Total de visualizações de página

quinta-feira, janeiro 19, 2012

Governo confirma apoio ao 10º Ver-o-Peso da Cozinha Paraense



                Belém sediará, de 11 a 15 de abril, mais uma edição do maior evento gastronômico da Amazônia: O 10º  Ver-o-Peso da Cozinha Paraense. O apoio do governo do Estado ao evento foi confirmado na manhã desta quinta-feira (19), por Adenauer Góes, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), durante reunião com os realizadores do festival gastronômico, Juan Diego Corrêa, da empresa Door Comunicação, e Joanna Martins, filha do chef Paulo Martins, que idealizou há 10 anos o Ver-o-Peso da Cozinha Paraense.
                Mesmo após o falecimento de Paulo Martins, que durante anos esteve à frente do restaurante Lá em Casa, o "Ver-o-Peso da Cozinha Paraense" continua incentivando e divulgando os sabores únicos da gastronomia regional. Segundo os realizadores, o objetivo do projeto é divulgar a gastronomia paraense e garantir a legitimidade da culinária amazônica, tendo o Pará como referência. Uma programação variada alusiva ao evento acontecerá a partir de 31 de janeiro até 15 de maio - antes e após o festival.
                Durante a reunião, Joana Martins ressaltou que a proposta é promover o intercâmbio entre a tradição gastronômica regional e os sabores das demais regiões do Brasil e de outros países. O festival foi criado para divulgar a gastronomia paraense, com seus ingredientes, suas raízes culturais e a possibilidade de interação com outras escolas de gastronomia, ao sabor da criatividade dos chefs participantes do evento. A programação do festival inclui concurso de chefs, aulas de gastronomia, exposição fotográfica, circuito gastronômico e gincana de garçons.
                Este ano, segundo os organizadores, o circuito gastronômico deve contar com a participação de 20 mil pessoas. Já o público direto está estimado em cerca de 1.500 pessoas. Chefs renomados, dentro e fora do Brasil, como Alex Atalla, Claude Troisgros, Helena Rizzo e Mara Salles, devem participar do evento.
                Segundo Adenauer Góes, o Plano Estratégico de Turismo do Pará, lançado em novembro pelo governador Simão Jatene, direciona para o desenvolvimento e a promoção de produtos turísticos. "O turismo de natureza e o turismo cultural são os dois principais segmentos que o Sistema de Gestão do Turismo vai promover. A gastronomia é um importante insumo desses segmentos, e é um produto prioritário no fortalecimento do turismo como atividade econômica, geradora de emprego e renda”, ressaltou.

Texto:
Benigna Soares-Paratur

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...