Total de visualizações de página

segunda-feira, janeiro 30, 2012

Corrida de Belém bate recorde de público nas ruas da capital paraense




















 A16ª da Corrida de Belém realizada, neste domingo (29), teve recorde de público. Desde as 6h da manhã centenas de pessoas, entre atletas e público, já se aglomeravam na Av. Visconde de Souza Franco. Cerca de três mil pessoas largaram da Doca rumo às principais ruas do centro histórico passando por alguns cartões postais da cidade  como Ver-o-Peso,Palácio do Governo, Catedral Metropolitana de Belém, Basílica de Nazaré, entre outros. A largada ocorreu em três etapas: primeiro a categoria de cadeirante, depois a feminina e por último a masculina.
Em30 minutos e 14 segundos de prova, o primeiro colocado geral masculino já chegava na Doca. O maranhense Adelson Alves Rodrigues da cidade de Barão de Grajaú, que venceu a prova realizada pela Prefeitura de Belém em sua primeira participação,aprovou o percurso. “Essa prova abre as competições que vou disputar este ano e já com vitória, graças a Deus. A prova foi tranqüila e agradável. Agora já me preparo para a minha próxima corrida, no dia 25 de fevereiro, em São Paulo”.
A primeira colocada geral na categoria feminina também foi uma maranhense. Pelo segundo ano consecutivo Larisse do Nascimento Barbosa ganhou a corrida, este ano com o tempo de 36 minutos e 17 segundos. “Essa prova é muito boa. O atleta não tem problemas em cumprir o circuito com eventos de grande porte, como este”, explica a corredora que já disputa uma nova corrida, no próximo mês, em Campo Grande, no Mato Grosso.
O cadeirante Israel Cruz foi o primeiro de sua categoria na edição deste ano da Corrida de Belém. Atleta há 16 anos, ele disse que a competição tem se tornado mais segura, inclusive com a presença da polícia no percurso. Durante a premiação, o corredor teve outra surpresa: vai ganhar uma cadeira nova da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), uma das organizadoras do evento. “Essa cadeira que tenho, ganhei da Prefeitura de Belém e agora receberei outra. Então só posso agradecer o apoio que tenho recebido de todos”, assegura o atleta.
A16ª Corrida de Belém trouxe este ano duas novidades: o uso do chip único, cronometragem eletrônica usada em grandes competições e que chega agora ao Pará,além da inclusão da categoria do servidor público municipal. Segundo o secretário Municipal de Esporte, Francileno Mendes, esta categoria foi criada para valorizar o funcionário do Município. “É uma forma de incentivar o funcionário público a vir participar desta competição e de muitas outras, que promoveremos ao longo do ano. Por isso os primeiros colocados no masculino e feminino recebem cada um, mil reais”, explica o gestor.
Nesta categoria, o vencedor masculino foi o funcionário da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento (Segep), José Ribamar Conceição, com o tempo de 39minutos. Ele agradeceu o apoio dos colegas de trabalho e lembrou que começou acorrer para fugir do vício do tabagismo. “Correr para mim foi uma forma de compensar a falta do cigarro, quando decidi parar de fumar. É uma vitória vencer o tabagismo e ainda ser campeão nesta categoria”, comemorou o servidor público.
A professora de educação física da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Suzanira Brito, foi a vencedora na categoria servidor público feminina. Ela é corredora profissional há 17 anos e já venceu outras competições regionais.
Segundo o coordenador da Salamandra Sports, empresa organizadora do evento, Paulo Silva, a Corrida deste ano teve mais de dois mil inscritos. “O número de pessoas inscritas tem aumentado a cada ano. Nós recebemos exatamente 2.160inscrições, mas hoje confirmamos que cerca de três mil pessoas prestigiaram o evento. Gente que veio e entrou na prova apenas para participar dela”.
A Corrida de Belém tem percurso de 10 km e é realizada sempre no último domingo de janeiro finalizando as comemorações pelo aniversário da cidade. Este ano mais de 150 pessoas trabalharam no evento entre árbitros, professores de educação física, médicos, enfermeiros, bombeiros, socorristas, guardas municipais, agentes de trânsito, servidores públicos municipais e jornalistas.
“A corrida foi tranquila. Não foi registrado nenhum caso de atendimento médico, apenas socorristas da Defesa Civil que fizeram alguns atendimentos de atletas que chegavam enfraquecidos ou com dores musculares. Mas nada grave. Até mesmo na estrutura de segurança, o trabalho foi perfeito com motocicletas da GBel e Corpo de Bombeiros acompanhando todo o percurso. Além de guardas do Rondac que finalizavam a Corrida com um pelotão”,explica o gestor da Sejel.
O evento é uma realização da Prefeitura de Belém, através da Sejel, e Jornal O Liberal. Com apoio da Federação Paraense de Atletismo, Unimed Belém, Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal de Belém, GBel, CTBel, Samu/Sesma, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Shopping Boulevard, Salamandra Sports e Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Belém (Comus).
Veja a lista dos três primeiros colocados nas categorias gerais masculino e feminino:
Categoria Masculino
1)      Adelson Alves Rodrigues
2)      Rosivaldo Moreira
3)      Manoel Gonçalves Oliveira
Categoria Feminino
1)      Larisse do Nascimento Barbosa
2)      Elivani Oliveira
3)      Edna  Maria Oliveira Silva


Texto: Ascom Sejel / Fotos: Elivaldo Pamplona

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...