ESPORTES: Pará é destaque no PAN
Seel patrocina paraenses que
participarão do Campeonato
Mundial de Xadrez
Disciplina, lógica e concentração, esses são alguns dos ingredientes para quem um dia pretende jogar Xadrez. “Precisa pensar bastante e de muito esforço, também de um rápido raciocínio”, explica a jogadora Ághata Souza, de apenas 7 anos. Ela e o também atleta Rafael Costa, de 16 anos, irão participar, em novembro, do Campeonato Mundial da Juventude de Xadrez, em Caldas Novas, Góias. Os jovens irão viajar com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
A menina revela que tudo começou como uma brincadeira há cerca de três anos. Hoje ela já conquistou mais de duas medalhas de ouro, em diversos torneios de xadrez. “Meu pai me ensinou a jogar, mas até agora, eu treino como se fosse uma brincadeira, mas eu vou me esforçar muito”, disse. Ághata irá competir na categoria sub-10. “Nós temos uma esperança que iremos voltar do campeonato com bons resultados. Ela treina diariamente e apesar da pouca idade tem muita técnica e concentração”, revelou o técnico, Michel Peter.
O secretário de Esporte e Lazer, Marcos Eiró, disse entusiasmado da importância de patrocinar esses atletas. “Essa modalidade vem ganhando espaço no Brasil e no Pará e com incentivo do governo podemos melhorar o desempenho desses jovens”.
Com uma grande coleção de títulos, o estudante Rafael também promete conquistar mais uma premiação no Mundial. “Vem competidor do mundo inteiro, com muita experiência, porém tenho que atingir meu objetivo: ficar entre os dez melhores, na minha categoria sub-18”, afirmou. O atleta é bi-campeão dos Jeps e revela que não gostava de xadrez. “Eu não sabia jogar, só brincava de “dama”, sempre ficava de fora das brincadeiras na escola”, revela. O campeonato mundial será realizado entre os dias 17 a 27 de novembro deste ano.
Bruna Carvalho - Ascom Seel
Resolução sobre gestão
compartilhada é
modificada no Pará
Passam a vigorar nesta quarta-feira, 19, as modificações na Resolução 79/2009, feitas pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), que trata das regras para a adesão ao Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada pelos municípios paraenses. O documento foi publicado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do Pará, presidente do Conselho, no Diário Oficial do Estado.
O artigo 2º e o Parágrafo Único, a partir das alterações, determinam que os municípios interessados na adesão possuam legislação própria que discipline o licenciamento ambiental e as sanções administrativas pelo seu descumprimento; tenham implantado o fundo Municipal de Meio Ambiente; e também tenham em funcionamento o Conselho Municipal de Meio Ambiente, com caráter deliberativo, cuja composição disponha o mínimo de 50% de entidades representantes da sociedade civil organizada.
Ainda é determinado que os municípios possuam nos quadros do órgão municipal de meio ambiente, ou à disposição do mesmo, profissionais legalmente habilitados para a realização do licenciamento ambiental, exigindo a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), ou conselho profissional. É exigido também que tenham servidores municipais com competência e habilidade para o exercício da fiscalização ambiental.
Para o município com população superior a 20 mil habitantes, é necessário possuir Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano ou Lei de Diretrizes Urbanas, no caso do município possuir população igual ou inferior a esse número de habitantes. Além disso, os interessados devem dispor de plano ambiental, aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, de acordo com as características locais e regionais.
Outro artigo modificado, o 4º, com a nova redação, passa a exigir que, quando a ampliação dos empreendimentos e atividades já licenciados pelo órgão municipal de meio ambiente ultrapassar os impactos locais, indicados no Anexo Único da Resolução, a competência do licenciamento ambiental será exercida pelo Estado.
Ascom Sema
Judô paraense ganha Campeonato
Paramericano Master da modalidade
O Pará marcou presença e garantiu bons resultados, no último mês, no I Campeonato Paramericano Master de Judô. O evento foi realizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, pela Confederação Panamericana de Judô em parceira com a Confederação Brasileira e reuniu os melhores atletas da modalidade.
Os paraenses Rosângela Ribeiro e Alam Saraiva conquistaram o primeiro e o terceiro lugar na competição, respectivamente. Alam lutou pela categoria absoluto e a atleta de 33 anos pela categoria médio - 70kg. “Quando eu cheguei para pesagem estava 300 gramas a mais da minha categoria de 60kg, aí tive que enfrentar outras meninas maiores e mais fortes do que eu, mas mesmo assim, consegui a medalha de ouro”, lembra Rosângela.
Os dois treinam o judô há mais de 20 anos e possuem muitas experiências no mundo do esporte. “Hoje eu também sou professora e vejo meus alunos evoluírem cada vez mais. É uma grande alegria passar minha técnica a eles”, disse a lutadora. Rosângela no início do ano também conquistou o 3° lugar pelo Mundial e atualmente lidera o ranking da Federação paraense de Judô, na categoria máster. “Isso que nos motiva. Investir e saber que teremos ótimos resultados. Sempre iremos incentivar os atletas que representam nosso Estado”, afirmou a diretora técnica da secretaria de Esporte e Lazer, Claudia Moura.
Nesta competição os dois viajaram com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. A atleta, Rosangela Ribeiro participa ainda este ano, em Novembro, das Olimpíadas Universitárias e do Campeonato Brasileiro Sênior de Judô.
Bruna Carvalho - Ascom Seel
Abertas inscrições para bolsistas
dos Telecentros BR em Belém
Ieda Ferreira
A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) em parceria com a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) abriu inscrições para a seleção de seis bolsistas do Programa Nacional de Apóio à Inclusão Digital nas Comunidades (Telecentros BR). Os jovens atuarão nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Guamá, Terra Firme e no Espaço Esportivo e Cultural “Mestre 70”.
Os bolsistas trabalharão como monitores orientando a população dos bairros no uso gratuito dos Telecentros, equipamentos com computadores conectados à internet, e que proporcionam além da navegação livre, a participação da comunidade a cursos on line. Depois de selecionados, os bolsistas passarão pelo Curso de Formação de Monitores dos Telecentros BR oferecido pela Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital, no qual aprenderão a incentivar a população a usar as tecnologias da informação e comunicação que os Telecentros BR dispõem.
A bolsa concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq/MCT) tem duração de um ano, com carga horária e R$ 241,00 de auxílio. Para conseguir a bolsa, o programa exige que o candidato tenha entre 16 e 29 anos, seja morador da comunidade no qual o Telecentro BR foi instalado e estar cursando ou ter o ensino médio completo. A documentação do candidato só será exigida na segunda etapa do processo de seleção da bolsa. São eles: cópia do Registro Geral (RG); CPF; comprovante de situação regular no país se for estrangeiro; currículo Lattes e conta corrente em nome do bolsista no Banco do Brasil.
Segundo o secretário Municipal de Esporte João Amaral, os três novos Telecentros BR da cidade serão instalados no Crás do Guamá, na Terra Firme e o terceiro no Mestre 70.
O programa Nacional de Apóio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros BR é realizado em parceria com o Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Serviço - A inscrição para a seleção de bolsa dos Telecentros BR vai até o dia 04 de novembro nos Cras do Guamá (Rua Augusto Corrêa, nº 494) e no Cras da Terra Firme (Av. Perimetral, nº 1642), de segunda à sexta-feira, de 08h às 14h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário