Total de visualizações de página

terça-feira, janeiro 24, 2012

Pará e Martinica começam a discutir parceria econômica


                Uma cooperação econômica, técnica e cultural entre a Região da Martinica, um departamento ultramarino insular da França, e o Estado do Pará, foi o principal objetivo da reunião entre o presidente da Martinica, Serge Letchimy, e o governador Simão Jatene, na tarde desta segunda-feira (23), no Palácio dos Despachos. As parcerias podem abranger desde a importação de biomassa para a geração de energia até pesquisas na área farmacológica, beneficiamento de madeira e intercâmbio turístico.
“É um absurdo estarmos a duas horas de distância do Brasil e não termos nenhum tipo de negócio com este país. Temos total interesse na cooperação com o Estado do Pará, e tenho certeza que será uma feliz parceria. Será uma oportunidade de entrarmos no mercado brasileiro, e nós podemos ser a porta de entrada da Europa para a produção daqui”, disse Serge Letchimy. Segundo ele, equipes técnicas francesas se reunirão com técnicos do governo paraense já nesta terça-feira (24), para avaliação das potencialidades de cooperação.
                Simão Jatene destacou que essa é uma grande oportunidade de desenvolvimento para o Estado, ressaltando que o principal desafio é identificar corretamente os produtos que podem fazer parte dessa cooperação. “Temos várias áreas que se complementam. Vamos colocar na mesa todas as alternativas para que possamos firmar um acordo até o fim da visita do presidente. Tenho certeza que essa cooperação será benéfica tanto para o Pará, quanto para a Martinica”, reiterou o governador.
                A visita do presidente Serge Letchimy dá continuidade a um processo iniciado em julho de 2011, com a visita de Simão Jatene à Região da Martinica. Neste primeiro encontro, ficou acordada a assinatura de uma convenção de cooperação descentralizada entre a Martinica e o Pará.
                A comitiva da Martinica permanece no Pará até a próxima quinta-feira (26). Nesta terça, o presidente Serge Letchimy se reunirá com o secretário Especial de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento, Sidney Rosa, o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Mineração, David Leal, e o presidente da Companhia Paraense de Turismo, Adenauer Góes.
                Também participaram da reunião no Palácio dos Despachos, representando o Pará, o vice-governador Helenilson Pontes, o senador Flexa Ribeiro e os secretários especiais Sidney Rosa e Sérgio Leão; e pela Martinica o presidente da Comissão dos Negócios Econômicos, Jean Crusol, e a secretária da Comissão de Cooperação e Negócios Europeus, Christiane Mage.

Texto:
Dani Filgueiras-Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...