados da Região Norte estão reunidos para traçar diagnósticos e encaminhamentos, voltados a uma melhor articulação entre os sistemas de ensino do país. Eles participam do Seminário Regional “A Sase e a articulação com os sistemas de ensino”, aberto na manhã desta quarta-feira (26), no auditório do hotel Regente, em Belém. O evento é promovido pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), do Ministério da Educação (MEC).
Criada em maio deste ano, a Sase visa apoiar o desenvolvimento de ações para um Sistema Nacional de Educação, fortalecendo o regime de colaboração entre as unidades federativas, com assistência e apoio aos Estados e municípios na elaboração, adequação, avaliação e acompanhamento de seus Planos de Educação, entre outras ações. Participam do seminário dirigentes estaduais e municipais de educação, conselheiros e assessores técnicos do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Tocantins, Rondônia e Roraima.
Com 4,7 milhões de pessoas em idade escolar, as especificidades e a necessidade do reconhecimento da diversidade entre os Estados da Região Norte foram destaque na abertura do evento. De acordo com o secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Carlos Abicalil, a partir dos seminários regionais a missão da Sase é desenvolver a tarefa de mediação, com toda diversidade e desigualdade das redes de ensino de todo o país, “para que possamos favorecer o reconhecimento dessa diversidade e consolidar o papel da União, de contribuir de maneira colaborativa com Estados e municípios na superação das desigualdades, na orientação técnica e financeira”.
Carlos Abicalil destacou a participação de representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Secretaria de Educação Básica do MEC, responsáveis pelos principais programas e políticas desse nível de ensino. “O seminário dá a oportunidade de diagnóstico e recolhe proposições que, sempre que possível, serão levadas a alguma instância colegiada, ou em mesa de negociação, caso a caso. Em diversos aspectos, como no transporte escolar, por exemplo, as especificidades da Amazônia têm um destaque reconhecido e inquestionável”, afirmou o secretário.
Assimetrias regionais - O secretário de Estado de Educação do Pará, Cláudio Ribeiro, destacou que a Sase é um pleito antigo da área de educação no Brasil e, particularmente, na Amazônia. “Não é possível fazermos um trabalho de qualidade se não tivermos juntos, todos os entes federativos”, ressaltou o secretário, ao destacar a importância da Sase para a mudança nos rumos do ensino. “A educação brasileira avançou muito na parte quantitativa e qualitativa. Mas, nesta última, ainda há muito para se avançar. Para que esse avanço seja sustentável é fundamental reconhecer as assimetrias regionais”, disse.
Cláudio Ribeiro ressaltou ainda que “a realidade da Amazônia é totalmente diferente do Sudeste do país e, mesmo na Amazônia, existem as assimetrias. "A gente enfrenta uma realidade que só quem vivencia é capaz de perceber”, disse o secretário, citando como exemplo os custos do transporte escolar e da merenda. “Muitas vezes, levar a merenda é mais caro que comprá-la. O Plano Nacional de Educação vai balizar toda ação da educação básica a partir do momento em que ele for aprovado. Isso significa que nós também temos que trazer as nossas realidade e apresentá-las”, informou.
Durante a programação desta quarta-feira foram apresentadas as diretorias de Cooperação e Planos de Educação, de Articulação dos Sistemas de Ensino, Valorização dos Profissionais da Educação da Sase. À tarde, Grupos de Trabalho foram formados para diagnosticar as ações já realizadas em cada Estado. Nesta quinta-feira (27), a programação será reiniciada às 8h30, com a mesa redonda “O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o Plano de Ação Articulada e o Plano Nacional de Educação”. A plenária final será às 16h15, com o relato dos grupos e encaminhamentos.
Mari Chiba – Seduc
Prefeituras conhecem o
programa Navegapará na Prodepa
 A Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) vão expandir o projeto de Cidades Digitais, que faz parte do programa Navegapará, interligando cinco municípios paraenses. A ação atende a Agenda Mínima do Estado. Entre os dias 21 e 28 deste mês, representantes dos municípios de Tracuateua, Quatipuru, Marapanim, Colares e Santa Bárbara do Pará visitam a Prodepa para conhecer o programa e firmar parcerias.
O projeto Cidades Digitais leva internet banda larga para os municípios do Pará, ligando órgãos da administração pública e ofertando ferramentas para que a população tenha acesso ao benefício em infocentros e pontos de acesso livre. Durante a visita dos representantes dos municípios, cada prefeitura indica quais órgãos da administração municipal deverão ser ligados prioritariamente em suas cidades.
A Prodepa e a Secti se responsabilizarão pela instalação da rede de internet e as demais localidades ficarão responsáveis pela segurança dos equipamentos oferecidos pelo programa Navegapará, como as edículas das torres de transmissão. No último dia 21, o prefeito de Quatipuru, Denis Oliveira, esteve na Prodepa e participou de uma reunião com a assessoria do programa.
Terça-feira (25), o prefeito de Santa Bárbara do Pará, Ciro Souza Góes, esteve na Prodepa, conheceu o Programa e pontuou as seguintes unidades como prioritárias durante a ligação da cidade: prefeitura municipal e as secretarias de Assistência Social, Educação e de Saúde, além do Centro de Referência e Assistência Social (Cras).
Ainda no dia 25, a Prodepa recebeu o secretário de Ciência e Tecnologia de Tracuateua, Wilson Paulino, que demonstrou grande interesse pelo programa Navegapará e afirmou que deseja firmar a parceria com a sua cidade o quanto antes.
Ascom Prodepa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...