Total de visualizações de página

segunda-feira, janeiro 30, 2012

Ação de cidadania encerra programação de aniversário de Belém












Encerrando com chave de ouro a programação alusiva ao aniversário de 396 anos de Belém, ocorrido no último dia12 de janeiro, a Prefeitura de Belém, através da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) em parceria com o Sesc, promoveu uma grande ação de cidadania,neste sábado (28), no Complexo Ver-o-Rio.
Emissão de documentos,verificação de pressão arterial, atividades recreativas, orientação sexual e sobre doenças sexualmente transmissíveis foram alguns dos serviços oferecidos à população.
Para o coordenador de turismo,Wady Khayat, reunir todos esses serviços e oferecer a população em um dia esporádico é muito satisfatório. “Sabemos que muitas pessoas não podem resolver problemas durante a semana, pois trabalham ou exercem alguma atividade, por isso nada melhor que um sábado para proporcionar este momento”, ressalta.
Além de solucionar problemas, a população também pode esclarecer várias dúvidas. Um dos serviços mais procurados foram os oferecidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). NA ocasião eles emitiram 1° via de título eleitoral, revisão (atualização de dados e relocação) e transferência.
Cerca de 120 pessoas foram atendidas no ônibus itinerante do TER. A procura maior foi para a expedição da1° via do título eleitoral. De acordo com Charles Ribeiro, vice presidente da Comissão de Atendimento Itinerante do TRE, a grande procura justifica-se por estarmos em ano eleitoral, e a data limite para regularização desses serviços é até o dia 9 de maio. “Estamos intensificando nossa presença nessas ações itinerante, para facilitar ao eleitor que regularize a sua situação dentro do prazo estimado”, explica Ribeiro.
Emerson Botelho ficou sabendo da ação na manhã de hoje, e imediatamente, foi até o Ver-o-Rio atrás dos serviços do TRE. “Meu título eleitoral foi extraviado, por isso quando eu soube que os serviços de 2° via estavam sendo feitos e vim logo, e o melhor, me deparei com vários outros serviços prestados e já liguei para toda família vim para cá, é sempre bem vinda essas ações, e o melhor de tudo, serviços gratuitos”,comemora.
Já o Sesc, levou serviços de recreação, para jovens adultos e crianças. Além de educação e saúde, verificação de pressão arterial, escovodromo, orientação bucal, avaliação nutricional, avaliação física e shows culturais.
A Rede Celpa estava presente na ação com esclarecimento de dúvidas ao consumidor, e orientações quanto ao uso e a importância da energia elétrica. A Polícia Civil ofereceu serviços de emissão de 1° via de identidade, para pessoas a partir de 16 anos. O cartório RegistroCivil 2° ofício, estava tirando certidão de nascimento, para crianças de 0 a 11anos, regidos do documento da maternidade.
O Fundo Ver-o-Sol, órgão vinculado a Prefeitura de Belém, orientou sobre os programas oferecidos, como micro-crédito e Farmácia Nativa, e também fez a pré-inscrição nos cursos ofertados semestralmente.
A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) esteve presente com esclarecimentos sobre o projeto de Coleta Seletiva, executado nos bairros do Umarizal e Nazaré, que a partir de março será estendido a outros bairros da cidade. O projeto promove a educação ambiental junto aos moradores de Belém, para que tenham a consciência de separar o lixo e evitar desperdícios.
A Companhia de Transportes de Belém (CTBel) emitiu a 1° e 2° via de passe fácil estudantil, sênior e especial,enquanto que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) orientou sobre os cuidados para evitar doenças sexualmente transmissíveis e distribuíram para população preservativos e camisas, para quem soubesse responder a perguntas referentes a DST.
A Defensoria Pública também esteve presente fazendo encaminhamentos do cidadão ao cartório para emissão de2° via de certidão de nascimento, emissão de 1° e 2° via de CPF e orientação jurídica.
Para garantir a segurança e o conforto da população, estiveram presentes homens da Guarda Municipal de Belém, Samu 192, um efetivo da CTBel e Bombeiros.
Shows – À tarde, o público presente pode curtir as apresentações do  Grupo  Sabor Marajoara , Grand Coral Metropolitano  e o  mestre Pinduca, a  atração cultural mais esperada da noite.
O rei do Carimbó entrou no palco em grande estilo, cantando sua música contagiante e marchinhas de carnaval. A aposentada Maria de Lurdes da Silva, de 80 anos, dançou  todas as músicas. “Essa noite está sendo maravilhosa, pois todos nós estamos nos divertindo muito”, afirmou.
De maneira irreverente, Pinduca chamou o público para um concurso de lambada e fez com que muitos participassem da brincadeira. Para ele, os organizadores do evento estão de parabéns em presentear Belém com essa programação cultural. “O terceiro carnaval do Brasil era no Pará. Temos que continuar resgatando nossa cultura”, comentou.
Para Wady Khayat foi um dia de valorização da cidadania e da cultura regional. “A  Prefeitura de Belém com esta ação encerra o festejo dos 396 anos do aniversário de Belém. Uma ação que trouxe  lazer, cultura e cidadania. Tudo transcorreu  de forma excelente. Foi um dia de grande valor para a população de Belém”, finalizou.

Texto: Izabelle de Mesquita e Tâmara Monteiro

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...