Total de visualizações de página

terça-feira, janeiro 24, 2012

Unidade de Referência Especializada usa sistema para marcar exames

                A Unidade de Referência Especializada da Presidente Vargas (Ures), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), vai implantar o Sistema de Regulação (Sisreg), para agendar consultas e exames especializados. Segundo a diretora da unidade, Suzete Bahia, o intuito é aperfeiçoar o atendimento e facilitar o elo entre o serviço e o usuário.
“Ainda estamos organizando o sistema. O serviço será fundamental para a marcação de consultas de acordo com a necessidade do paciente. Com o sistema, as Unidades Básicas de Saúde terão acesso aos especialistas que atendem na Ures”, explicou, informando que a Diretoria de Desenvolvimento e Auditoria dos Serviços de Saúde da Sespa treinou os profissionais de saúde para capacitá-los a aplicar o sistema.
                A Ures Presidente Vargas atende cerca de dez mil pessoas por mês, de Belém e do interior. Segundo Suzete Bahia, a maioria dos pacientes encaminhados sai das Unidades Básicas de Saúde sem diagnóstico inicial. “Muitos são encaminhados para determinadas especialidades sem nenhum critério. Alguns chegam até mesmo sem exames simples ou específicos”, frisou, lembrando que alguns casos poderiam ser resolvidos ainda no primeiro atendimento. “É preciso que haja uma triagem detalhada nas unidades para evitar que alguns usuários sejam encaminhados sem necessidade”, afirmou.
                Sobre a pane ocorrida na manhã desta segunda-feira (23) no elevador do prédio, a diretora da unidade observou que, ao detectá-la, imediatamente o serviço de manutenção foi acionado. Logo no início da tarde, o problema já havia sido solucionado. Segundo a diretora do 1° Centro Regional de Saúde, Ana Amélia, desde março de 2011 a Sespa reúne esforços para iniciar o trabalho de reforma da Ures Presidente Vargas. “Estamos nos empenhando juntamente com a Diretoria Operacional para melhorar a estrutura do prédio”, ressaltou.
                Ana Amélia reforçou que é necessária uma estrutura adequada que tenha principalmente acessibilidade. “Desde o ano passado começamos a busca por um espaço que tenha um perfil ambulatorial para transferirmos o atendimento e tão logo iniciarmos a obra no prédio”, completou. A Ures Presidente Vargas tem por finalidade prestar assistência ambulatorial, médica e odontológica aos pacientes portadores de patologias dependentes de nível secundário de atendimento.
                A unidade oferece atendimento de média complexidade aos usuários referenciados da rede básica de saúde e de outras unidades assistenciais, com agendamento prévio pela Central de Marcação de Consultas nas seguintes especialidades: cardiologia, dermatologia, endodontia, farmácia, fonoaudiologia, gastroenterologia, hematologia, nefrologia, nutrição, odontologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia e psicologia, entre outros.
                A Ures faz exames complementares, como de eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico e raio-x odontológico. Além disso, também foram implantados programas assistenciais para órtese e prótese, medicação excepcional, colostomizados e tabagismo. A unidade fica na avenida Presidente Vargas, 513, bairro Campina. Funciona de segunda a sexta-feira, no horário 7 às 19 horas. O telefone é (91) 3230-5111 e o email, ure.pvargas@sespa.pa.gov.br.
Texto:
Edna Sidou-Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...