Total de visualizações de página

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Equipamentos de última geração reforçam trabalho pericial no Estado

Agência Pará de Notícias

Os kits são equipados com lanternas que detectam
 fluídos, reagentes químicos, materiais para coleta
 de vestígios e câmera digital, entre outros itens

Os novos kits vão melhorar as condições de trabalho dos profissionais da área e tornar mais eficiente o serviço pericial no Pará   Os kits são equipados com lanternas que detectam fluídos, reagentes químicos, materiais para coleta de vestígios e câmera digital, entre outros itens Os trabalhos de perícia médica e criminal feitos pelo Estado ganharam uma importante contribuição. Na tarde desta terça-feira, 15, o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves recebeu 60 maletas de perícias para local de crime, equipamento de última geração usado em processos investigativos. Com essa aquisição, pleiteada e obtida junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) busca assegurar melhores condições de trabalho para os profissionais da área e tornar mais eficiente o serviço pericial no Pará.
Os kits são equipados com lanternas de luz forense (utilizadas para detectar fluídos), componentes e reagentes químicos, materiais para coleta de vestígios, câmera digital, laptops com programas específicos para local de crime, GPS e itens de proteção individual, entre outros. "São equipamentos de ponta, que vão ajudar na otimização do processo investigativo em todo o Estado", explicou o diretor geral do CPC Renato Chaves, Orlando Salgado Gouvêa, durante coletiva à imprensa para apresentação dos kits, no prédio do Centro.

Os novos kits vão melhorar as condições de trabalho dos
 profissionais da área e tornar mais
eficiente o serviço pericial no Pará

As maletas serão utilizadas por peritos de local de crime e de engenharia legal do Instituto de Criminalística em casos de crime contra a vida e patrimônio. Os kits serão distribuídos entre o CPC Renato Chaves em Belém, as Unidades Regionais de Castanhal, Marabá, Santarém e Altamira e os Postos Avançados em Parauapebas, Bragança e Abaetetuba. O diretor Orlando Salgado informou que os peritos receberão treinamento específico para utilização do material. "A previsão é de que até março já estejamos trabalhando com essas maletas", disse.
Missão - O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves é o órgão responsável pela perícia oficial no estado e é também exemplo único no Brasil uma autarquia com autonomia da perícia oficial. No restante do país, esse serviço está vinculado à Polícia Civil. Criado pela Lei Nº 6.282, de janeiro de 2000, o CPC tem a missão de prestar assistência aos usuários do Sistema de Segurança Pública, Ministério Público, Poder Judiciário e sociedade em geral.
O Renato Chaves é dotado de autonomia administrativa, financeira, patrimonial e técnica, reunindo as atividades de Instituto Médico Legal e de Criminalística, vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Estado. Atualmente, existem 253 peritos criminais e 73 médicos legistas em todo o Pará.
Manuela Viana - Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...