Total de visualizações de página

segunda-feira, janeiro 23, 2012

Alegria e irreverência marcam a abertura da programação do Portal da Folia 2012

No bairro da Pedreira, o eterno bairro do ‘samba e do amor’, milhares de pessoas foram prestigiar neste domingo, 22, a escolha dos Emblemáticos do Carnaval. No concurso, organizado pela Prefeitura Municipal de Belém (PMB), através da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), foram eleitos a Rainha das Rainhas das Baterias, Musa do Carnaval, Rei Momo e Rainha Gay do Carnaval. O público que lotou a Aldeia Amazônica Davi Miguel pôde também conhecer os sambas-enredos que farão o carnaval das agremiações do 1º grupo, no dia 18 de fevereiro.
Rosenildo dos Santos foi eleito, pela terceira vez, o Rei Momo do carnaval em Belém. Ele recebeu a faixa de Rei e a chave da cidade e logo em seguida declarou aberto o carnaval da capital paraense. “Mesmo já tendo sido Momo outras duas vezes, sempre me emociono com esse momento”, enfatizou "Sua Majestade".
A mais bela das belas que levou o título de Musa do Carnaval de Belém foi a modelo Patrícia Santana Dias. Com firmeza nos passos e doçura no olhar, inebriou os jurados e a platéia num festival de encanto e beleza. “Me preparei muito para esse momento. Abri mão de muitas coisas e mantive um ritmo de treino para estar hoje aqui com o corpo em forma e com toda essa energia”, revelou.
Com alegria e visual exuberante Marjory Rabech levou a faixa de Rainha Gay do Carnaval. Ela disputou o titulo com outras 12 candidatas, que inovaram em performance e fantasia, e mostraram muito samba no pé.  “Agradeço a confiança e o apoio da minha família e dos meus amigos, que estiveram sempre me apoiando”, disse.
Quem levou o título de Rainha das Rainhas da Bateria do Carnaval foi a modelo Rosicleide Melo das Chagas. Com muita energia e um sorriso largo no rosto ela disse ter realizado um sonho. “Eu ainda não acredito que isso tudo está acontecendo”, ressaltou.
“A eleição dos Emblemáticos do Carnaval é sempre um espetáculo cênico, um momento de extrema alegria para todos que vêm prestigiar essa tão bonita festa”, ressaltou o presidente da Fumbel, Amilcar Pinheiro.
Apresentando o samba-enredo do carnaval 2012, a primeira escola a se apresentar foi a ‘Xodó da Nega’. A caçula do grupo vestiu o público com a indumentária do carnaval com seu enredo “Como é bonito se vestir”.
O ‘Piratas da Batucada’ abriu as cortinas da imaginação para revelar os encantos do Grupo de Teatro Experiência e seus 40 anos de estrada.
O ‘Quem São Eles’ transformou a avenida num verdadeiro clima de apoteose e com sua “Águia querida fez bater forte o coração”. A agremiação leva pra avenida um tema em homenagem ao bairro do Umarizal.
E a ‘Bole Bole’ , escola campeã de 2011 entrou em cena para reviver meio século de amor.
Logo depois veio a nação guerreira azul e branca que pediu para a ‘Deixa Falar’ mostrar o brilho e a beleza da cultura popular. O enredo da escola aborda a Marujada Bragantina e suas belas rimas.
O Rancho do Jurunas fechou a apresentação dizendo que no carnaval de Belém ninguém pode se amofinar, e mostrando que quando a bateria toca não dá para ficar parado.
No Bairro do Bengui os foliões de Momo também fizeram a festa neste domingo. A programação contou com a participação do Bloco de Fanfarra ‘Charangas da Folia’, do grupo de pagode ‘Arte do Samba’ e da agremiação carnavalesca ‘Mocidade Unida do Bengui’. As ruas do bairro ficaram pequenas para toda a alegria que os blocos ‘Manguaça’, ‘Unidos Beberemos’, ‘Pepino Doido’, ‘A Cobra Não Morde’ e ‘Chupa Mas Não Baba’ apresentaram.
O Portal da Folia já virou tradição no carnaval de Belém. Até o dia 21 de fevereiro, deverá percorrer outros bairros da capital, além dos distritos de Outeiro, Icoaraci, Cotijuba e Mosqueiro.
No domingo, 29, a programação do Portal da Folia segue, a partir das 17h, animando os foliões nos bairros da Cremação e da Marambaia, onde os brincantes poderão se divertir ao som de marchinhas tradicionais, brincadeiras e muita batucada.
Em Outeiro, a alegria começa mais cedo. A partir das 15h do próximo domingo, no estacionamento da Praia Grande. Rei Momo, bandas de fanfarra, baterias de escolas de samba, shows musicais e blocos alternativos farão a alegria de quem estiver na ilha.
Programação do Portal da Folia
A programação nos bairros inicia sempre às 17h nos seguintes dias e locais:
29/01
Cremação
Local: Rua Fernando Guillhon com travessa 14 de Março
Marambaia
Local: Av. Rodolfo Chermont (Praça D. Alberto Ramos)
05/02
Guamá
Local: Trav. Silva Castro (entre Av. José Bonifácio e Pass. Paes de Souza)
Telégrafo
Local: Rua Curuçá com Rua Cel. Luis Bentes
12/02
Umarizal
Local: Trav. Almirante Wandenkolk (entre Boa Ventura da Silva e Domingos Marreiros)
Jurunas
Local: Rua dos Pariquis (esquina da Av. Roberto Camelier)



Texto: Lauro Lima
Fotos: Alzyr Quaresma

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...