Total de visualizações de página

quinta-feira, outubro 27, 2011

BO – BOLETIM DE OCORRÊNCIA

Violência não está nos planos do governador
 Simão Jatene. Todos
têm que se respeitar e se fazer respeitar para
alcançar o progresso
Todos os meses que edito e publico em nosso Blog essa notícia da queda de homicídio em todo do Estado, juro, fico satisfeito, pois temos certeza de que se o Ser Humano tomar consciência da importância da Vida, ele saberá valorizar a sua Vida e a Vida do seu próximo. As mortes que vêm ocorrendo, são entre os que plantaram essa árvore que tem como frutos, a droga, a lavagem do dinheiro e outros frutos podres da vida. E se referindo a essa estatística, é claro, não poderíamos de lembrar o nosso bairro do Jurunas, a Nação Jurunense, que há 10 meses, não registrada um ato criminoso covarde. Parabéns aos delegados Aldo, da Seccional Urbana da Cremação e do delegado Newton Nogueira, da Delegacia do Jurunas, que vem mesmo em meio as dificuldades, pois nada são flores, reconquistou a confiança da comunidade jurunense e ela por sua vez, corresponde ao trabalho destas autoridades, que é claro, são extensivas aos superiores, que sobre a orientação e determinação do Governo do Estado, leia-se Simão Jatene, sabem direcionar a Secretaria de Segurança Pública. São Eles, o secretário de Segurança, Luiz Fernandes e o delegado geral, Nilton Athayde. E é claro, não devemos esquecer-nos da Gloriosa Polícia Militar, que está na linha de frente das ações, evitando assim, os primeiros atos de violência, por estar nas ruas direto.


Delegado Newton Nogueira, do Jurunas
Delegado Aldo, da Cremação
Delegado Geral e jurunense, Nilton Athayde

Pará apresenta queda do
Número de homicídios pelo
nono mês consecutivo
O secretário de Segurança Pública, dá a notícia à Imprensa, orgulhoso
 do trabalho realizado ao lado de sua grande equipe, da qual faz parte a Nação Jurunense
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) divulgou na manhã desta quinta-feira (27), durante coletiva à imprensa, os números referentes às estatísticas criminais registradas no mês de setembro, em todo o Estado. O evento contou com a presença do titular da Segup, secretário Luiz Fernandes Rocha, e dirigentes dos órgãos a ele vinculados - Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Centro Estratégico Integrado e Centro Integrado de Operações.
A apresentação do balanço das principais ocorrências policiais registradas no Sistema Integrado de Segurança Pública (furto, latrocínio, roubo, homicídio doloso, estupro e tráfico de drogas) foi feita pelo diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Roberto Sena. A partir de agora, o Dieese passa a integrar a equipe do governo que atua na análise das estatísticas criminais divulgadas mensalmente pela Segup.
De acordo com o relatório, o comparativo entre os meses de setembro de 2010 e setembro de 2011, revela queda nos índices dos crimes de Roubo (-8,19%), Estupro (-7,81%) e Homicídio (-29,20%). Os crimes de Furto (2,98%), Lesão corporal (0,09%), e Tráfico de Drogas (54,08%) apresentaram aumento; porém, no caso do Tráfico de Drogas, os números foram positivos para a sociedade, pois representaram as ações de combate a essa modalidade criminosa.
Especificamente em relação aos homicídios, no comparativo entre os meses de setembro de 2010 e setembro de 2011, os números foram positivos. Em setembro de 2010, em todo o Pará, foram 250 e, em setembro de 2011, 177, com uma diferença de -73 em números absolutos, correspondendo à variação de -29,20%. Desses números, na Região Metropolitana de Belém (RMB) a redução foi de 103 (setembro 2010) para 64 (setembro 2011), com a diferença de 39 em termos absolutos, correspondendo à variação de -37,86%.
Em Belém (incluindo os distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro), a redução foi de 57 (setembro 2010) para 40 (setembro 2011), com a diferença de 17 em termos absolutos, correspondendo à variação de -29,82%. No município de Ananindeua, a redução foi de 31 (setembro 2010) para 16 (setembro 2011), com a diferença de 15 em termos absolutos, correspondendo à variação de -48,38%.
Em Marituba, a redução foi de 11 (setembro 2010) para 07 (setembro 2011), com a diferença de 04 em termos absolutos, correspondendo à variação de -36,36%. Já em Santa Bárbara, a redução foi de 01 para 0 (zero) e em Benevides ocorreu diminuição de 03 para 01.
A fim de padronizar o comparativo entre os números da criminalidade, adotou-se o processo de modelagem em dias, isto é, a comparação entre os primeiros 273 dias de 2010 e os primeiros 273 dias de 2011.
Em todo o Estado ocorreu a redução dos crimes de Roubo (-13,63%), Estupro (-4,67%) Latrocínio (-35,12%), Lesão Corporal (-5,40%) e Homicídio (-16,11%). Houve aumento significativo no combate ao Tráfico de Drogas (39,93 %), fato que deve ser entendido como positivo, com base na análise feita anteriormente sobre as ações de enfrentamento a essa modalidade criminosa. Houve ainda um aumento nos casos de Furto (1,26%).
No tocante ao número de homicídios, comparando os primeiros 273 dias de 2010 e de 2011, observou-se a redução em todo o Estado, de 2.483, em 2010, para 2.083 em 2011, -400 em números absolutos, correspondendo à variação de -16,11%. Na RMB, a redução foi de 1.120 (2010) para 751 (2011), -369 em números absolutos, correspondendo à variação de -32,94 %. Em Belém (incluindo Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro), a redução foi de 614 (2010) para 396 (2011), -218 em números absolutos, correspondendo à variação de -35,50%.
Em Ananindeua, a redução foi de 380 (2010) para 250 (2011), 130 em números absolutos, correspondendo à variação de -34,21%. Em Marituba, a redução foi de 98 (2010) para 78 (2011), 20 em números absolutos, correspondendo à variação de -20,41%. Em Santa Bárbara, a redução foi de 06 para 04. Em Benevides, houve o aumento em números absolutos, de 22 para 23.
Todos esses números se mostraram positivos para a sociedade, pois envolvem os crimes em cujo combate as forças de segurança do Estado mais vem se empenhando intensivamente, como os crimes contra o patrimônio, a pessoa e ao comércio de entorpecentes. As ações integradas de combate à criminalidade resultaram em quatrocentas vidas preservadas.
Prisões, apreensões e geração de emprego
Durante a coletiva, Roberto Sena destacou que quase 15 mil operações foram realizadas pelos órgãos do Sistema de Segurança, nos nove primeiros meses deste ano, o que resultou em cerca de 10.100 prisões. Quase três mil delas resultaram de ações de enfrentamento ao tráfico de drogas.
Ele também informou o crescimento significativo das apreensões de armas e entorpecentes em 2011, realizadas pelas forças de segurança do Estado. Foram 225 quilos de cocaína, quase 400 quilos de maconha e 2.196 armas ilegais apreendidas. “Além do combate efetivo à criminalidade e à violência, o governo do Estado tem trabalhado intensamente no setor de investimentos sociais e promoção da cidadania, com programas que estão possibilitando uma geração recorde de empregos formais no Pará, como o Pró-Paz Cidadania, o Pró-Paz nos Bairros, o Pró-Paz Integrado e o Pró-Paz Escola. Juntos, eles já possibilitaram quase 270 mil atendimentos, em diversos municípios do Estado, incluindo atividades de esporte, arte, cultura, serviço jurídico e atendimento médico-ambulatorial”, frisou o diretor do Dieese.
Ele também citou os números referentes ao aumento expressivo do saldo de postos de trabalho no setor formal da economia do Estado: em 2009 foram 3.029; em 2010 foram registrados 34 mil; e em 2011 já foram gerados 44.254 novos postos de trabalho formal.
Lene Alves - Ascom/Polícia Civil
Xxxx
Peritos criminais do Pará
participam de congresso nacional
O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves enviará uma delegação de 42 peritos criminais ao XXI Congresso Nacional de Criminalística, que acontece de 30 de outubro a 4 de novembro, em Gramado, no Rio Grande do Sul. O congresso reunirá em um único evento o II Congresso Nacional dos Peritos Criminais Federais, o IV Congresso Internacional de Perícia Criminal e a XXI Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística.
Dos 42 peritos oficiais, quatro deles foram selecionados pela comissão do evento a apresentarem os projetos “Diretrizes para a melhoria do nível de serviço logístico na execução de Perícias Criminais de engenharia civil”, “A importância da integração entre os setores que compõe a criminalística e a Medicina Legal e as principais ferramentas utilizadas na investigação”, “Desabamento de um prédio de 34 andares – Estudo do Caso Real Class” e “Estratégia para definição de limiar de decisão em identificação de dispositivos de aquisição de imagem baseada em PRNU”.
Segundo a Perita Criminal e Coordenadora de Aperfeiçoamento e Pesquisa (Coapes) do CPC Renato Chaves, Izabella Bahia, a delegação do Pará costuma ser uma das maiores e mais esperadas nos congressos de criminalística. “É um congresso muito importante para a perícia criminal, onde temos contato com as novas técnicas, novos equipamentos. Ficamos conhecendo estudos de caso de outros centros. É uma oportunidade para trocar experiências com profissionais de outros Estados e aperfeiçoar nossas técnicas”, explica.
Um dos pontos altos do evento será a apresentação de uma palestra que relata a tragédia do edifício em construção Real Class, que em 29 de janeiro desse ano desabou, matando três pessoas. A perícia criminal mostrará os trabalhos do CPC Renato Chaves na execução da perícia, ações e soluções encontradas até a finalização e expedição do laudo. “Esse caso tem chamado atenção do país todo, pois não ocorre com frequência. Nossa perícia vai ser uma ferramenta importante para a classe pericial, já que pode se transformar num instrumento de consulta a respeito da metodologia aplicada e processos seguidos. Consideramos a perícia do desabamento do Real Class um documento de interesse pericial”, disse Orley Cruz, Perito Criminal responsável pela exposição.
Nil Muniz - Ascom CPC Renato Chaves
Polícia Civil e UFPA promovem
Seminário sobre Serviço Social
A Polícia Civil do Estado do Pará em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) promove no próximo dia 1° de novembro, de 8h às 18 horas, o “II Seminário de Serviço Social da Polícia Civil”, cujo tema será “Saberes e Práticas do Serviço Social na Segurança Pública”. O evento será realizado no auditório central da Delegacia-Geral da Polícia Civil, em Belém.
O seminário foi elaborado com base em TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de estudantes de  Serviço Social da UFPA, que fazem estágios em Delegacias, Seccionais e Divisões Especializadas, onde atuam no atendimento social. Durante o evento estarão presentes estudantes e estagiários de Serviço Social, professores e orientadores de estágios e outros profissionais da área de Segurança Pública.
O Seminário vai contar com ciclo de palestras para troca de experiências com temáticas na área de Segurança Pública e Direitos Humanos, para melhorias na prática profissional e qualificação para atuar na prevenção da violência.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...