Total de visualizações de página

terça-feira, fevereiro 15, 2011

Campanha de Carnaval terá 1,6 milhão de preservativos


A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) lança no dia 4 de março, às 9h, no Terminal Rodoviário, a Campanha de Carnaval 2011, com a distribuição de material educativo e preservativos masculinos. Este ao, o foco principal da campanha, definido pelo Departamento Nacional de DST/Aids/HV do Ministério da Saúde, serão as mulheres jovens, entre 19 e 24 anos. A escolha se deve ao aumento, verificado nessa faixa etária, dos casos de infecção pelo vírus da Aids no Brasil. Para a realização da campanha em todo o Estado, a Sespa contará com 1,6 milhão de preservativos masculinos.
Enquanto em 1986 havia 15 homens portadores do vírus HIV para uma mulher, em 2005 essa proporção caiu, passando para 15 homens para cada dez mulheres. No Pará, até junho de 2009 a relação era de 1,58 homens para cada mulher, dado que exige do poder público uma atenção especial para com a população feminina.
De acordo com a Coordenação Estadual DST/Aids, atualmente, a Região Norte, com 26.389 casos de Aids, detém 4% do total de casos nacionais, representando uma incidência de 14 casos por 100 mil habitantes. No Pará, de 1985 a junho de 2009, foram notificados 9.428 casos de Aids.
Além disso, o Carnaval é uma época do ano que se caracteriza por atitudes e comportamentos de alegria, empolgação e descompromisso, o que contribui para que a população reduza sensivelmente a vigilância e a crítica relacionadas a comportamentos que podem resultar em consequências danosas para a saúde, como a não utilização de preservativos, o que deixa homens e mulheres expostos às doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids.
POr isso foram estabelecidos como objetivos da Campanha de Carnaval 2011: divulgar e incentivar medidas de prevenção para reduzir a infecção pelo HIV e outras DSTs, melhorar a acessibilidade aos insumos de prevenção (preservativos e gel) e distribuir material educativo de prevenção às DSTs.
Considerando que a população paraense tem o hábito de se deslocar para balneários próximos, onde as programações locais atraem público de todas as faixas etárias, as atividades serão realizadas nos municípios que recebem o maior número de foliões no período carnavalesco, em parceria com as 13 Regionais de Saúde da Sespa, Secretarias Municipais de Saúde e Organizações Não Governamentais (ONGs). Entre eles estão: Belém, Bragança, Marudá/Algodoal, Crispim/Marapanim, Vigia, Soure, Salinópolis, Barcarena, Abaetetuba, Curuçá e Cametá.
Em Belém, a campanha ocorrerá nos Terminal Rodoviário, e nos portos do Arapari, Bom Jesus e Transarapari. Com o slogan "Seja original, use camisinha no Carnaval", a Campanha de Carnaval 2011 terá a participação de técnicos da Coordenação Estadual e ONGs.
Porém, como atividade prévia, será oferecido teste rápido para diagnóstico do HIV e realizada ação de prevenção das DSTs e Aids, no dia 27 de fevereiro, na Praça da República. O evento será conduzido pela Coordenação Estadual, Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (Uredipe) e ONGs. A ação terá participação especial do Arraial do Pavulagem.
Roberta Vilanova - Ascom/Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...